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Enfermagem Avançada

Código: MESMO101    Sigla: EA
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5588/2023 4 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

10CMESMO

Ensino Teórico: 8,33
Teórico-Práticas: 11,17
Trabalho de Campo: 4,17
Seminários: 5,17
Orientação Tutorial: 4,17

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 0,87
Trabalho de Campo: 0,33
Seminários: 0,40
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 0,87
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,87
Trabalho de Campo Totais 1 0,33
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,33
Seminários Totais 1 0,40
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,40
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins Responsável
Maria da Conceição Fernandes Santiago Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Evidencia capacidade de compreensão e de conceção da enfermagem enquanto disciplina e profissão
Capacidade de aprofundamento dos pressupostos da natureza da ação em Enfermagem, mobilizando a interprofissionalidade
Capacidade de integração do conhecimento na resolução de problemas na Enfermagem como intervenção complexa, incluindo a reflexão sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais
Critica os resultados da investi a ão uma perspetiva da prática baseada na evidência, na mobilização de sólidos padrões de conhecimento 

Conteúdos programáticos

O desenvolvimento da Enfermagem como disciplina cientifica
Evolução sócio-histórlca da Enfermagem no Mundo e em Portugal
Processo de teorização em Enfermagem. As Escolas de Pensamento e os Paradigmas em Enfermagem
A natureza da aqäo em Enfermagem e o processo de cuidados
Padröes de qualidade dos culdados de enfermagem em saúde materna e obstétrica
Percurso a desenvolver para agir no contexto. Competências comuns e especfficas em enfermagem de saúde materna e obstétrica
Principios gerais da deontologia
Metacompetåncia cognitiva
A Prática Baseada na Evidência
A translaqäo do conhecimento
Sistemas de informação em Enfermagem

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se desenvolver uma perspetiva de Enfermagem baseada na evidência científica. A abordagem ao processo de teorização em Enfermagem, mobiliza a relação estreita entre as componentes Disciplina e Profissão aprofundando o conceito de Enfermagem Avançada, numa relação estreita com a Investigação em Enfermagem.
Recorre-se à identificação e aprofundamento reflexivo, a partir da Natureza da Ação e Metacompetência, como instrumentos de reflexão na prática, com a prática e sobre a prática, mobilizando o conceito de Processo de Cuidados na especificidade da enfermagem de saúde materna e obstétrica.
A translação do conhecimento científico para a clínica, decorre das transições inerentes aos processos de desenvolvimento, situacionais e da saúde/doença inerentes à área específica da enfermagem de saúde materna e obstétrica, assegurando um processo de cuidados seguros e de qualidade.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia assenta nas premissas da Educação de Longa Duração e, neste caso, da Educação de Adultos.
Diferentes metodologias na abordagem teórico-conceptual de diferentes temas, numa perspectiva de centralidade do mestrando, mobilizando-o para o aprofundamento da análise e reflexão sobre a acção, nomeadamente na prática clínica. O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a auto aprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC.
Leitura e análise de fontes individuais para apoio à organização da reflexão
Trabalho de campo: Descrição e análise de práticas preparatórias à Narrativa de Ação.
Análise de problemas e reflexividade na ação utilizando Prática Baseada em Evidências.
Avaliação: trabalho de grupo (versão escrita - 75%) e apresentação de seminário (25%).  


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos enunclados säo atingidos principalmente pela operacionaliza#o das estratégias promotoras do pensamento critico¿ reflexivo a partir da evidåncia cientfflca e leitura de documentos fundamentais, mobillzagäo do conhecimento essencial ao aprofundamento da capacidade autoreflexiva e recurso ao julgamento clfnico como preparaeäo para o exercicio das competéncias previstas para o processo de cuidados especializado em enfermagem de saüde materna e obstétrica.
As metodologias privilegiam a centralidade do mestrando, na perspetiva da prética baseada na evidéncla, no sentido da atualizafäo permanente do conhecimento em enfermagem, produzido e divulgado.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amendoeira, José et al (2014). Enfermagem Avançada. Contributo para o processo de teorização em enfermagem. Revista da UIIPS ¿ Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, Vol. 2, N. º 5, 201, pp. 232 ¿ 258; ISBN: 2182-9608
Butts,Janie B. & Rich, Karen L. (2012). Philosophies and Theories for Advanced Nursing Practice, 1st ed., Johns & Bartlett Learning Books. ISBN 978 0 7637 7986 3
Perrenoud, P. (2002) ¿ A prática reflexiva no ofício de professor: Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed.
Santiago, C., Figueiredo, M. H., & Basto, M. (2020). Meanings attributed by migrant women to nursing care during pregnancy to postpartum. Rev ROL Enferm 43(1), 146-153. https://erol.es/rol_2020/IC_RESEARCH_INNOVATION_DEVELOPMENT_NURSING_2019.pdf
Schon, D. (1994) ¿ The reflective practitioner. How professionals think in action Arena.
Watson, J. (2002) Enfermagem pós moderna e futura. Novo paradigma de enfermagem. Camarate: Lusociência.