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Enfermagem Avançada e Ética

Código: MESMP01    Sigla: EA-E
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMP 12 Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºMESMP

Ensino Teórico: 31,00
Teórico-Práticas: 12,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,00
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,00
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis   1,66
Emília de Carvalho Coutinho   1,33
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis   0,33
Emília de Carvalho Coutinho   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Responsável
Maria Teresa Vieira Coelho Coordenação Científica
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Criticar os modelos de enfermagem e escolas de pensamento com base nas conceções teóricas e filosóficas
Analisar a prática baseada na evidência e outras formas de prática em enfermagem
Diferenciar a natureza da ação de enfermagem face a outras profissões
Refletir criticamente sobre casos clínicos, partindo da conceção de enfermagem, mobilizando as suas taxonomias e sistemas de informação
Desenvolver competências éticas e deontológicas para a tomada de decisão, com vista à conceção, planeamento, intervenção e avaliação adequados em contextos de cuidados de saúde


Conteúdos programáticos

Construção e padrões do conhecimento em enfermagem
Escolas de pensamento
Metaparadigma de enfermagem
Teorias de pequeno e médio alcance e modelos
Enfermagem disciplina e profissão
Enfermagem avançada e prática baseada na evidência
Natureza da ação de enfermagem e metacompetência
Da multiculturalidade à interculturalidade em enfermagem
Translação do conhecimento
Taxonomias e sistemas de informação em enfermagem
Enfermagem e o direito
Fundamentos, princípios e processo de tomada de decisão ética
Código deontológico do enfermeiro
Responsabilidade profissional

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta Unidade curricular pretende-se desenvolver uma perspetiva de enfermagem baseada na evidência científica. A partir da abordagem das teorias de enfermagem e do desenvolvimento da profissão, aprofunda- se uma perspetiva de enfermagem avançada, com mobilização da natureza da ação e da metacompetência, como instrumentos de reflexão sobre a prática e na prática. A enfermagem é uma intervenção complexa que recorre a taxonomias e a sistemas de informação para desenvolver uma abordagem centrada nas pessoas, famílias e comunidades. Constitui-se num domínio de intervenção caracterizado pela utilização de modelos teóricos como suporte à prática baseada na evidência, alicerçada na reflexão em torno das competências profissionais. Os conteúdos abordados visam ainda dar suporte à implementação de estratégias complexas na resolução de problemas e dilemas éticos numa lógica adequada à tomada de decisão ética em enfermagem.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Abordagem teórico concetual das diferentes temáticas. Descrição e análise reflexiva das práticas e análise de problemas relacionados com a prática. O trabalho autónomo dos mestrandos é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a autoaprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC.
A avaliação assenta no trabalho em grupo (70%) com apresentação e um momento de avaliação individual (30%). O trabalho é suportado em evidências científicas pesquisadas em bases de dados, refletindo pensamento crítico e boas práticas promotoras da aprendizagem.
É necessária uma classificação final individual de 10 valores para obter aprovação. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta unidade curricular pretende-se que os mestrandos desenvolvam a sua capacidade de intervenção caracterizada por um nível mais elevado de saberes numa lógica de resolução de problemas e dilemas éticos. Promove-se que estabeleçam objetivos e formulem opções para a ação, baseados na prática, teoria e investigação, mobilizando as suas experiências. Visa-se o desenvolvimento de uma visão da complexidade da ação de cuidar, fundamentada de forma critica e reflexiva sobre os fenómenos do processo de cuidados. Estimula-se o desenvolvimento pessoal partindo da sistematização das questões da complexidade e da intervenção enquanto profissionais competentes, na lógica da reflexividade sobre a ação com a mobilização de conhecimento especializado. As metodologias que têm por base a leitura e análise de textos, a análise e discussão para a resolução de problemas de casos baseada na prática de enfermagem são consideradas adequadas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alligood M.R. (2018). Nursing theorists and their work (9th ed) Missouri: Elsevier
Chinn, P. L., Kramer, M. K., & Sitzman, K. (2022) Knowledge development in nursing: Theory and process (11 ed) Elsevier
Coutinho, E. et al (2018) A competência cultural em enfermagem e a Mediação Intercultural preventiva. Migrações (15) 66-81
Higa E., Coutinho, E. & et al (2021) Caminhos da Investigação qualitativa na promoção da saúde. RBPS 34, 1-3
ICN (2019). ICNP Browser https://www.icn.ch/
Neves, M. (2018) Ética aplicada. Lisboa: Edições 70
OE (2015). Código deontológico do enfermeiro. Estatuto da OE. Anexo à Lei nº 156/2015 de 16 de setembro. Portugal: OE
Reis, A. et al (2022) Direito da família. In M.H. Figueiredo (Ed), Enfermagem de saúde familiar (118-120) Lidel
Reis, A. & Coutinho, E. (2022)A interculturalidade no cuidar a mulher grávida autóctone e migrante. In J. Amendoeira (Ed) Saúde individual e comunitária. 51-60 Relgráfica
Silva, M.O (Coord) (2020) Ética em medicina. Lidel