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Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia

Código: MESMO06    Sigla: ESMO
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5596/2020 17 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

9.MESMO

Ensino Teórico: 128,00
Teórico-Práticas: 39,00
Ensino Prático e Laboratorial: 25,00
Trabalho de Campo: 17,00
Seminários: 40,00
Orientação Tutorial: 16,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 8,54
Teórico-Práticas: 2,67
Ensino Prático e Laboratorial: 1,67
Trabalho de Campo: 2,00
Seminários: 3,00
Orientação Tutorial: 1,80

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 8,54
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   2,67
Emília de Carvalho Coutinho   1,60
Hélia Maria da Silva Dias   1,33
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,87
Sara Elisabete Cavaco Palma   1,33
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,53
Teórico-Práticas Totais 1 2,67
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,67
Emília de Carvalho Coutinho   0,33
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,67
Sara Elisabete Cavaco Palma   1,33
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,33
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 3,34
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,33
Maria da Conceição Fernandes Santiago   1,00
Sara Elisabete Cavaco Palma   1,33
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,67
Trabalho de Campo Totais 1 2,00
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,33
Emília de Carvalho Coutinho   0,67
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,33
Seminários Totais 1 3,00
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,67
Emília de Carvalho Coutinho   0,33
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,67
Sara Elisabete Cavaco Palma   1,33
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 1,80
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,33
Emília de Carvalho Coutinho   0,33
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,47
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,67
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hélia Maria da Silva Dias Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos
Desenvolver competências cognitivas, técnicas e relacionais que permitam a prestação de cuidados de enfermagem especializados em Saúde Materna e Obstetrícia à mulher/família durante a gravidez, parto e puerpério e ao recém-nascido normal e de risco
Desenvolver competências cognitivas, técnicas e relacionais que permitam a prestação de cuidados de enfermagem especializados à mulher/casal no âmbito da saúde reprodutiva e com patologia ginecológica e da mama.
Competências
Compreende a abordagem multidisciplinar e interdisciplinar para cuidar da mulher/mãe/RN/família e comunidade
Evidencia capacidades de compreensão e de conceção da prática de cuidados de enfermagem especializados em SMO
Compreende a abordagem multidisciplinar e interdisciplinar no trabalho em parceria / rede
Desenvolve o autoconhecimento, a assertividade e uma prática profissional e ética no seu campo de intervenção
Conhece as competências essenciais, gerais e específicas pessoais e profissionais.

Conteúdos programáticos

A - Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia
1 Evolução dos cuidados de enfermagem em saúde materna e obstetrícia
2 Organização dos serviços de saúde
3 A mulher na maternidade, na família e na sociedade
4 Cuidar da grávida/ parturiente /puérpera/RN /casal/família. Intervenção do enfermeiro especialista
B - Enfermagem de neonatologia
1 O enfermeiro especialista em Saúde Materna e Obstetrícia nos cuidados ao recém-nascido. Funções e responsabilidades
2 Conceito de enfermagem de neonatologia
3 A unidade e a equipa de cuidados neonatais.
4 Cuidados de enfermagem especializados ao recém-nascido de risco
C - Enfermagem Ginecologia
1 Saúde sexual e reprodutiva da mulher/casal
2 Intervenção do enfermeiro especialista na prevenção e tratamento de patologia ginecológica e da mama.
D - Ética e Deontologia
1 Sexualidade e transmissão da vida
2 Início da vida e Cuidado ao recém nascido
3 Investigação e experimentação    

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Ao pretender-se que o estudante desenvolva competências cognitivas, técnicas e relacionais que permitam a prestação de cuidados de enfermagem especializados à mulher/família durante a gravidez, parto e puerpério e ao recém-nascido normal e de risco, assim como à mulher/casal no âmbito da saúde reprodutiva e com patologia ginecológica e da mama é fundamental que este desenvolva conhecimentos no âmbito das politicas de saúde e do enquadramento conceptual da enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia. Os estudantes devem desenvolver também habilidades múltiplas que permitam proceder a uma avaliação sistematizada da mulher/casal/família nas diferentes situações de saúde materna e obstetrícia para tomar decisões e intervir de acordo com as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista nesta área.
É igualmente importante que os estudantes compreendam as intervenções no âmbito dos cuidados de enfermagem à mulher/casal/família e as situem numa perspetiva ético legal.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões expositivas
Leitura e análise de documentos
Práticas simuladas
Análise de situações da prática dos cuidados
No que se refere à metodologia, pretende-se que as estratégias pedagógicas favoreçam o trabalho autónomo (individual e de grupo), a pesquisa e a reflexão pessoal. Desse modo, além das sessões letivas tipo expositivo, recorrer-se-á à leitura, análise e discussão de documentos, trabalho de grupo e técnicas de ensino como o painel, o simposium e seminário.
Dar-se-á também ênfase a práticas simuladas de baixa, média e alta fidelidade, nas horas de práticas laboratoriais, assim como a análise de situações da prática dos cuidados.
Quanto à avaliação recorre-se a testes escritos (2) e trabalhos de grupo (2), com ponderação de 60% e 40%, respetivamente. 



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para que a prestação de cuidados de enfermagem especializados em saúde materna e obstetrícia seja de nível avançado é imprescindível que assente numa política de qualidade, em que a segurança dos cuidados, as competências profissionais dos enfermeiros e a satisfação dos clientes/organizações, são vetores chave.
A Unidade Curricular ESMO orienta para o conhecimento desses fenómenos, baseados na evidência científica e na experiência, fundamentais para a construção de um nível mais profundo de saberes e habilidades.
Consubstancia recursos e oportunidades para a construção de uma base sólida de conhecimentos fundamentais na governação clínica sustentável da prestação de cuidados nesta área de enfermagem.
Assim, na abordagem desta unidade curricular prevê-se o recurso a sessões expositivas segundo o método interativo permitindo aos mestrandos participar na sua própria aprendizagem, com consequente aumento da motivação, bem como o recurso a análise de documentos, que irão proporcionar um enriquecimento da aprendizagem por recurso a diversas fontes documentais. Por outro lado promove-se uma análise reflexiva individual, em pequenos grupos, no grupo alargado e com o docente, que irá permitir compreender a especificidade da intervenção do enfermeiro no âmbito da enfermagem de saúde materna e obstétrica
O aprofundamento de conhecimentos teóricos sobre as principais temáticas relacionadas com a prática profissional do enfermeiro especialista em enfermagem saúde materna e obstetrícia, através da informação estruturada por parte do docente e da análise de documentos, visa sustentar a fundamentação do processo de tomada de decisão e de intervenção.
O recurso a trabalhos de grupo, visa estimular a pesquisa sobre a temática, a responsabilização individual, tornando numa tarefa agradável, produtiva e eficaz o conhecimento sobre a enfermagem de saúde materna e obstetrícia.
A utilização da simulação pretende desenvolver capacidades de análise critica, de tomada de decisão e de intervenção de forma a maximizar a atuação na área de enfermagem saúde materna e obstetrícia.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, M. R., & Tavares, L. A. M. (2010). Amamentação: Bases científicas, 3ª ed. Guanabara Koogan.
Davidson, M. R., London, M. L., & Ladewig, P. A. W. (2008). Maternal newborn nursing woman's health across the lifespan, 8th ed. Perason Ed.
Dias, H. (2020). Sexualidade. In Santos-Rocha, R (coord.). Guia da gravidez ativa: Atividade física, exercício físico, desporto e saúde na gravidez e pós-parto, (pp. 13-15). Escola Superior de Desporto de Rio Maior, IPSantarém.
DGS (2015). Programa nacional para a vigilância da gravidez de baixo risco. DGS.
DGS (2008). Saúde reprodutiva: Planeamento familiar (Ed. revista e atualizada). DGS.
Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lidel.
Neves, R., & Osswald, W. (2014). Bioética simples (2.ª ed.). Babel.
Sequeira, A., Pousa, O., & Amaral, C. F. (2020). Procedimentos de enfermagem em saúde materna e obstétrica. Lidel.