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Comunicação Pessoal e Interpessoal

Código: MESMO02    Sigla: CPI
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5596/2020 5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

9.MESMO

Ensino Teórico: 31,00
Teórico-Práticas: 10,00
Trabalho de Campo: 15,00
Seminários: 10,00
Orientação Tutorial: 5,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,67
Teórico-Práticas: 1,00
Trabalho de Campo: 1,00
Seminários: 0,67
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,67
Maria Teresa Vieira Coelho   1,67
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Maria Teresa Vieira Coelho   0,67
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,33
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   1,00
Seminários Totais 1 0,67
Maria Teresa Vieira Coelho   0,33
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Maria Teresa Vieira Coelho   0,27
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,06

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Teresa Vieira Coelho Responsável
Hélia Maria da Silva Dias Co-Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objectivos: Aprofundar conhecimentos essenciais sobre técnicas de comunicação, de comunicação terapêutica e de negociação, visando a assertividade e o relacionamento interpessoal. Desenvolver habilidades interpessoais que facilitem o processo de comunicação individual e grupal. Adotar métodos construtivos para a resolução de problemas/ conflitos. Competências: ¿ Evidencia capacidades de compreensão e de conceção da prática de cuidados de enfermagem¿ ¿ Comunica de forma eficaz as suas conclusões ¿ conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, com o indivíduo, grupo e equipa¿ ¿ Desenvolve o autoconhecimento e a assertividade ¿ Cria e mantém um ambiente terapêutico e seguro ¿ Detém um elevado conhecimento e consciência de si enquanto pessoa e enfermeiro, mercê de vivências e processos de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional ¿ Baseia a sua praxis clínica especializada em sólidos padrões de conhecimento.

Conteúdos programáticos

1. Comunicação humana: a dimensão pessoal e interpessoal
2. Premissas da pragmática da comunicação humana: valor comunicacional do comportamento¿ relação¿ contexto¿ metacomunicação.
3. Comunicação terapêutica em enfermagem
4. Tomada de decisão e resolução de conflitos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O valor comunicacional do comportamento humano, os aspetos relativos à metacomunicação e a dimensão terapêutica da comunicação são conteúdos fundamentais cujo aprofundamento vai permitir o desenvolvimento de técnicas facilitadoras do relacionamento interpessoal bem como de habilidades promotoras de sucesso no processo de comunicação individual e grupal. Para garantir a adoção de métodos construtivos na resolução de problemas/conflitos são essenciais os conhecimento sobre tomada de decisão e resolução de conflitos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologias/estratégias: Métodos demonstrativos e ativos, Aulas teórico práticas , análise de casos. Exercícios de treino.
Avaliação: Trabalhos de grupo em temáticas do domínio da unidade curricular (apresentação oral 60%, trabalho escrito 40%)

A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica, leitura análise e sistematização das ideias fundamentais acerca das temáticas abordadas na UC.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Na abordagem desta unidade curricular prevê­-se o recurso a métodos demonstrativos e ativos, com recurso a análise de casos e exercícios de treino o que irá permitir ao estudante no âmbito da abordagem teórica predominantemente aprofundar conhecimentos sobre comunicação e negociação que com o recurso ao treino e demonstração vão permitir desenvolver habilidades para adoção de métodos construtivos para a resolução de problemas e estabelecimento de relações interpessoais  eficazes. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aguerrebere, P. M. (2011). Comunicar y curar: Un desfio para pacientes y profesionales sanitarios. Barcelona: Editorial UOC. Carvalho, J. C. (2006)¿ Negociação. 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo Chalifour, J. (2009). A intervenção terapêutica: Estratégias de intervenção (Vol. 2). Loures: Lusodidacta. Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas ­ Princípios da comunicação interpessoal (14ª ed.). Barcarena: Editorial Presença. Gefaell, C. V. (2007). Comunicación terapéutica en enfermería. Madrid: Difusión Avances de Enfermería. Phaneuf, M. (2005). Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Loures: Lusociência.
Sequeira, C. (Coord.). (2016). Comunicação clínica e relação de ajuda. Lisboa: LIDEL.
Tamparo, C. T. & Lindh, W. Q. (2008). Therapeutic communication for health professionals (3ª ed.). New York: Delmar Townsend, M. C. (2014). Enfermagem psiquiátrica: Conceitos de cuidados (7ª ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Observações