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Promoção da Saúde

Código: MESMO05    Sigla: PS

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5596/2020 5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

9.MESMO

Ensino Teórico: 25,00
Teórico-Práticas: 15,00
Trabalho de Campo: 15,00
Seminários: 10,00
Orientação Tutorial: 4,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,67
Teórico-Práticas: 1,00
Trabalho de Campo: 1,00
Seminários: 0,67
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,67
Maria Irene Mendes Pedro Santos   1,67
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Maria Irene Mendes Pedro Santos   1,00
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
Maria Irene Mendes Pedro Santos   1,00
Seminários Totais 1 0,67
Maria Irene Mendes Pedro Santos   0,67
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Maria Irene Mendes Pedro Santos   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Irene Mendes Pedro Santos Responsável
Hélia Maria da Silva Dias Co-Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Identificar os modelos e teorias da promoção da saúde face aos indivíduos e grupos
- Criticar os modelos e teorias da promoção da saúde face aos indivíduos e grupos
- Diagnosticar necessidades formativas no âmbito da educação para a saúde ao individuo/família/comunidade
- Analisar as políticas de saúde e elaborar programas de promoção da saúde
- Implementar estratégias de promoção da saúde, visando o empowerment, o coping e a resiliência

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A abordagem integrada e progressiva do programa da UC permite que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos. Os conteúdos programáticos incluem as principais abordagens teóricas sobre o comportamento humano, visando a promoção da sua modificação para hábitos de vida saudáveis, bem como técnicas e dinâmicas de grupo que desenvolvem a capacidade de intervenção em grupos e comunidades.
Os conteúdos programáticos, adequam-se aos objetivos da UC na medida em que prepararam os estudantes para o desenvolvimento de um momento de partilha de conhecimentos e experiências, em que mobilizaram os saberes teóricos adquiridos, através de um processo reflexivo e analítico, confrontando-os com os saberes da prática.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões expositivas de enquadramento dos conteúdos. Privilegia-se a leitura e análise de documentos diversos, numa lógica de crítica e reflexão sobre as temáticas desenvolvidas na UC. Desenvolvem-se momentos de discussão em turma.
A avaliação será realizada através de:
- Frequência (componente individual), com uma ponderação de 50% na classificação final;
- Trabalho em grupo, versando um dos temas abordados na UC, apresentado em seminário presencial ou a distância, visando a integração dos mesmos, numa perspetiva de articulação Teoria/prática.; este trabalho terá a ponderação de 50% na nota final da UC.

A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos professores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Privilegiam-se as metodologias interativas, suscitando nos mestrandos a reflexão sobre as suas práticas no âmbito da promoção da saúde. A leitura de textos, com discussão em turma, permite uma análise aprofundada dos temas, através do questionamento e partilha das diversas perspetivas colocadas.
As estratégias de avaliação, com ênfase nos trabalhos de grupo, permitem o adequado enquadramento e suporte à consecução dos objetivos.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bastable ,Susan Bacorn (2005) Nurse as Educator: Principles of Teaching and Learning for Nursing Practice (Jones and Bartlett Series in Nursing). Jones & Bartlett.
Diogo, T. (2019). Evidência do impacto da formação de enfermeiros de saúde materna no autocuidado e indicadores de saúde materna - Rapid review [Master's thesis, Universidade Nova de Lisboa. Instituto de Higiene e Medicina Tropical]. Repositório Institucional da Universidade Nova de Lisboa. https://run.unl.pt, bitstream.
Loureiro, I. & Miranda, N. (2018). Promover a Saúde- Dos Fundamentos à Ação. (3ª Ed.). Almedina
Pender; N. J.; Carolyn L. Murdaugh ;Mary Ann Parsons (2005). Health Promotion in Nursing Practice (5th Edition). Prentice Hall
Wills, J. Theoretical perspectives on promoting public health. in Earle, Sarah; Lloyd, Cathy; Sidell, Moyra and Spurr, Sue eds. (2007). Theory and Research in Promoting Public Health. Sage.
URL: http://www.sagepub.co.uk/booksProdDesc.nav?prodId=