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Gestão em Enfermagem

Código: MESMP02    Sigla: GE
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMP 12 Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºMESMP

Ensino Teórico: 15,33
Teórico-Práticas: 7,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,33
Teórico-Práticas: 0,66

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,33
Olivério de Paiva Ribeiro   1,33
Teórico-Práticas Totais 1 0,66
Olivério de Paiva Ribeiro   0,66

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Olivério de Paiva Ribeiro Responsável
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica
Maria Teresa Vieira Coelho Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Analisar criticamente os modelos e políticas de saúde; Identificar as especificidades do mercado da saúde;
Reconhecer os elementos de suporte à tomada de decisão no consumo de cuidados de saúde;
Criticar teorias e modelos de gestão eficiente de recursos humanos, materiais e da informação.

Conteúdos programáticos

1.Economia da saúde e Finanças:
Princípios
Os cuidados de saúde e a noção de utilidade
Características específicas do mercado da saúde
Acesso e utilização de serviços de saúde
Sistemas de saúde e financiamento
2. Marketing e qualidade de serviços de Saúde:
O marketing como filosofia de gestão
Do marketing estratégico ao marketing operacional
Conceitos e modelos de qualidade; Qualidade de produtos e serviços
A contratualização e auditorias
Gestão do risco
Segurança dos Doente e Profissionais
3.Gestão de recursos humanos e Liderança:
Liderança, delegação e dotações seguras, gestão de conflitos, gestão de cuidados e supervisão clínica
Avaliação de desempenho
A formação como instrumento de gestão
Questões Legais em saúde
4.Gestão de recursos materiais:
Eficiência e racionalização de recursos
Níveis e reposição de stocks
Distribuição interna de produtos
5.A gestão da informação como elemento de mudança da gestão:
Informação clínica e a informação administrative
Sistemas de Informação em Enfermagem

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A aquisição de conhecimentos no domínio da gestão em saúde e em particular da enfermagem permitem uma maior compreensão dos modelos e teorias seguidos pelas organizações, facilitando o pensamento reflexivo sobre as diferentes áreas de intervenção. Por outro lado, a abordagem sobre métodos e estratégias de intervenção, permitirá aos profissionais desenvolverem nos seus locais de trabalho outras formas de intervenção mais dinâmicas e criativas. Os conteúdos programáticos estão, pois, em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que o programa apresentado associa conceitos e conteúdos facilitadores e impulsionadores de competências conducentes à conceção e implementação de uma gestão eficaz e eficiente

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As metodologias centram-se na participação ativa dos estudantes.
Nas aulas teóricas será privilegiado o método expositivo e reflexivo com exposição dos conceitos dos conteúdos, e análise.

Nas aulas teórico-práticas será realizada a aplicação prática dos conceitos de cada tópico, através da resolução de diferentes exercícios
O trabalho autónomo do estudante prevê a pesquisa em bases de dados científicas, sociedades e/ou organizações idóneas e realização de trabalho individual ou de grupo sobre os conteúdos programáticos com supervisão do docente.
A avaliação será apresentada no início da unidade curricular vom base nas seguintes propostas: teste individual escrito (100%) ou trabalho de grupo/individual e teste escrito, com cotação máxima de 40% para o trabalho individual/grupo, com apresentação. A classificação final resulta da nota do teste escrito individual ou da média aritmética dos resultados parciais dos dois momentos de avaliação formal. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino utilizadas preconizam a mobilização e reforço de conhecimentos dos estudantes de um modo participativo e reflexivo e centram-se na participação ativa dos estudantes e baseiam-se no método expositivo, na resolução de problemas/análise de textos e reflexão critica. Através destas metodologias pretende-se desenvolver no estudante a análise critica/reflexiva bem como o desenvolvimento experiencial, indo ao encontro dos objetivos delineados para o exercício profissional especializado.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barros, P. P. (2013). Economia da Saúde: Conceitos e comportamentos. Coimbra: Almedina
Campos, A. (2017). Percursos marcantes na saúde: Olhares sobre a saúde. Coimbra: Almedina
Carvalho, M. J. (2013). Gestão em Saúde em Portugal: Uma década perdida. Porto: Vida Económica
Fachada, O. (2014). Liderança: prática da liderança, a liderança na prática. Lisboa:Sílabo
Mateus, D., & Serra, S. (2017). Gestão em saúde. Loures: Lusodidacta
Portugal, M. N. (2015). Empreendedorismo: gestão estratégica. Lisboa: Escolar
*Ribeiro O, Pinto A., Santiago A , Martins H. , Cabral T. (2016). Nursing clinical teaching supervision: Portuguese students¿ perception. Aten Primaria. 48 (Espec Cong 1):207-211
*Ribeiro, O.,Vieira, M.; Cunha, M.(2014). Costs and benefits of nursing clinical education for hospital institutions.Atencion Primaria 46 (S5): 195-201.
*Ribeiro, O., Neves, N. (2016). Perceção do empowerment dos enfermeiros numa organização de saúde. Millenium RE -Série 2, n.º1: