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Promoção e Prevenção em Saúde Mental

Código: MESMP04    Sigla: PPSM
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMP 12 Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica 5 50 125

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºMESMP

Ensino Teórico: 22,50
Teórico-Práticas: 13,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Teórico-Práticas: 1,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Amadeu Matos Gonçalves   1,00
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,33
Amadeu Matos Gonçalves   0,66
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Amadeu Matos Gonçalves Responsável
Maria Teresa Vieira Coelho Coordenação Científica
Maria Clara Martins Cunha André - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Utilizar o conhecimento reflexivo sobre Saúde Mental
Integrar o pensamento crítico sobre Políticas e Projetos de Saúde Mental
Reconhecer a importância da proteção, promoção e influência dos diferentes contextos de vida, ao longo do ciclo vital, na saúde mental dos indivíduos, grupos e comunidades
Reconhecer a importância do diagnóstico de Saúde Mental: individual, grupal, familiar e comunitário.

Conteúdos programáticos

Conceitos de promoção e prevenção da doença mental e intervenção precoce;
Determinantes estruturais de saúde mental;
Política global de saúde mental e Comunidades mentalmente saudáveis;
Fatores relacionados com a idade e com os ¿settings¿;
Fatores de proteção e de promoção da saúde mental;
Fatores predisponentes, precipitantes e sinais precoces de problemas de saúde mental;
Medidas de prevenção da perturbação mental e proteção da saúde mental nos grupos vulneráveis;
Problemas mentais dos pais e perturbações mentais das crianças;
Programas de sensibilização e redução de riscos;
Comorbilidade e efeito dos comportamentos aditivos sobre a saúde;
Saúde mental em situação de catástrofe;
Modelos de avaliação participada de base comunitária;
Orientações técnicas e políticas relativas as pessoas, grupos e comunidades vulneráveis;
Estratégias de empoderamento da pessoa, família e grupos em risco;
Estratégias e metodologias de Treino na educação do indivíduo e comunidades.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos organizam-se de forma articulada e coerente com os objetivos definidos. O 1º capítulo aborda a Saúde Mental com conhecimento reflexivo. Os 2º e 3º capítulos versam as Políticas, Projetos e Plano Nacional de Saúde Mental. As temáticas relacionadas com a proteção e promoção da Saúde Mental nos diferentes contextos de vida e Promoção da Saúde Mental ao longo do ciclo vital, situam-se no 4º e 5º capítulos, pressupondo necessidades diferentes a nível psicológico e de relação que permitam reconhecer a importância da proteção, promoção e influência dos diferentes contextos de vida, ao longo do ciclo vital, na saúde mental dos indivíduos, grupos e comunidades.
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de Identificar Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem na população: Gestão de Emoções, Intervenção na Crise, Técnicas de Empowerment, Relaxamento, Pedagógicas e de Reabilitação Psicossocial.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os conteúdos são lecionados com base numa abordagem teórica e teórico-empírica, construindo um quadro de referência de base, com recurso à metodologia expositiva e dinâmicas de grupo, com análise de artigos de investigação, debates temáticos e análise de legislação.
A componente autónoma será desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares como suporte à realização de exercícios práticos que potenciem a integração dos conceitos.
O processo de avaliação inclui um momento de avaliação individual (frequência) e avaliação do trabalho de grupo sujeito a
apresentação/discussão em sala de aula. A cotação da frequência nunca será inferior a 80% e a cotação das outras formas de avaliação nunca será superior a 20%. A avaliação da unidade curricular resultará do somatório da nota da frequência com a valoração do trabalho de grupo. A aprovação global à unidade curricular pressupõe que o estudante tenha obtido uma classificação 10 valores.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos propostos visam dotar os estudantes de conhecimento reflexivo sobre Saúde Mental; Políticas e Projetos de Saúde Mental a nível regional e Nacional, o Plano Nacional de Saúde Mental, Importância da proteção, promoção e influência dos diferentes contextos de vida, na saúde mental dos indivíduos, grupos e comunidades.
Pretende-se também que desenvolvam competências relacionadas com a importância do diagnóstico de Saúde Mental: individual, grupal, familiar e comunitário, Identificação de Intervenções de Enfermagem a nível individual, grupal, familiar e comunitário: Gestão de Emoções, Intervenção na Crise, Técnicas de Empowerment, Relaxamento, Psicoeducativas e de Reabilitação Psicossocial.
Nessa perspetiva as metodologias de ensino propostas facilitam o desenvolvimento de competências de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional que lhe permitam a assistência á pessoa ao longo do ciclo de vida, família, grupos e comunidade na otimização da saúde mental, mobilizando dinâmicas de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cruz, C., et al.. (2016). Comportamentos hostis em adolescentes: Intervenção educativa dos professores. INFAD Revista de Psicología, 1(2), 403-411.
Cruz, C., Nelas, P., Chaves, C., Almeida, M., & Costa, S. (2016). O suporte social dos estudantes do ensino superior. INFAD Revista de Psicología, 2(1), 81-88.
Gonçalves, A. M., Cabral, L. R., Ferreira, M. C., Martins, M. C., & Duarte, J. C. (2017). Negative life events and resilience in higher education students. EJSBS, 19(2), 2381-2392.
Gonçalves, A; Cabral, L; Cruz, C; Chaves, C; Sequeira, C; Rodrigues, J . (2021). Literacia em saúde mental positiva nos enfermeiros de cuidados de Saúde primários. International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología, Nº1 - Volumen 1, 2021. ISSN: 0214-9877. pp:71-84
Cabral, L., et al.. (2016). A situação de crise em Portugal e a saúde mental dos profissionais de saúde. RPESM, Especial 3, 57-62.