Código: | MESMO13 | Sigla: | EERESP | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MESMO | 19 | Despacho n.º 5596/2020 | 2º | 30 | 0 | 0 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Prestar cuidados especializados de enfermagem à parturiente e recém - nascido em situação de saúde e doença
Integrar a equipa de saúde prestadora de cuidados à parturiente e recém - nascido em situação de saúde e doença
Elaborar relatório de estágio
Aptidões/Competências
Pretende-se que o formando mobilize e integre as competências comuns e específicas regulamentadas pela ordem dos enfermeiros e cumulativamente demonstre que:
Fundamenta e reflete a prática clínica especializada em saúde materna e obstétrica tendo por base a prática baseada na evidência.
Avalia, divulga e discute os resultados da ação/intervenção.
Desenvolve o autoconhecimento, a assertividade e uma prática profissional, e ética no seu campo de intervenção.
Baseia a sua praxis clínica especializada em sólidos e válidos padrões do conhecimento.
Gere os cuidados, adapta a liderança e a gestão dos recursos às situações e ao contexto visando a otimização da qualidade dos cuidados.
Conteúdos abordados nas unidades do Curso, nomeadamente:
- Enfermagem Avançada
- Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia
- Promoção da saúde
- Fisiopatologia Obstétrica, Ginecológica e Neonatal
- Socioantropologia da Maternidade, Paternidade e Família
- Gestão em enfermagem
- Investigação em enfermagem
- Comunicação pessoal e interpessoal
- Novas Formas do Cuidar - Opção
- Preparação para a Maternidade/Paternidade - Opção
- Cuidar em ESMO nos extremos da vida reprodutiva
- Estágio de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia na Comunidade
- Estágio de ESMO na Gravidez, Ginecologia e Puerpério
- Estágio em Neonatologia
Ao pretender-se que o estudante preste cuidados especializados de enfermagem à parturiente, recém - nascido e família em situação de saúde doença é fundamental que baseie a sua praxis clínica em sólidos padrões de conhecimento com enfâse nos conteúdos abordados nas unidades curriculares ocorridas durante os semestres anteriores.
Atendendo que a abordagem nas situações de saúde/doença são cada vez mais complexas, o estudante deve igualmente atender à singularidade do sujeito de cuidados - parturiente, RN, família - à diversidade dos contextos onde os cuidados são produzidos, à interprofissionalidade e à transdisciplinaridade em que a intervenção de enfermagem ocorre, pelo que os conteúdos programáticos enumerados são indispensáveis.
O mestrando desenvolve projeto de aprendizagem em cuidados especializados em ESMO em sala de partos. Orientação individual do mestrando pelo enfermeiro especialista com grau de mestre e supervisão do docente. Avaliação do estágio (560 h) considerado o Projeto e a Avaliação do Desempenho. Elaboração do relatório, 200h (20-OT, 140-E, 40-S). Deve conter uma reflexão crítica das atividades desenvolvidas em contexto de estágio, com recurso à revisão sistemática da literatura e mobilização de competências (comuns e específicas) na perspetiva da Prática Baseada na Evidência. O relatório de estágio é objeto de apreciação e discussão pública, momento privilegiado da capacidade científica do mestrando no conhecimento no tema e na área de especialização conforme previsto no ponto 4 do art.º 5.º do Regulamento dos Mestrados do IPSantarém (Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho). Avaliação de estágio - 50% (heteroavaliação superior a 10 valores). Relatório de estágio - 50% pela prova pública.
A intervenção em enfermagem especializada em saúde materna e obstétrica caracteriza-se por um nível elevado de conhecimento especializado, que suportado no desenvolvimento de uma atitude reflexiva, permite ao profissional o aprofundamento de competências de julgamento e decisão em situações novas e complexas, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional.
A experiência profissional desenvolvida a partir da prática baseada na evidência, constituiu-se como estratégia na prestação de cuidados de elevada qualidade, onde os resultados de investigação aplicada adquirem uma dimensão a valorizar. Pretende-se que os formandos se envolvam ativamente no seu processo de formação. A elaboração do projeto de aprendizagem (projeto de estágio) do formando vai contribuir para uma melhor sistematização da sua aprendizagem permitindo ir ao encontro das suas motivações e interesses. A operacionalização deste projeto taduz-se na prestação de cuidados de enfermagem de saúde materna e obstétrica à mulher/RN/pai/família. Neste sentido, será também solicitado um relatório que irá permitir ao formando a auto consciencialização de si no contexto da prática especializada em ESMO, visando ganhos em saúde da mulher/RN/pai/família.
O relatório é realizado sob orientação direta de um professor da área e deverá demostrar a capacidade do formando em identificar problemas e desenvolver soluções, de refletir sobre as ações realizadas e as suas implicações éticas e sociais e de comunicar adequadamente as suas conclusões.
Por outro lado a orientação tutorial, enquanto metodologia, permite um acompanhamento especializado, questionando as diferentes opções provenientes da prática clínica, relevantes para o conhecimento e desenvolvimento da enfermagem em saúde materna e obstétrica.
O relatório para discussão final é elaborado ao longo do estágio e espera-se que seja revelador de aprendizagens a partir de um processo auto formativo, de pesquisa sistemática e reflexão, mobilizador de um agir em contexto clínico.
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Graça, L.M. (2018). Medicina Materno Fetal. (5ªed). Lidel
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Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lidel.
Sequeira, A., Pousa, O., & Amaral, C. F. (2020). Procedimentos de enfermagem em saúde materna e obstétrica. Lidel.