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Sociopsicologia da Maternidade/Paternidade e Família

Código: MESMO109    Sigla: SMPF
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 18 Despacho n.º 5588/2023 3,5 34 98

Horas Efetivamente Lecionadas

10CMESMO

Ensino Teórico: 10,17
Teórico-Práticas: 13,50
Seminários: 5,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,80
Teórico-Práticas: 1,07
Seminários: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,80
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,47
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 1,07
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,33
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,73
Seminários Totais 1 0,40
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sara Elisabete Cavaco Palma Responsável
Maria da Conceição Fernandes Santiago Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender a importância da família e suas diferentes estruturas no processo de gravidez, maternidade / paternidade. 

2. Compreender o estatuto do corpo na gravidez / maternidade / paternidade. 
3. Compreender o desenvolvimento psicológico da maternidade / paternidade 
4. Analisar situações de risco psicológico na gravidez / maternidade 
5. Analisar a construção social da dor.

Conteúdos programáticos

1. Estruturas familiares nas sociedades contemporâneas 

2. Casamento e o casal. Perspetiva estruturo-funcionalista / de desenvolvimento / sistémica 
3. A família em idade reprodutiva 
4. Crises situacionais durante o processo de maternidade / paternidade 
5. Maternidade / paternidade e desenvolvimento psicológico dos intervenientes. 
6. Situações de risco psicológico na gravidez / maternidade. 
7. Socioantroplogia do corpo 
8. A construção social da dor

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nesta UC procura-se o desenvolvimento da compreensão da família e das suas diferentes estruturas no decurso dos processos da gravidez, da maternidade e da paternidade. Promove-se o desenvolvimento desta compreensão, que ocorre a par da identificação dos estatutos atribuídos ao corpo e às suas transformações ao longo destes processos. A análise da construção social da dor pelos estudantes bem como a compreensão do desenvolvimento e do risco psicológico, concomitantes aos processos de maternidade / paternidade nas pessoas cuidadas, concorrem para a reflexão de como se pode adotar uma perspetiva holística e progressivamente desenvolvida com base num raciocínio reflexivo-analítico.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Considera-se o mestrando como centro do processo de aprendizagem, desenvolvendo-se estratégias com orientação expositiva e participativa. Na abordagem de tópicos específicos poderão ser convidados peritos. A orientação tutorial assume relevância na promoção da autonomia do mestrando em todo o processo de aprendizagem, nomeadamente no desenvolvimento de reflexões individuais e em grupo, que poderão ser apresentadas sob a forma de seminário.
O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, tomando a decisão sobre a auto aprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC.
Avaliação, mobilizando as temáticas da Sociologia e Psicologia, pela Análise crítica Individual e de Grupo com apresentação em Seminário, respetivamente (70% - 30%)


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com vista a uma efetiva compreensão da família e das suas diferentes estruturas no decurso dos processos da gravidez, da maternidade e da paternidade, promove-se a análise de situações de intervenção nos processos terapêuticos. Visa-se a compreensão do desenvolvimento psicológico dos processos transicionais de maternidade e de paternidade. Discutem-se os estatutos atribuídos ao corpo e às suas transformações ao longo dos seus processos de desenvolvimento, bem como a vivência da dor e de situações de risco psicológico durante a gravidez e o processo de maternidade, através da mobilização de: Aulas Teóricas. Sessões expositivas com recurso à multimédia. Orientação Tutorial - Apoio científico-pedagógico em pequenos grupos de discussão sobre temas associados à prática clínica, com docentes orientadores. Seminário - Discussão plenária sobre situações de prática clínica com base na articulação teórico-prática desenvolvida.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, A. N. (2003). Família, conjugalidade e procriação: valores e papéis. In Vala, J.; Cabral; M. V. e Ramos, A. (Orgs). Valores sociais: mudanças e contrastes em Portugal e na Europa. Instituto de Ciências da Saúde. 

Dias, I. (2015). Sociologia da Família e do Género. Pactor Torres, A. (2004). Vida familiar e trabalho. Celta Editora 
Canavarro, M. C. (2006). Psicologia da gravidez e da maternidade, 2ª ed. Quarteto Editora. 
Sá, E. (2004). A maternidade e o bebé. Fim de Século Edições. 
Sá, E. & Sottomayor , M. C. (2008). Abandono e Adopção, 3ª ed. Almedina. 
Strecht, P. (2015). Parentalidade Positiva. Pais otimistas, crianças felizes. Verso de Kapa. 
Rodrigues J, Chicau Borrego C, Ruivo P, Sobreiro P, Catela D, Amendoeira J, & Matos R. (2020). Conceptual Framework for the Research on Quality of Life. Sustainability. 12(12):4911. https://doi.org/10.3390/su12124911