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Estágio IV - Estágio e Relatório em ESMO na Sala de Parto

Código: MESMO13    Sigla: EERESP

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5596/2020 30 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,67
Orientação Tutorial: 1,33

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,67
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   0,53
Hélia Maria da Silva Dias   0,53
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,53
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,53
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,53
Orientação Tutorial Totais 12 15,96
Açucena de Jesus Galhanas Guerra - ESSAUDE   3,32
Hélia Maria da Silva Dias   2,00
Maria da Conceição Fernandes Santiago   3,33
Sara Elisabete Cavaco Palma   2,66
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   2,66

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hélia Maria da Silva Dias Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Prestar cuidados especializados de enfermagem à parturiente e recém - nascido em situação de saúde e doença
Integrar a equipa de saúde prestadora de cuidados à parturiente e recém - nascido em situação de saúde e doença
Elaborar relatório de estágio
Aptidões/Competências
Pretende-se que o formando mobilize e integre as competências comuns e específicas regulamentadas pela ordem dos enfermeiros e cumulativamente demonstre que:
Fundamenta e reflete a prática clínica especializada em saúde materna e obstétrica tendo por base a prática baseada na evidência.
Avalia, divulga e discute os resultados da ação/intervenção.
Desenvolve o autoconhecimento, a assertividade e uma prática profissional, e ética no seu campo de intervenção.
Baseia a sua praxis clínica especializada em sólidos e válidos padrões do conhecimento.
Gere os cuidados, adapta a liderança e a gestão dos recursos às situações e ao contexto visando a otimização da qualidade dos cuidados.

Conteúdos programáticos

Conteúdos abordados nas unidades do Curso, nomeadamente:
- Enfermagem Avançada
- Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia
- Promoção da saúde
- Fisiopatologia Obstétrica, Ginecológica e Neonatal
- Socioantropologia da Maternidade, Paternidade e Família
- Gestão em enfermagem
- Investigação em enfermagem
- Comunicação pessoal e interpessoal
- Novas Formas do Cuidar - Opção
- Preparação para a Maternidade/Paternidade - Opção
- Cuidar em ESMO nos extremos da vida reprodutiva
- Estágio de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia na Comunidade
- Estágio de ESMO na Gravidez, Ginecologia e Puerpério
- Estágio em Neonatologia 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Ao pretender-se que o estudante preste cuidados especializados de enfermagem à parturiente, recém - nascido e família em situação de saúde doença é fundamental que baseie a sua praxis clínica em sólidos padrões de conhecimento com enfâse nos conteúdos abordados nas unidades curriculares ocorridas durante os semestres anteriores.
Atendendo que a abordagem nas situações de saúde/doença são cada vez mais complexas, o estudante deve igualmente atender à singularidade do sujeito de cuidados - parturiente, RN, família - à diversidade dos contextos onde os cuidados são produzidos, à interprofissionalidade e à transdisciplinaridade em que a intervenção de enfermagem ocorre, pelo que os conteúdos programáticos enumerados são indispensáveis. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O mestrando desenvolve projeto de aprendizagem em cuidados especializados em ESMO em sala de partos. Orientação individual do mestrando pelo enfermeiro especialista com grau de mestre e supervisão do docente. Avaliação do estágio (560 h) considerado o Projeto e a Avaliação do Desempenho. Elaboração do relatório, 200h (20-OT, 140-E, 40-S). Deve conter uma reflexão crítica das atividades desenvolvidas em contexto de estágio, com recurso à revisão sistemática da literatura e mobilização de competências (comuns e específicas) na perspetiva da Prática Baseada na Evidência. O relatório de estágio é objeto de apreciação e discussão pública, momento privilegiado da capacidade científica do mestrando no conhecimento no tema e na área de especialização conforme previsto no ponto 4 do art.º 5.º do Regulamento dos Mestrados do IPSantarém (Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho). Avaliação de estágio - 50% (heteroavaliação superior a 10 valores). Relatório de estágio - 50% pela prova pública.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A intervenção em enfermagem especializada em saúde materna e obstétrica caracteriza-se por um nível elevado de conhecimento especializado, que suportado no desenvolvimento de uma atitude reflexiva, permite ao profissional o aprofundamento de competências de julgamento e decisão em situações novas e complexas, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional.
A experiência profissional desenvolvida a partir da prática baseada na evidência, constituiu-se como estratégia na prestação de cuidados de elevada qualidade, onde os resultados de investigação aplicada adquirem uma dimensão a valorizar. Pretende-se que os formandos se envolvam ativamente no seu processo de formação. A elaboração do projeto de aprendizagem (projeto de estágio) do formando vai contribuir para uma melhor sistematização da sua aprendizagem permitindo ir ao encontro das suas motivações e interesses. A operacionalização deste projeto taduz-se na prestação de cuidados de enfermagem de saúde materna e obstétrica à mulher/RN/pai/família. Neste sentido, será também solicitado um relatório que irá permitir ao formando a auto consciencialização de si no contexto da prática especializada em ESMO, visando ganhos em saúde da mulher/RN/pai/família.
O relatório é realizado sob orientação direta de um professor da área e deverá demostrar a capacidade do formando em identificar problemas e desenvolver soluções, de refletir sobre as ações realizadas e as suas implicações éticas e sociais e de comunicar adequadamente as suas conclusões.
Por outro lado a orientação tutorial, enquanto metodologia, permite um acompanhamento especializado, questionando as diferentes opções provenientes da prática clínica, relevantes para o conhecimento e desenvolvimento da enfermagem em saúde materna e obstétrica.
O relatório para discussão final é elaborado ao longo do estágio e espera-se que seja revelador de aprendizagens a partir de um processo auto formativo, de pesquisa sistemática e reflexão, mobilizador de um agir em contexto clínico.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Davidson, M.R., London, M. L., & Ladewig, P.A.W. (2008). Maternal newborn nursing woman's health across the lifespan, 8th ed. Perason Ed.
Dias, H. (2020). Importância da preparação para o parto. In Santos-Rocha, R (coord.). Guia da gravidez ativa: Atividade física, exercício físico, desporto e saúde na gravidez e pós-parto. Escola Superior de Desporto de Rio Maior, IPSantarém.
Graça, L.M. (2018). Medicina Materno Fetal. (5ªed). Lidel
HocKenberry, M. J., & Wilson, D. (2014). Wong: Enfermagem da criança e do adolescente (9ª ed.). (Vols I-II). Lusociência.
Lowdermilk, D. L., & Perry, S. E. (2008). Enfermagem na maternidade (7ª ed.). Lusociência.
Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lidel.
Sequeira, A., Pousa, O., & Amaral, C. F. (2020). Procedimentos de enfermagem em saúde materna e obstétrica. Lidel.