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Investigação em Enfermagem

Código: MESMO102    Sigla: IE
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5588/2023 3 29 84

Horas Efetivamente Lecionadas

10CMESMO

Ensino Teórico: 5,00
Teórico-Práticas: 8,67
Trabalho de Campo: 4,17
Seminários: 5,33
Orientação Tutorial: 1,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,40
Teórico-Práticas: 0,67
Trabalho de Campo: 0,33
Seminários: 0,40
Orientação Tutorial: 0,13

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,40
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,40
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,67
Trabalho de Campo Totais 1 0,33
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,33
Seminários Totais 1 0,40
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,40
Orientação Tutorial Totais 1 0,13
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins Responsável
Maria da Conceição Fernandes Santiago Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Critica os paradigmas subjacentes à Investigação e Desenvolvimento no domínio da Enfermagem
Utiliza as metodologias de investigação, nomeadamente as promotoras da identificação da evidência científica
Desenha um projeto de investigação a partir de problema de investigação suportado na evidência científica

Conteúdos programáticos

Paradigmas epistemológicos e estratégias de investigação em Enfermagem
Paradigma quantitativo
Paradigma qualitativo
Projeto e relatório de Investigação - Clínica Baseada na Evidência
Desenho e componentes
Disseminação dos resultados de investigação
Unidades/Centros de Investigação em Saúde/Enfermagem

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A investigação na área da enfermagem de saúde materna e obstétrica é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento científico e sua aplicação prática a nível dos cuidados especializados, bem como para a tomada de decisões adequadas para uma melhor prestação de cuidados especializados e o desenvolvimento contínuo da profissão. Esta UC pretende dar ferramentas que permitam ao mestrando suportar a prática clínica na investigação.
A abordagem teórica sobre os paradigmas de investigação interligando a epistemologia à metodologia e ao desenho de projetos constitui-se numa ferramenta que permite ao mestrando a elaboração de um projeto de investigação em grupo e em linha com a análise crítico/reflexiva.
Será disponibilizado o acesso à informação sobre as Unidades/Centros de Investigação permitindo analisar a relevância do desenvolvimento de investigação, como oportunidade para refletir sobre a clínica o que exige a competência para a pesquisa e sistematiza ão da evidência científica.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As metodologias de ensino são mobilizadas a partir do nível de qualificação académica em que se insere o programa desta UC e, promotora da participação ativa dos mestrandos,valorizando os princípios da educação de adultos/educaçáo ao longo da vida, reforçados pelo recurso a métodos e técnicas interativas, à realização de trabalho de grupo e, divulgação e comunicação de resultados em Seminário.
O trabalho autónomo é o tempo utilizadopelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais(HT) previstas na UC. 
As competências de interação são promovidas pela análise, reflexão e desenho de projeto de investigação em grupo, pela participação em Seminário: dinâmica de apresentação e discussão de resultados.. Avaliação: um trabalho de grupo, que pode ser desenhado sob a forma de artigo a submeter para apreciação e divulgação (60%); a preparação e divulgação dos resultados em Seminário (40%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Privilegiam.se as metodologias ativas, envofvendo os mestrandos no processo de ensino aprendizagem, centrado na procura de
artlgos cientificos, na aprendizagem prética desenvolvida através do envolvimento na elaboraqäo das anélises de artigos cientfficos, e na reflexäo sobre a prética no dominio da especializagäo em enfermagem, orientados pelos docentes da unidade curricular, permitindo a ponte entre os aspetos teóricos e a pråtica profissional.
Através da metodo!ogia utilizada o mestrando é encorajado a colocar questöes, a problematizar a prética desenvolvida fuz dos
saberes adquiridos, enfatizando o processo de regulaçäo e orientaqäo desenvolvida pelo(s) professor/es, durante o processo de aprendizagem do mestrando, e que implica a monitorização da aprendizagem

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Fourth edition. Oxford: Oxford University press
Cunha, M., & Santos, E. (2021). Revisão sistemática da literatura com meta¿análise: Um guia prático para iniciantes. Edições
Esgotadas, Lda.
Grove, S., Burns, N., Gray, J. (2013) Practice of nursing research. Appraisal, Synthesis and generation evidence. Seventh edition. Elsevier Krippendorff, K. (2018). Content Analysis. An Introduction to Its methodology. 4 ed. London: Sage Publications
Morse, J. M. (2007). Aspectos essenciais de metodologia de investigação qualitativa. Formasau.
Richards, D., Hansen, T., Borglin, G. & Amendoeira, J. (2018). The second triennial Systematic Literature Review of European Nursing Research: impact on patient outcomes and implications for evidence-based practice. WORLDVIEWS ON EVIDENCE-BASED NURSING, 15(5). 333-343. HTTPS://DOI.ORG/10.1111/WVN.1232025