• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MESMO02
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Comunicação Pessoal e Interpessoal

Código: MESMO02    Sigla: CPI

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5596/2020 5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

9.MESMO

Ensino Teórico: 31,00
Teórico-Práticas: 10,00
Trabalho de Campo: 15,00
Seminários: 10,00
Orientação Tutorial: 5,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,67
Teórico-Práticas: 1,00
Trabalho de Campo: 1,00
Seminários: 0,67
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,67
Maria Teresa Vieira Coelho   1,67
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Maria Teresa Vieira Coelho   0,67
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,33
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   1,00
Seminários Totais 1 0,67
Maria Teresa Vieira Coelho   0,33
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Maria Teresa Vieira Coelho   0,27
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,06

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Teresa Vieira Coelho Responsável
Hélia Maria da Silva Dias Co-Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objectivos: Aprofundar conhecimentos essenciais sobre técnicas de comunicação, de comunicação terapêutica e de negociação, visando a assertividade e o relacionamento interpessoal. Desenvolver habilidades interpessoais que facilitem o processo de comunicação individual e grupal. Adotar métodos construtivos para a resolução de problemas/ conflitos. Competências: ¿ Evidencia capacidades de compreensão e de conceção da prática de cuidados de enfermagem¿ ¿ Comunica de forma eficaz as suas conclusões ¿ conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, com o indivíduo, grupo e equipa¿ ¿ Desenvolve o autoconhecimento e a assertividade ¿ Cria e mantém um ambiente terapêutico e seguro ¿ Detém um elevado conhecimento e consciência de si enquanto pessoa e enfermeiro, mercê de vivências e processos de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional ¿ Baseia a sua praxis clínica especializada em sólidos padrões de conhecimento.

Conteúdos programáticos

1. Comunicação humana: a dimensão pessoal e interpessoal
2. Premissas da pragmática da comunicação humana: valor comunicacional do comportamento¿ relação¿ contexto¿ metacomunicação.
3. Comunicação terapêutica em enfermagem
4. Tomada de decisão e resolução de conflitos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O valor comunicacional do comportamento humano, os aspetos relativos à metacomunicação e a dimensão terapêutica da comunicação são conteúdos fundamentais cujo aprofundamento vai permitir o desenvolvimento de técnicas facilitadoras do relacionamento interpessoal bem como de habilidades promotoras de sucesso no processo de comunicação individual e grupal. Para garantir a adoção de métodos construtivos na resolução de problemas/conflitos são essenciais os conhecimento sobre tomada de decisão e resolução de conflitos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias/estratégias: Métodos demonstrativos e ativos, Aulas teórico práticas , análise de casos. Exercícios de treino.
Avaliação: Trabalhos de grupo em temáticas do domínio da unidade curricular (apresentação oral 60%, trabalho escrito 40%)

A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica, leitura análise e sistematização das ideias fundamentais acerca das temáticas abordadas na UC.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Na abordagem desta unidade curricular prevê­-se o recurso a métodos demonstrativos e ativos, com recurso a análise de casos e exercícios de treino o que irá permitir ao estudante no âmbito da abordagem teórica predominantemente aprofundar conhecimentos sobre comunicação e negociação que com o recurso ao treino e demonstração vão permitir desenvolver habilidades para adoção de métodos construtivos para a resolução de problemas e estabelecimento de relações interpessoais  eficazes. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aguerrebere, P. M. (2011). Comunicar y curar: Un desfio para pacientes y profesionales sanitarios. Barcelona: Editorial UOC. Carvalho, J. C. (2006)¿ Negociação. 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo Chalifour, J. (2009). A intervenção terapêutica: Estratégias de intervenção (Vol. 2). Loures: Lusodidacta. Estanqueiro, A. (2007). Saber lidar com as pessoas ­ Princípios da comunicação interpessoal (14ª ed.). Barcarena: Editorial Presença. Gefaell, C. V. (2007). Comunicación terapéutica en enfermería. Madrid: Difusión Avances de Enfermería. Phaneuf, M. (2005). Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Loures: Lusociência.
Sequeira, C. (Coord.). (2016). Comunicação clínica e relação de ajuda. Lisboa: LIDEL.
Tamparo, C. T. & Lindh, W. Q. (2008). Therapeutic communication for health professionals (3ª ed.). New York: Delmar Townsend, M. C. (2014). Enfermagem psiquiátrica: Conceitos de cuidados (7ª ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Observações