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Investigação em Enfermagem

Código: MESMO03    Sigla: IE

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5596/2020 5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

9.MESMO

Ensino Teórico: 25,00
Teórico-Práticas: 15,00
Trabalho de Campo: 15,00
Seminários: 10,00
Orientação Tutorial: 5,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,67
Teórico-Práticas: 1,00
Trabalho de Campo: 1,00
Seminários: 0,67
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,67
Hélia Maria da Silva Dias   0,33
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   1,00
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Hélia Maria da Silva Dias   0,33
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,33
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   0,33
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Hélia Maria da Silva Dias   0,33
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,67
Seminários Totais 1 0,67
Hélia Maria da Silva Dias   0,20
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,27
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   0,20
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Hélia Maria da Silva Dias   0,13
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,13
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   0,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins Responsável
Hélia Maria da Silva Dias Co-Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Criticar os paradigmas subjacentes à investigação científica no campo da Enfermagem;
- Diferenciar as metodologias de Investigação;
- Produzir um projeto de investigação científica em Enfermagem

Conteúdos programáticos


- Paradigmas epistemológicos e estratégias de investigação em Enfermagem

- O Projeto de investigação. O seu Desenho e Componentes

- As Unidades/ Centros de Investigação em Enfermagem

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


A abordagem progressiva do programa da UC permite ao estudante desenvolver os conhecimentos e as
competências previstos em conjugação com os objetivos, garantindo- se a coerência entre os conteúdos programáticos. Os conteúdos programáticos incluem as principais abordagens teóricas sobre os paradigmas de investigação, interligando a epistemologia à metodologia e ao desenho do estudo, constituindo uma ferramenta que permite ao estudante a criação de um projeto de investigação.
A pesquisa efetuada sobre as unidades e centros de investigação na área da enfermagem, permite ao estudante ter uma panorâmica dos recursos existentes em termos nacionais na área da enfermagem.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Como metodologias de ensino: métodos e técnicas interativas, trabalho de grupo, seminários.
As competências cognitivas são desenvolvidas através da exposição participativa, da pesquisa e dos documentos individuais e de grupo, que implicam leitura e crítica de artigos científicos, as competências comunicacionais são adquiridas através da participação na dinâmica dos trabalhos de grupo e na apresentação oral em seminário. O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, tomando a decisão sobre a auto aprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC. A avaliação será efetuada por instrumento de grupo, protocolo de Scoping Review (máximo de 4 mestrandos - 50%) e instrumento individual, análise de um artigo identificado através do protocolo (50%).
Esta dinâmica contribui para a reflexão sobre como iniciar a elaboração de um projeto.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Privilegiam-se as metodologias ativas, envolvendo os mestrandos no processo de ensino aprendizagem. Ênfase na procura de artigos científicos que promovam a análise e a reflexão sobre a prática no domínio da especialização em enfermagem, com orientação pelos docentes da unidade curricular, permitindo a ponte entre os aspetos teóricos e a prática profissional.
Através da metodologia utilizada o mestrando é encorajado a colocar questões, a questionar a prática desenvolvida à luz dos saberes adquiridos, enfatizando o processo de regulação e orientação desenvolvido pelo docentes, durante o processo de aprendizagem do mestrando, e que implica a monitorização da aprendizagem.

A realização de uma avaliação individual concretizada por um instrumento de avaliação a discutir com os mestrandos, permite proceder à avaliação dos conhecimentos teóricos adquiridos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bryman, A. (2012). Social Research Methods. 4th ed. Oxford: Oxford University press
Grove, S., Burns, N., Gray, J. (2013) Practice of nursing research. Appraisal, Synthesis and generation evidence. 7th ed. Elsevier Krippendorff, K. (2018). Content Analysis. An Introduction to Its methodology. 4th ed. London: Sage Publications
Creswell, J. (2009). Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto, 3ª ed. Artmed
Morse, J. M. (2007). Aspectos essenciais de metodologia de investigação qualitativa. Formasau.
Naranjo, E, & Ramos, S. (2014). Metodologia da investigação científica. Escolar Editora
Oliveira, L. (2013). Ética em investigação científica. Lidel
Richard, D., Hansen, T. Borglin, G. & Amendoeira, J. (2018). The second triennial systematic literature review of European Nursing Research: Impact on patient outcomes and implications for evidence-based practice. Worldviews Evid Based Nurs, 15(5). 333-343.