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Gestão em Enfermagem

Código: MESMP02    Sigla: GE
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMP 11 Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºMESMP

Ensino Teórico: 15,33
Teórico-Práticas: 7,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,33
Teórico-Práticas: 0,66

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,33
Olivério de Paiva Ribeiro   1,33
Teórico-Práticas Totais 1 0,66
Olivério de Paiva Ribeiro   0,66

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Olivério de Paiva Ribeiro Responsável
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica
Maria Teresa Vieira Coelho Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Analisar criticamente os modelos e políticas de saúde; Identificar as especificidades do mercado da saúde;
Reconhecer os elementos de suporte à tomada de decisão no consumo de cuidados de saúde;
Criticar teorias e modelos de gestão eficiente de recursos humanos, materiais e da informação.

Conteúdos programáticos

1.Economia da saúde e Finanças:
Princípios
Os cuidados de saúde e a noção de utilidade
Características específicas do mercado da saúde
Acesso e utilização de serviços de saúde
Sistemas de saúde e financiamento
2. Marketing e qualidade de serviços de Saúde:
O marketing como filosofia de gestão
Do marketing estratégico ao marketing operacional
Conceitos e modelos de qualidade; Qualidade de produtos e serviços
A contratualização e auditorias
Gestão do risco
Segurança dos Doente e Profissionais
3.Gestão de recursos humanos e Liderança:
Liderança, delegação e dotações seguras, gestão de conflitos, gestão de cuidados e supervisão clínica
Avaliação de desempenho
A formação como instrumento de gestão
Questões Legais em saúde
4.Gestão de recursos materiais:
Eficiência e racionalização de recursos
Níveis e reposição de stocks
Distribuição interna de produtos
5.A gestão da informação como elemento de mudança da gestão:
Informação clínica e a informação administrative
Sistemas de Informação em Enfermagem

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A aquisição de conhecimentos no domínio da gestão em saúde e em particular da enfermagem permitem uma maior compreensão dos modelos e teorias seguidos pelas organizações, facilitando o pensamento reflexivo sobre as diferentes áreas de intervenção. Por outro lado, a abordagem sobre métodos e estratégias de intervenção, permitirá aos profissionais desenvolverem nos seus locais de trabalho outras formas de intervenção mais dinâmicas e criativas. Os conteúdos programáticos estão, pois, em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que o programa apresentado associa conceitos e conteúdos facilitadores e impulsionadores de competências conducentes à conceção e implementação de uma gestão eficaz e eficiente

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias centram-se na participação ativa dos estudantes.
Nas aulas teóricas será privilegiado o método expositivo e reflexivo com exposição dos conceitos dos conteúdos, e análise.

Nas aulas teórico-práticas será realizada a aplicação prática dos conceitos de cada tópico, através da resolução de diferentes exercícios
O trabalho autónomo do estudante prevê a pesquisa em bases de dados científicas, sociedades e/ou organizações idóneas e realização de trabalho individual ou de grupo sobre os conteúdos programáticos com supervisão do docente.
A avaliação será apresentada no início da unidade curricular vom base nas seguintes propostas: teste individual escrito (100%) ou trabalho de grupo/individual e teste escrito, com cotação máxima de 40% para o trabalho individual/grupo, com apresentação. A classificação final resulta da nota do teste escrito individual ou da média aritmética dos resultados parciais dos dois momentos de avaliação formal. 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino utilizadas preconizam a mobilização e reforço de conhecimentos dos estudantes de um modo participativo e reflexivo e centram-se na participação ativa dos estudantes e baseiam-se no método expositivo, na resolução de problemas/análise de textos e reflexão critica. Através destas metodologias pretende-se desenvolver no estudante a análise critica/reflexiva bem como o desenvolvimento experiencial, indo ao encontro dos objetivos delineados para o exercício profissional especializado.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barros, P. P. (2013). Economia da Saúde: Conceitos e comportamentos. Coimbra: Almedina
Campos, A. (2017). Percursos marcantes na saúde: Olhares sobre a saúde. Coimbra: Almedina
Carvalho, M. J. (2013). Gestão em Saúde em Portugal: Uma década perdida. Porto: Vida Económica
Fachada, O. (2014). Liderança: prática da liderança, a liderança na prática. Lisboa:Sílabo
Mateus, D., & Serra, S. (2017). Gestão em saúde. Loures: Lusodidacta
Portugal, M. N. (2015). Empreendedorismo: gestão estratégica. Lisboa: Escolar
*Ribeiro O, Pinto A., Santiago A , Martins H. , Cabral T. (2016). Nursing clinical teaching supervision: Portuguese students¿ perception. Aten Primaria. 48 (Espec Cong 1):207-211
*Ribeiro, O.,Vieira, M.; Cunha, M.(2014). Costs and benefits of nursing clinical education for hospital institutions.Atencion Primaria 46 (S5): 195-201.
*Ribeiro, O., Neves, N. (2016). Perceção do empowerment dos enfermeiros numa organização de saúde. Millenium RE -Série 2, n.º1: