• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MESMO04
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão em Enfermagem

Código: MESMO04    Sigla: GE

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MESMO04&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2022
Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5596/2020 5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

9.MESMO

Ensino Teórico: 24,00
Teórico-Práticas: 13,00
Trabalho de Campo: 15,00
Seminários: 10,00
Orientação Tutorial: 5,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,67
Teórico-Práticas: 1,00
Trabalho de Campo: 1,00
Seminários: 0,67
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,67
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   1,67
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   1,00
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   1,00
Seminários Totais 1 0,67
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   0,67
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira Responsável
Hélia Maria da Silva Dias Co-Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver conhecimentos e competências de gestão em enfermagem; Identificar as especificidades do mercado da saúde; Reconhecer os elementos de suporte à decisão de consumo de cuidados de saúde; Compreender a organização do Sistema de Saúde Português; Identificar técnicas de promoção e marketing nos Serviços de Saúde; Relacionar os modelos de gestão com as formas de organização do trabalho em enfermagem; Refletir sobre as metodologias mais relevantes na criação de uma cultura para a qualidade nas organizações; Identificar as normas internacionais de avaliação da qualidade na saúde; Criticar teorias e modelos de gestão eficiente de recursos materiais e da informação; Demonstrar conhecimentos sobre gestão de recursos humanos, recursos materiais e equipamentos e de cuidados. 

Conteúdos programáticos

1. Introdução à Unidade Curricular 2. Transições Paradigmáticas em Saúde 3. Economia da Saúde 4. Sistemas de Saúde e Financiamento 5. O Sistema de Saúde Português 6. Modelos de Gestão em Saúde 7 . Marketing de Serviços de Saúde 8 . Empreendedorismo 9 . Qualidade de Serviços de Saúde 1 0. Gestão de Recursos Humanos 1 1. Gestão de Recursos Materiais e de Equipamentos 1 2. Gestão de Cuidados 13. Gestão de Informação em Saúde

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta Unidade curricular pretende se desenvolver competências de gestão e liderança, mobilizando a aprendizagem das teorias da gestão, numa lógica do New Public Management. Valoriza se o conhecimento do Sistema de Saúde Português, na perspetiva das políticas públicas em saúde, das organizações assentes em diferentes estatutos jurídicos, promovendo a aquisição de saberes conducentes às competências inerentes à liderança e gestão de cuidados de enfermagem de qualidade e promotores da segurança dos clientes. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Recorre-se a sessões expositivas, pesquisa orientada em fontes documentais diversas, incluindo bases de dados científicas.
Leitura e análise de textos; descrição e análise das práticas; análise de problemas relacionados com a prática; trabalho de campo; reflexividade na ação.
Nas horas de trabalho autónomo o estudante pode recorrer a pesquisa, análise e preparação dos conteúdos para resposta às aprendizagens preconizadas.
Avaliação: Trabalho individual (50%) e de grupo (50%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos enunciados são suscetíveis de serem atingidos, fundamentalmente, através de estratégias promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo baseado nas teorias organizacionais e nos modelos de gestão, relevando a análise das práticas de cuidados seguros. As metodologias privilegiam a centralidade do mestrando, promovendo a aprendizagem e o sucesso ao longo do processo de ensino aprendizagem. A análise de situações problema permite gerar ideias, organizá-las e avaliá-las, numa perspetiva interdisciplinar, bem como as capacidades de liderança, empreendedorismo e resolução de problemas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amendoeira, J. & Ferreira, R. (2022). Modelos teóricos nas práticas/gestão de cuidados. 214-260. In Parreira, P., Castilho, A., Rocha, M., Martins, M., Santos, M. & Sousa, M., L. Gestão nas organizações de saúde. Matriz organizacional, política e assessoria. Ordem dos Enfermeiros; AACSP; CUDC.ISBN: 978-989-332321
Bernardino, M. (2019). Gestão em saúde. Organização interna dos serviços. Almedina
Ferreira, R. & Amendoeira, J. (2020). Clinical governance, leadership, and health care quality: a scooping review. Book Abstracts 1st ICMTT102.
Ferreira, R., & Amendoeira, J. (2015). Resultados sensíveis em enfermagem. Ensaio: modelo de avaliação da qualidade dos cuidados. Revista da UIIPS, 3(5), 396-407.
Frederico, M. & Sousa, F. (2022). Gerir com qualidade em saúde. Lidel
António, BN., Teixeira, A. & Rosa, A. (2019). Gestão da qualidade. De Deming ao modelo de excelência da EFQM. 3ªed. Edições Sílabo.
Reis, F., L. (2018). Manual de gestão das organizações. Teoria e prática. Edições Sílabo