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Enfermagem Avançada

Código: MESMO01    Sigla: EA

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5596/2020 10 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

9.MESMO

Ensino Teórico: 51,00
Teórico-Práticas: 30,00
Trabalho de Campo: 30,00
Seminários: 19,00
Orientação Tutorial: 4,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,67
Teórico-Práticas: 2,00
Trabalho de Campo: 2,00
Seminários: 1,33
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,67
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   1,33
Maria Olímpia Laurentino Cruz Carvalho Fonseca   0,93
Maria da Conceição Fernandes Santiago   1,40
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,67
Maria Olímpia Laurentino Cruz Carvalho Fonseca   0,33
Maria da Conceição Fernandes Santiago   1,00
Trabalho de Campo Totais 1 2,00
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,67
Maria Olímpia Laurentino Cruz Carvalho Fonseca   0,33
Maria da Conceição Fernandes Santiago   1,00
Seminários Totais 1 1,33
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,40
Maria Olímpia Laurentino Cruz Carvalho Fonseca   0,33
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,60
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,13
Maria Olímpia Laurentino Cruz Carvalho Fonseca   0,07
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins Responsável
Hélia Maria da Silva Dias Co-Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

 Criticar os modelos de Enfermagem/escolas de pensamento com base em conceções teóricas e filosóficas.

Comparar a prática baseada na evidência com outras formas de prática em enfermagem.

Diferenciar a natureza da ação de enfermagem face á ação de outras profissões.

Aprofundar pressupostos da natureza da ação de enfermagem na interprofissionalidade

 Implementar estratégias complexas na resolução de problemas de enfermagem.

Desenvolver a capacidade de resolução de problemas na Enfermagem como intervenção complexa

Conteúdos programáticos

Processo de teorização em enfermagem Escolas de Pensamento Metaparadigma
Teorias de pequeno e médio alcance e Modelos
Multiculturalidade
Enfermagem Disciplina de conhecimento
Enfermagem Avançada Prática de Enfermagem Avançada.
A translação do conhecimento
Prática Baseada na evidência
Ética em Enfermagem
Natureza da ação de enfermagem: Processo de cuidados
Origem e difusão dos saberes
Transferência de conhecimento na ação.
Competências. Metacompetência cognitiva. Um percurso a desenvolver para agir no contexto
Narrativas de ação 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende- se desenvolver uma perspetiva de enfermagem baseada na evidência científica. A abordagem das teorias de enfermagem e do desenvolvimento da profissão aprofunda uma perspetiva de Enfermagem Avançada, pela Natureza da Ação e Metacompetência, como instrumentos de reflexão sobre a prática e na prática, numa perspetiva de prática baseada na evidência.
A atual diversidade cultural releva a intervenção de profissionais de enfermagem em situação de proximidade aos cidadãos migrantes desenvolvendo processos de cuidados promotores de respeito pela diversidade cultural e singularidade de cuidados.
A translação do conhecimento científico para a clínica destaca se pela promoção da saúde e pelo suporte às transições inerentes aos processos de desenvolvimento, situacionais e de saúde doença, que caracterizam a vida das pessoas.
A Ética assume a responsabilidade social da profissão para uma prestação de cuidados seguros e de qualidade aos cidadãos em diferentes contextos de ação

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias diversas na abordagem teórico concetual das diferentes temáticas, numa perspetiva de centralidade do mestrando, mobilizando-o para o aprofundamento da análise e reflexão sobre a ação, nomeadamente na prática clínica. Leitura e análise de fontes, individual, como suporte á organização da reflexão.Trabalho de campo: Descrição e análise das práticas, preparatória de Narrativa de ação ¿ Individual. Análise de problemas e reflexividade na ação com recurso à PBE. O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, tomando a decisão sobre a auto aprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC.
Avaliação: Narrativa de Ação, Documento Individual (15%); Documento de Grupo (60%) e Comunicação de resultados em Seminário, presencial (25%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objectivos enunciados são susceptíveis de serem atingidos, fundamentalmente, através de estratégias promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo baseado num corpo de conhecimentos científicos e pela análise de cenários clínicos em enfermagem, mobilizados a partir das experiências dos mestrandos. As metodologias privilegiam a centralidade no mestrando, na perspetiva da prática baseada na evidência, com recurso à revisão sistemática da literatura, no sentido da atualização permanente do conhecimento em enfermagem, produzido e divulgado, com recurso à prática baseada na evidência.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BUTTS,JANIE B. & RICH, KAREN L. (2012). PHILOSOPHIES AND THEORIES FOR ADVANCED NURSING PRACTICE, 1ST ED., JOHNS & BARTLETT LEARNING BOOKS. ISBN 978 0 7637 7986 3
CODY, W. K. (2006). PHILOSOPHICAL AND THEORETICAL PERSPECTIVES FOR ADVANCED NURSING PRACTICE. (4TH ED.). LONDON: JONES & BARTLETT PUB
PERRY, A., POTTER, P., ELKIN, M., (2012). NURSING INTERVENTION & CLINICAL SKILLS. 5TH ED. ELSEVIER/MOSBY
WEBB, C., ROE, B. (2007) REVIEWING RESEARCH EVIDENCE FOR NURSING PRACTICE. SYSTEMATIC REVIEWS. OXFORD: BLACKWELL PUBLISHING
Santiago, C., DIAS, H., CRUZ, O., ANDRÉ, C., CÂNDIDO, A., CARREIRA, T., & AMENDOEIRA, J. (2019). USE OF SMOKING CESSATION PROGRAMS IN THE PREGNANCY-PUERPERAL CYCLE: A SCOPING REVIEW. EUROPEAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH, 29, SUPP 2. HTTP://DX.DOI.ORG/10.1093/EURPUB/CKZ093.005