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Fisiopatologia Obstétrica, Ginecológica e Neonatal

Código: MESMO08    Sigla: FOGN

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5596/2020 5,5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

9.MESMO

Ensino Teórico: 21,00
Teórico-Práticas: 29,00
Seminários: 16,00
Orientação Tutorial: 12,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,67
Teórico-Práticas: 2,07
Seminários: 1,07
Orientação Tutorial: 1,07

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,67
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   1,07
Hélia Maria da Silva Dias   0,00
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,60
Teórico-Práticas Totais 1 2,07
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,40
Sara Elisabete Cavaco Palma   1,67
Seminários Totais 1 1,07
Sara Elisabete Cavaco Palma   1,07
Orientação Tutorial Totais 1 1,07
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,13
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,93

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sara Elisabete Cavaco Palma Responsável
Hélia Maria da Silva Dias Co-Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver conhecimentos sobre a fisiologia da gravidez, parto e puerpério.
Desenvolver conhecimentos sobre complicações da gravidez, parto e puerpério.
Desenvolver conhecimentos sobre as afeções ginecológicas mais comuns.
Desenvolver conhecimentos sobre as situações de morbilidade mais frequentes do recém-nascido
Aptidões e Competências
Demonstra conhecimentos sobre fisiologia obstétrica e ginecológica
Demonstra conhecimentos sobre fisiologia neonatal
Reconhece situações de complicações médicas na mulher durante a gravidez, parto e puerpério e situações de morbilidade no recém-nascido.

Conteúdos programáticos

A ¿ A Gravidez
1. Introdução à anatomia do aparelho reprodutor feminino. Fisiologia gravidez
2. Complicações médicas durante a gravidez (1ª e 2ª metade da gravidez)
3. Genética da reprodução e Ultrasonografia durante a gravidez
4. Indução do trabalho de parto. Cardiotocografia. Avaliação fetal ante e intraparto
B ¿ Parto
5. Anatomia do trabalho de parto e mecanismo de trabalho de parto
6. Parto eutócico
7. Parto distócico
8. Complicações intra e pós-parto
C ¿ Puerpério
9. Fisiologia e complicações no puerpério
D ¿ Ginecologia
10. Afeções Ginecológicas
FISIOPATOLOGIA NEONATAL
1. Adaptação cardio-respiratória à vida extra-uterina
2. Afeções do recém-nascido adquiridas durante a gestação
3. Afeções do recém-nascido provocadas no parto
4. Afeções do recém-nascido pós-parto
GENÉTICA E IMUNOLOGIA
1. Genes e cromossomas: o código genético
2. Mutações genéticas

3. Anomalias cromossómicas¿¿

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Ao pretender-se que o estudante desenvolva competências sobre a fisiologia da gravidez, parto e puerpério, complicações da gravidez, parto e afeções ginecológicas, é fundamental que desenvolva conhecimentos neste âmbito dado que são essenciais à prática especializada em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia. Os conteúdos desta unidade curricular privilegiam o desenvolvimento de conhecimentos quer da fisiopatologia obstétrica e ginecológica quer da fisiopatologia neonatal permitindo ao formando apropriar-se de saberes essenciais à prática do cuidar especializado em saúde materna e obstétrica, em resposta às necessidades da mulher/casal/família durante a gravidez, parto e puerpério, ao recém-nascido normal e de risco, assim como à mulher/casal no âmbito da saúde reprodutiva e com patologia ginecológica e da mama. Os regulamentos das competências comuns e competências específicas do EEESMO definidos pela Ordem dos Enfermeiros consubstancia o cuidar especializado em ESMO. ¿¿

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Privilegia-se um modelo ativo que atribua um papel central ao formando como sujeito ativo da sua aprendizagem com recurso a diferentes métodos e estratégias de ensino e aprendizagem. Sessões com recurso a exposição teórica em conceitos e eixos estruturantes da UC. Sessões teórico-práticas de modo a facilitar a assimilação de conhecimentos e habilidades. Pesquisa, leitura e análise orientada de textos de referência e numa perspetiva da prática baseada na evidência.
A componente autónoma da unidade curricular deverá ser utilizada pelos formandos para leitura, reflexão crítica e autoanálise que potenciem a tomada de decisão e desenvolvimento de competências em enfermagem especializada.
Avaliação:
A avaliação será operacionalizada por 2 (dois) testes escritos individuais. A classificação da UC será obtida fazendo a média aritmética entre a classificação dos testes escritos.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Na abordagem desta unidade curricular prevê-se o recurso a sessões expositivas segundo o método interativo colocando o formando no centro do processo de aprendizagem o que o leva a desempenhar um papel ativo. Assim, aos estudantes é permitido participar na sua própria aprendizagem e aceder no tempo previsto, para a unidade curricular, a um maior leque de informação.
As metodologias utilizadas pretendem deste modo facilitar a assimilação de conhecimentos e habilidades e atendendo a que os mestrandos são adultos com experiência na prática profissional, procura-se ter em conta os princípios da filosofia da educação de adultos num paradigma de formação ao longo da vida. Sendo a responsabilização e a autoformação do mestrando um princípio fundamental, promove-se a mobilização de experiências e saberes da sua prática no sentido da (re)construção de novos saberes de forma a alcançar os objetivos definidos para esta unidade curricular.       

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Direção-Geral da Saúde (2015). Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco. (DGS, Ed.) Lisboa, Portugal: Direção-Geral de Saúde.
Resende, J. (2005). Obstetrícia.10ªed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan
Zubaib, M. (2008). Obstetrícia.1ed.,São Paulo: Manole
Graça, L. M. (Org.). (2017). Medicina materno-fetal (5ª ed.). Lisboa: Lidel.
Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lisboa: Lidel.¿¿¿
World Health Organization (2018). WHO Recommendations on Antenatal Care for a Positive Pregnancy Experience: Summary. Geneva, Switzerland: WHO. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO
World Health Organization (2018). WHO Recommendaciones de la OMS Para los cuidados durante el parto, para una experiencia de parto positiva. Geneva, Switzerland: WHO. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO