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Economia da Saúde

Código: MGUS001    Sigla: ES
Área Científica: Estatística

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGUSE 23 Despacho n.º 6503/2017, de 26 de julho 5 30 125
Despacho n.º 12399/2023, de 04 dezembro 5 30 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MGUS-1-7ED

Teórico-Práticas: 8,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,07

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,07
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira   2,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Compreender os conceitos e instrumentos da microeconomia e aplicar a questões relacionadas com a procura e a oferta de cuidados de saúde.
O2. Compreender o papel dos incentivos, concorrência e regulação no funcionamento do mercado dos cuidados de saúde.
O3. Discutir o papel do governo no mercado de saúde.
O4. Compreender e analisar criticamente diferentes modelos de financiamento identificando as suas forças, fraquezas e os seus desafios.
O5. Desenvolver a capacidade dos alunos para interpretar e aplicar estudos de avaliação económica em saúde

Conteúdos programáticos

CP1. Aspetos económicos do mercado dos cuidados de saúde e Crescimento das despesas em saúde.
CP2. Aspetos específicos do setor da saúde e da economia da saúde (como a incerteza e assimetria de informação, entre outros).
CP3. A procura de saúde e de cuidados de saúde.
CP4. Problemas de informação no mercado dos cuidados de saúde.
CP5. Procura de seguros. Seleção adversa no mercado dos seguros.
CP6. Produção e oferta de cuidados de saúde
CP7. Organização e financiamento dos sistemas de saúde.
CP8. Avaliação económica em saúde.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita:
OA1 ¿ CP1, CP2 e CP3 do programa
OA2 ¿ CP2, CP4 e CP5 do programa
OA3 ¿ CP3 e CP6 do programa
OA4 ¿ CP7do programa
OA5 ¿ CP8 do programa

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas serão teórico-práticas com exposição dos CP previstos na UC, bem como a análise e discussão de textos, de casos de estudo. Recorrer-se-á também a seminários com participação de oradores convidados. Nas aulas presenciais recorrer-se-á às seguintes metodologias:
M1 ¿ método expositivo (para a exposição dos conceitos e teorias fundamentais);
M2 ¿ método participativo (envolver os estudantes na discussão de textos, de casos de estudo, debates sobre a componente teórica);
M3 ¿ método ativo (para dinâmicas de desenvolvimento de competências, trabalhos individuais e de grupo).
Nas aulas a distância síncronas recorrer-se-á às seguintes metodologias:
M1 ¿ método expositivo
M2 ¿ método participativo (análise crítica de casos);
M3 ¿ método ativo (para dinâmicas de trabalhos de grupo em contexto digital).
Avaliação contínua compreenderá dois elementos de avaliação:
Trabalho de grupo (40%),
Teste escrito (60%).
A Avaliação por Exame realização de exame escrito.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A exposição dos conceitos e teorias fundamentais (M1) dota os alunos dos conhecimentos necessários para identificarem os principais conceitos e instrumentos da microeconomia aplicados ao setor da saúde (OA1), bem como compreender e discutir criticamente o papel regulador do Estado ou os diferentes modelos de financiamento (OA3, OA4 e OA5).
A discussão de textos, a resolução e a análise critica de casos (M2), relacionados com a procura e oferta de cuidados de saúde, o papel do Estado ou avaliação económica (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5), permitirão os estudantes abordar a complexidade na tomada de decisão na afetação de recursos.
A pesquisa e realização de um trabalho temático e as dinâmicas de grupo (M3) contribuirão para o desenvolvimento do pensamento crítico (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5).
Em síntese:
OA1 ¿ M1, M2 e M3
OA2 ¿ M2 e M3
OA3 ¿ M1, M2 e M3
OA4 ¿ M1, M2 e M3
OA5 ¿ M1, M2 e M3

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barros, PP. (2018). Economia da saúde: conceitos e comportamentos. 3ª edição atualizada, reimpressão Coimbra: Edições Almedina.
Folland S, Goodman & AC, Stano M.(2017). The economics of health and health care. 8th ed.. New York: Routledge.
Phelps CE. (2018). Health economics. 6th ed. New York: Routledge.
Artigos científicos e relatórios indicados no final de cada tópico.