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Preparação para a Maternidade/Paternidade

Código: MESMO17    Sigla: PMP

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMO 19 Despacho n.º 5596/2020 2 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

9.MESMO

Ensino Teórico: 8,00
Teórico-Práticas: 15,00
Trabalho de Campo: 10,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 1,00
Trabalho de Campo: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Hélia Maria da Silva Dias   0,00
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Sara Elisabete Cavaco Palma   1,00
Trabalho de Campo Totais 1 0,67
Sara Elisabete Cavaco Palma   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sara Elisabete Cavaco Palma Responsável
Hélia Maria da Silva Dias Co-Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos: Analisar a intervenção do enfermeiro especialista de saúde materna e obstetrícia na preparação para a maternidade/paternidade.
Aptidões e Competências
- Identifica e desenvolve os princípios fundamentais, conhecimentos e técnicas da preparação da mulher/casal para o parto.
- Reflete sobre a importância do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstetrícia como na promoção de um nascimento seguro, saudável e gratificante para mulher/casal com a utilização de métodos não farmacológicos de alívio da dor.

Conteúdos programáticos

Preparação para a Maternidade / Paternidade
Definição de conceitos
Objectivos da preparação para a maternidade/paternidade
Estratégias de preparação para a maternidade/paternidade

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Ao pretender-se que o estudante analise a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstetrícia na preparação para a maternidade/paternidade é fundamental que este desenvolva conhecimentos no âmbito da Educação de Adultos/ Andragogia, em diferentes métodos utilizados na preparação para o parto, nomeadamente na preparação para o parto pelo método psicoprofilático. Os estudantes devem desenvolver também habilidades múltiplas que permitam desenvolver o treino da preparação para o parto pelo método psicoprofilático.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões letivas presenciais:
- Sessões expositivas;
- Práticas simuladas;
- Análise de situações da prática dos cuidados.
- Leitura e análise de documentos. Trabalho Autónomo
- Análise de bibliografia acerca das temáticas, para desenvolver competências no âmbito da temática.
-Leitura, análise e sistematização das ideias a partir de bibliografia recomendada e específica para cada tema abordado.
- Pesquisa bibliográfica e leituras complementares orientada pelo docente
Avaliação: A avaliação será operacionalizada através do desenvolvimento de um trabalho de grupo: Trabalho escrito ponderação de (50%) e apresentação em sala de aula, ponderação de 50%. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Na abordagem desta unidade curricular prevê-se o recurso a sessões expositivas segundo o método interativo permitindo aos estudantes participar na sua própria aprendizagem, com consequente aumento da motivação, bem como o recurso a análise de documentos, que irão proporcionar um enriquecimento da aprendizagem por recurso a diversas fontes documentais. Por outro lado promove-se uma análise reflexiva individual, em pequenos grupos, no grupo alargado e com o professor, que irá permitir compreender a especificidade da intervenção do enfermeiro no âmbito da preparação para a maternidade/paternidade, ou seja, no âmbito da preparação para o nascimento.
A utilização de práticas simuladas pretende desenvolver o treino para a preparação para a maternidade /paternidade. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Dias, H. (2020). Importância da preparação para o parto. In R. Santos-Rocha (Ed.), Guia da gravidez ativa- Atividade física, exercício físico, desporto e saúde na gravidez e pós-parto, (pp. 43-46). Rio Maior: Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-8768-26-1 (versão impressa) e ISBN: 978-989-8768-27-8 (versão digital).
Lowdermilk, D. L.; Perry, S. E. (2008). Enfermagem na Maternidade.7ªed., Loures: Lusodidacta.
Néné, M., Marques, R., & Batista, M. (2016). Enfermagem de saúde materna e obstetrícia. Lisboa: Lidel.
Ramos, R., Alexandre, T., Cruz, O., Torcato, L., Carteiro, D., & Dias, H. (2020). Estratégias terapêuticas não convencionais durante o trabalho de parto: Uma scoping review. Revista da UIIPS, 8(1), 310-320.