Código: | MESMP12 | Sigla: | EUP | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MESMP | 3 | Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 1º | 15 | 210 | 420 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Visa dotar os estudantes de competências (cognitivas, interpessoais, instrumentais) na área das urgências psiquiátricas procurando: -Identificar situações de urgência psiquiátrica. -Atuar terapeuticamente em contexto de urgência psiquiátrica. -Gerir situações de urgência psiquiátrica com o doente, família e profissionais de saúde. -Elaborar diagnóstico de Saúde Mental: individual, grupal e familiar; -Intervir a nível individual, grupal, familiar e comunitário na Gestão de Emoções, Intervenção na Crise, Técnicas de Empowerment, Relaxamento, Pedagógicas e de Reabilitação Psicossocial; -Implementar estratégias de investigação em saúde mental e psiquiátrica, tendo em vista a melhoria do nível de saúde dos indivíduos, família e grupos; -Evidenciar capacidade de reflexão na ação e sobre a ação elaborando um portfólio reflexivo das atividades desenvolvidas
A UC Ensino Clínico - Opção Urgência Psiquiátrica visa concretizar o desenvolvimento de conhecimentos e competências na prática especializada e investigativa, a ser desenvolvida em contexto de Urgências psiquiátricas. O estudante irá desenvolver a sua aprendizagem na prestação de cuidados de enfermagem diferenciados, integrando uma equipa de enfermagem/saúde. O estudante realizará o Ensino clínico com base num projeto, apresentado no final um relatório.
O estudante tem a possibilidade de criar o seu próprio percurso formativo, em função das suas áreas de interesse e a sua experiência prévia. Assim, cada estudante constrói e implementa o seu projeto em consonância com os objetivos de modo a integrar os conhecimentos obtidos ao longo do curso. Tendo presentes os objetivos o estudante irá desenvolver na prática os cuidados de enfermagem aos clientes, de uma forma integral e segundo uma metodologia científica Os conteúdos programáticos constam da realização de atividades em contexto profissional e em situações clinicas de maior complexidade, acompanhados de tutores especialistas na área.
A metodologia ativa de aprendizagem do tipo compreensiva, centrada e co-planificada no e com o estudante, possibilita o feedback imediato, potencia autoaprendizagens dinâmicas e a metacognição indutores da inovação e da criatividade. As metodologias de seminário, de orientação tutorial e da pesquisa em bases cienntificas, alicerçam o ensino por meta-competências em contextos reais, apelam ao pensamento crítico e reflexivo, ao debate e a respostas concretas baseadas em evidência científica com vista à resolução de problemas complexos. A discussão e a partilha com os pares, potencia aprendizagens colaborativas e liga o novo conhecimento a aprendizagens prévias.
A garantia da justeza e fiabilidade da avaliação assenta num processo contínuo, aferido por um instrumento de avaliação sustentado no referencial das competências da Ordem para os cuidados especializados em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. A avaliação resulta respectivamente da avaliação contínua dos tutores e professor (75%) e dos trabalhos realizados (25%). Estas diretrizes explicitadas via orientação tutorial são divulgadas na plataforma Moodle.
Sendo os objetivos direcionados para a prática especializada, as metodologias procuram adequar-se aos objetivos mobilizando os conhecimentos teóricos para a melhoria da qualidade dos cuidados. Nas estratégias a utilizar nos ensinos clínicos pretende-se que os estudantes se envolvam ativamente no seu processo de formação. Deste modo, em cada ensino clínico, o estudante desenvolve a sua aprendizagem em prática clínica. Sob orientação do tutor, o estudante constrói uma reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas, consubstanciadas num portefólio e num relatório. É apresentado aos estudantes o planeamento do estágio, onde consta: Objetivos, orientações metodológicas, instrumento de avaliação, competências a desenvolver, trabalhos a realizar, Tutores, Unidades de cuidados, horários e faltas, entre outros assuntos.
Albuquerque, C., Cunha, M., et al, (2020). Fatores de risco para a saúde mental infanto-juvenil: conhecimentos dos agentes educativos. Acta Paul Enferm, 33: 10.37689/acta-ape/2020ao0256 Lima, A. L., Cunha, M. (2021). Agroquímicos e suicídio: uma emergência epidemiológica? Servir 2: 75-81. Ribeiro, H. P., & Ponte, A. (Coords.). (2018). Urgências psiquiátricas. Lidel Ribeiro, V. S.; Cunha, M., et al, (2019). Knowledge Questionnaire over Forensics Nursing Practices adaptation to Brazil and psychometric properties. Referência, serIV (23), 99-106. 10.12707/RIV19045 Santos, E., ¿ Cunha, M. et al, (2017). Effectiveness of haloperidol prophylaxis in critically ill patients with a high risk of delirium. Journal Logo - JBI Database of Systematic Reviews and Implementation Reports 15 5: 1440-1472 Sousa, L., Albuquerque, J.M., Cunha, M., et al, (2021). Psychological impact of COVID-19 on healthcare workers: prevalence systematic review. Acta Paul Enferm, 34: eAPE003775, 10.37689/acta-ape/2021