Código: | MESMO107 | Sigla: | EMPSD | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MESMO | 18 | Despacho n.º 5588/2023 | 1º | 6 | 168 | 168 |
Ensino Teórico: | 17,17 |
Teórico-Práticas: | 23,83 |
Seminários: | 4,33 |
Orientação Tutorial: | 4,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Capacidade de aquisição, análise e síntese de conhecimentos interdisciplinares relativos à mulher/casal/família no processo de
transição para o climatério e a vivenciar processos de saúde-doença ginecológica
Integração de conhecimentos interdisciplinares para a resolução de problemas de saúde/doença à mulher/casal/família no climatério e em processos de saúde-doença
Capacidade de crítica individual e em grupo numa perspetiva interdisciplinar no processo de cuidados à mulher/casal/família no
climatério e a vivenciar processos de saúde-doença ginecológica
Capacidade de conceção, análise e tomada de decisão no processo de cuidados à mulher/casal/família no climatério e a vivenciar processos de saúde-doença ginecológica
Capacidade para a síntese e translação de conhecimento científico a partir da análise da melhor evidência científica para a prática clínica em enfermagem à mulher em processo de transição para o climatério e a vivenciar processos de saúde-doença ginecológica
A menopausa/climatério na vida da mulher/casal
Conceito de menopausa e climatério
Alterações anatomofisiológicas relacionadas com o climatério
Os estilos de vida saudáveis numa perspetiva de qualidade de vida
Conceito de qualidade de vida e áreas centrais na menopausa/climatério
Práticas socioculturais. Modelos explicativos do climatério
A vivência da sexualidade. Resposta sexual, problemas/disfunções associados
Anticonceção na perimenopausa
Exames complementares de diagnóstico
Os principais tratamentos farmacológicos e não farmacológicos
As infeções sexualmente transmissíveis
A mulher/casal com patologia ginecológica e da mama
Anatomofisiologia e alterações do aparelho génito-urinário e da mama
A importância da promoção da saúde e da prevenção da doença em ginecologia. A especificidade dos rastreios
A vivência dos processos endócrinos, infeciosos, cirúrgicos, incluindo os oncológicos: do tratamento à reabilitação
A rede de referenciação em ginecologia
Os conteúdos desta área do conhecimento em enfermagem de saúde materna e obstétrica sustentam-se no conjunto de aprendizagens já adquiridas pelos mestrandos nas dimensões académica e profissional da enfermagem, pelo que se valoriza uma perspetiva interdisciplinar e cumulativa na abordagem dos diferentes aspetos.
A organização dos conteúdos assenta numa visão abrangente e complexa dos fenómenos de enfermagem à mulher/casal/família no
processo de transição para o climatério e a vivenciar processos de saúde-doença ginecológica e discutidos nas dimensões bio
fisiológicas e socioculturais. Estimula-se a construção das competências específicas desta área de especialização; desenvolve-se a
capacidade de auto e hétero crítica, análise e tomada de decisão no processo de cuidados, particularmente à mulher/casal/família
numa perspetiva da prática baseada na evidência.
Privilegia-se um modelo ativo que atribua um papel central ao mestrando como sujeito ativo da sua aprendizagem com recurso a diferentes métodos e estratégias de ensino e aprendizagem. Sessões com recurso a exposição teórica e teórico-práticas para realização de exercícios práticos a partir de cenários criados com base nas caraterísticas da mulher/casal/família no processo de transição para o climatério e a vivenciar processos de saúde-doença ginecológica e dos contextos de cuidados de saúde.
Pretende-se que a utilização de diferentes metodologias em relação à tipologia de ensino favoreça no mestrando o conhecimento dos diferentes conteúdos programáticos, bem como desenvolva capacidades de análise crítica numa perspetiva interdisciplinar e de síntese e translação de conhecimento científico. Considerando o nível de formação, 2.º ciclo, o recurso a cenários contextualizados, permite que o mestrando desenvolva as suas capacidades individuais e de grupo. Estas capacidades são enquadradas aos diferentes níveis do processo de cuidados numa lógica interdisciplinar, em contexto académico, promovendo-se a sua translação para contextos reais de cuidados. O desenvolvimento de um trabalho escrito individual apresentado em seminário permite que os mestrandos demonstrem habilidades de trabalho individual e em grupo e de crítica. Também a capacidade de comunicar as suas conclusões quer a especialistas quer a não especialistas, de modo sucinto e objetivo, por forma a gerarem-se novas ideias e aprendizagens face à conceção, planeamento e implementação do processo de cuidados à mulher/casal/família no processo de transição para o climatério e a vivenciar processos de saúde-doença ginecológica com base na melhor evidência científica.
Catafesta, G., et al (2015). Consulta de enfermagem ginecológica na estratégia saúde de família. Arq. Ciências Saúde, 22(1), 85-90.
Carvalho, D., Cotafo, R., Dias, H., Cruz, O., & Coutinho, E. (2020). A utilização de terapêuticas não convencionais no cuidar da
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Regulamento nº 391/2019 da Ordem dos Enfermeiros. (2019). Diário da República: 2.ª série, n.º 85.
https://dre.pt/dre/detalhe/regulamento/391-2019-122216892
Santos, E., Coutinho, E., Chaves, C., & Nelas, P. (2021). Vivências de mulheres na menopausa: Contributos a compreensão do cuidar em enfermagem. Revista INFAD de Psicología, 1(1), 503-514. https://doi.org/https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n1.v1.2131
Sociedade Portuguesa de Ginecologia (2021). Consenso nacional sobre menopausa. SPG. https://spginecologia.pt/wpcontent/
uploads/2017/05/Consenso-Nacional-Menopausa-2021.pdf