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Estágio II - Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia na Gravidez, Ginecologia e Puerpério

Código: MESMO10    Sigla: EESMOGGP

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 17 Despacho n.º 5596/2020 14,5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,93
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 2 5,86
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   1,67
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   1,67
Orientação Tutorial Totais 7 7,00
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   3,00
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   3,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS Responsável
Hélia Maria da Silva Dias Co-Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Prestar cuidados especializados de enfermagem à mulher grávida em situação de risco no contexto da família
Prestar cuidados especializados de enfermagem à mulher/família no domínio da ginecologia em situação de saúde/doença
Prestar cuidados especializados de enfermagem à puérpera/RN/família em situação de saúde/doença

Aptidões/Competências
Cuida da mulher/mãe/filho/família e comunidade, numa perspetiva holística em situação de saúde/doença, em contexto de internamento, nas diferentes dimensões da saúde materna e obstetrícia- quer seja na gravidez ou puerpério;
Cuida da mulher inserida na família e comunidade a vivenciar processos de saúde/doença ginecológica;
Baseia a sua praxis clínica especializada em sólidos e válidos padrões de conhecimento, com assertividade e valores éticos;
Capacita a mulher/mãe, família e grupos, de recursos visando o autocuidado;
Promove práticas de cuidados que respeitam os direitos humanos e as responsabilidades profissionais

Conteúdos programáticos

- Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia
- Enfermagem de Neonatologia
- Enfermagem de Ginecologia
- Ética e Deontologia
- Promoção da Saúde
- Fisiopatologia obstétrica, ginecológica e neonatal
- Sociopsicologia da maternidade/paternidade e família
- Enfermagem avançada
- Gestão em enfermagem
- Investigação em enfermagem
- Comunicação pessoal e interpessoal

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para que o estudante preste cuidados especializados de enfermagem à mulher/mãe/RN/família, nas diferentes dimensões da saúde materna, obstétrica e ginecológica, em situações de saúde e/ou risco quer em contexto de internamento quer na comunidade é fundamental que baseie a sua praxis clínica em sólidos padrões de conhecimento com ênfase nos conteúdos abordados nas unidades curriculares nomeadamente Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, Enfermagem de Neonatologia, Ética e Deontologia, Fisiopatologia obstétrica, ginecológica e neonatal, Sociologia e psicologia da parentalidade, assim como Enfermagem avançada e promoção da saúde. No entanto o formando não está dispensado de mobilizar outras aprendizagens realizadas no âmbito de outras unidades curriculares.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias/estratégia
Prestação de cuidados de enfermagem de saúde materna e obstetrícia à mulher/casal/RN/família/comunidade utilizando a metodologia científica. A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo estudante através de: Pesquisa bibliográfica que suporte uma prestação de cuidados baseada na evidência cientifica; Reflexão a partir das experiências concretas de prestação de cuidados nomeadamente a fundamentação das tomadas de decisão. A avaliação da prestação de cuidados far-se-á com base no instrumento de avaliação individual e terá duas vertentes: a autoavaliação do formando e heteroavaliação da responsabilidade do enfermeiro cooperante e do professor responsável,contribuirá com 80% para a nota final sendo 70% respeitante à heteroavaliação e 10% à autoavaliação. Ressalva-se que a autoavaliação só será considerada no caso de nota superior a 9,5 valores na heteroavaliação. O relatório final de estágio contribuirá com 20% para a nota final do estágio.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A utilização da metodologia científica permite prestar cuidados de enfermagem especializados à mulher/mãe/RN/família/comunidade, nas diferentes dimensões da saúde materna, obstétrica e ginecológica, de forma sistematizada, promovendo a otimização dos mesmos. A elaboração de trabalho escrito em contexto oferece a oportunidade de simultaneamente aprofundar conhecimentos, evidenciar aprendizagens e refletir a ação, na ação e sobre a ação. Na Sociedade contemporânea em geral e na enfermagem de saúde materna e obstétrica em particular é fundamental que se formem profissionais qualificados e proativos no seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional. Durante o estágio preconiza-se que o mestrando gira os cuidados, otimizando a resposta da equipa de enfermagem, adapte a liderança e a gestão dos recursos às situações e ao contexto visando a otimização da qualidade dos cuidados e que promova a articulação na equipa multiprofissional. Privilegia-se também a reflexão crítica de situações ocorridas no estágio. Preconiza-se uma avaliação de processo e de resultados em cada contexto. A avaliação de processo far-se-á com carácter formativo, numa perspetiva de auto e heteroavaliação, procurando-se, essencialmente refletir na perceção individual do desenvolvimento das atividades atendendo às atividades referidas anteriormente. A avaliação de resultados far-se-á no final de cada contexto e decorrerá dos objetivos gerais delineados no Plano de Estudos e dos específicos formulados por cada formando (projeto de estágio individual) e, necessariamente, das atividades que desenvolveu ao longo da experiência clínica, bem como do relatório final do estágio. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

DGS (2015).Programa nacional para a vigilância da gravidez de baixo risco. Lisboa:DGS.
DGS (2008).Saúde reprodutiva: Planeamento familiar (Ed.revista e atualizada).Lisboa:DGS.
Graça,M. (2018).Medicina Materno Fetal.5ª ed.Lisboa:Lidel.
Lowdermilk & Perry (2008).Enfermagem na maternidade (7ª ed).Loures Lusociência.
Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016).Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lisboa: Lidel.
Portugal (2019).Regulamento nº 140/2019.Regulamento das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista. Diário da República n.º 26/2019,Série II de 2019-02-06.Lisboa.
Portugal (2019).Regulamento nº 391/2019.Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.Diário da República n.º 85/2019, Série II de 2019-05-03. Lisboa.
Santos,J. & Batista,C. (2018).Necessidades em cuidados de Enfermagem da Puérpera e Recém-nascido. In Néné, Marques & Batista (Eds),Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.(pp 455-472).Lisboa:Lidel.