Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de aquisição, análise e síntese de conhecimentos interdisciplinares no âmbito das novas formas do cuidar em enfermagem de saúde materna e obstétrica.
Integração de conhecimentos no ciclo reprodutivo e climatério, no âmbito das novas formas do cuidar em enfermagem de saúde materna e obstétrica.
Capacidade de crítica individual e em grupo que promova a reflexão e a tomada de decisão baseada na evidência científica no ciclo reprodutivo e climatério, no âmbito das novas formas do cuidar em enfermagem de saúde materna e obstétrica.
Conteúdos programáticos
Estratégias promotoras da saúde sexual e reprodutiva à mulher/casal no ciclo reprodutivo e climatério
Parentalidade como transição desenvolvimental e implicações na conjugalidade Teoria da consecução do papel maternal de Ramona Mercer Teoria das transições de Afaf Meleis Terapias complementares (modalidades terapêuticas de natureza ambiental) Terapias complementares na gravidez e no climatério Técnicas de alívio nos desconfortos na gravidez e no climatério Medidas de conforto nos quatro estádios do trabalho de parto Medidas não farmacológicas nos quatro estádios do trabalho de parto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os mestrandos façam uma apropriação, discussão e reflexão em torno da parentalidade como transição desenvolvimental e das novas formas do cuidar em enfermagem de saúde materna e obstétrica, promovendo uma pesquisa ativa de diferentes perspetivas, visando o desenvolvimento de competências cognitivas, técnicas e relacionais.
Estimula-se a construção de um saber em enfermagem de saúde materna e obstétrica que permita desenvolver a capacidade de análise e tomada de decisão no âmbito de terapias complementares no ciclo reprodutivo e climatério numa perspetiva da prática baseada na evidência.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Privilegia-se um modelo ativo que atribua um papel central ao mestrando como sujeito ativo da sua aprendizagem com recurso a diferentes métodos e estratégias de ensino e aprendizagem. Sessões com recurso a exposição teórica e método interativo. Sessões teórico-práticas de modo a facilitar a assimilação de conhecimentos e reflexão sobre a pertinência das terapias complementares. Pesquisa, leitura e análise orientada de textos de referência, numa perspetiva da prática baseada na evidência. Estimula-se a apropriação e integração de conhecimentos, com o desenvolvimento de competências no âmbito das novas formas do cuidar em enfermagem de saúde materna e obstétrica, no ciclo reprodutivo e climatério. A componente autónoma da UC concretizasse através da leitura, reflexão crítica e sistematização de ideias.
Avaliação: desenvolvimento de trabalhos de grupo: trabalho escrito com ponderação de (60%) e apresentação em sala de aula (40%), permitindo a aquisição de novas ideias e aprendizagens.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias utilizadas pretendem facilitar a assimilação de conhecimentos e habilidades cognitivas através da exposição participativa, colocando os mestrandos no centro do processo ensino aprendizagem, promovendo o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. O recurso a sessões expositivas segundo o método interativo, bem como o recurso a análise de documentos, proporcionam um enriquecimento da aprendizagem por recurso a diversas fontes documentais. Por outro lado, promove-se uma análise reflexiva individual, em pequenos grupos, no grupo alargado e com o docente, o que permite aos mestrandos participar na sua própria aprendizagem. A discussão e análise de fontes documentais, na valorização da prática baseada na evidência, são metodologias que promovem o desenvolvimento do pensamento crítico, a tomada de decisão e a integração do conhecimento científico.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Carvalho, D. et al. (2020). A utilização de terapêuticas não convencionais no cuidar da mulher com cancro da mama: Uma scoping review. Revista da UIIPS, 8(1), 333-342. Castanheiro, I, et al. (2021). Trabalho de parto: a magia da presença terapêutica na construção do conforto em contexto hospitalar. Revista da UIIPSantarém. 9(1), 224-238. Matias, M., et al. (2021). O conhecimento de si na construção ética e estética no cuidado à puérpera em processo de transição saúde-doença-saúde, em contexto hospitalar. Revista da UIIPSantarém. 9(1), 109-121. Ramos, R., et al. (2020). Estratégias terapêuticas não convencionais durante o trabalho de parto: Uma scoping review. Revista da UIIPS, 8(1), 310-320. Santos, I. (2013). Enfermagem à Procura de Si: Integrando Modalidades Terapêuticas não Convencionais no Processo de Cuidados. Lusociência. Snyder, L., Lindquist, R., & Tracy, M.F. (2018). Complementary and alternative therapies in nursing (8th ed.). Springer Publishing.