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Aconselhamento Contracetivo

Código: MESMO113    Sigla: AC
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 12 Despacho n.º 5588/2023 3 29 84

Horas Efetivamente Lecionadas

10CMESMO

Ensino Teórico: 4,17
Teórico-Práticas: 12,67
Ensino Prático e Laboratorial: 6,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,33
Teórico-Práticas: 1,07
Ensino Prático e Laboratorial: 0,53

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,33
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 1,07
Sara Elisabete Cavaco Palma   1,07
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 0,53
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sara Elisabete Cavaco Palma Responsável
Maria da Conceição Fernandes Santiago Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de aquisição, análise e síntese de conhecimentos interdisciplinares relativos à mulher/casal/família inserida na comunidade no âmbito da dimensão do aconselhamento contracetivo integrada no planeamento familiar;
Integra os conhecimentos interdisciplinares para a resolução de problemas de saúde/doença, no âmbito da dimensão do aconselhamento contracetivo integrada no planeamento familiar, à mulher/casal/família inserida na comunidade;
Capacidade de conceção, análise e tomada de decisão no processo de cuidados à mulher/casal/família inserida na comunidade no âmbito do planeamento familiar;
Capacidade em aplicar as competências técnico-científicas, nos cuidados especializados à mulher/casal/família no âmbito da dimensão do aconselhamento contracetivo integrada no planeamento familiar através da simulação.

Conteúdos programáticos

A evolução do planeamento familiar e contraceção no Mundo e em Portugal. Conceitos.
Os cuidados de saúde no âmbito do planeamento familiar
Contraceção e métodos contracetivos
Inovação em contraceção
Intervenção do profissional de saúde no âmbito do aconselhamento contracetivo
Dimensões ético-legais nos cuidados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular destina-se a permitir a aquisição, aprofundamento e mobilização de conhecimentos e competências no domínio dos cuidados de saúde à mulher/casal/família inserida na comunidade no âmbito do planeamento familiar.
Promove-se o desenvolvimento de competências específicas nesta área de cuidados que irão promover a capacidade crítica, reflexiva e de tomada de decisão, no processo de cuidados à mulher/casal/família inserida na comunidade no âmbito do planeamento familiar, assente na melhor evidência científica. A dimensão prática estimula a mobilização dos conhecimentos através da simulação de situações de cuidados em aconselhamento contracetivo e aplicação/remoção de contracetivos de longa duração.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologia ativa centrada no processo de aprendizagem do mestrando recorrendo a estratégias ativas e participativas com recurso à pesquisa, reflexão, trabalho autónomo e demonstração.
Serão desenvolvidas através de sessões T (expositivo), TP onde serão realizadas leituras, análises e discussão de documentos de situações da prática dos cuidados ao nível do aconselhamento contracetivo e planeamento familiar. As PL serão uma oportunidade para a simulação de situações da prática cuidados assistenciais em aconselhamento contracetivo e no treino de habilidades na colocação/remoção de contraceção de longa duração, permitindo o desenvolvimento de skills numa área especifica dos cuidados assistenciais a esta população. A componente autónoma da unidade curricular deverá ser utilizada pelos formandos para leitura, reflexão crítica e autoanálise que potenciem a tomada de decisão e desenvolvimento de competências em enfermagem especializada.
A avaliação assenta num trabalho individual (100%). 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com as metodologias utilizadas, pretendemos que o mestrando adquira, aprofunde, consolide e mobilize competências que promovam o seu desenvolvimento ao nível dos cuidados de qualidade à mulher/casal/família inserida na comunidade no âmbito do planeamento familiar, assente na melhor evidência científica. As atividades são organizadas de acordo com os conteúdos programáticos, estimulando à prática baseada na evidência, ao comportamento ético e pensamento crítico. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Águas, F., Bombas, T., & Silva, D. P. (2016). Avaliação das práticas contracetivas das mulheres em Portugal. Acta Obstet Ginecol Port, 10 (3),184-192.
Bitzer, J.; Marin, V., & Lira, J. (2017). Contraceptive counselling and care: A personalized interactive approach. The European Journal of Contraception & Reproductive Health Care, 22 (6), 418¿423.
Palma, S., Presado, H., & Ayres-de-Campos, D. (2021). Perceção dos enfermeiros portugueses sobre a tomada de decisão contracetiva de mulheres após aborto voluntário: Contributo de um grupo focal. New Trends in Qualitative Research, 8, 707-714.
Palma, S., Taborda, A., Nunes, N., Cardoso, M., & Presado, M. H. (2020). Aconselhamento Contracetivo na Interrupção Voluntária da Gravidez: Revisão Sistemática. New Trends in Qualitative Research, 3, 372¿384