Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacitar para a identificação das características dominantes da Governação em Saúde Compreender o estatuto da governação em saúde nas políticas públicas de saúde Analisar as transições epidemiológicas em saúde no âmbito das políticas públicas Identificar as dimensões da efetividade de cuidados a partir da centralidade do cidadão nos cuidados de saúde
Conteúdos programáticos
- A governação em saúde: do conceito abstrato À operacionalização no terreno - Políticas Públicas de Saúde - As transições paradigmáticas - A Saúde como contexto de Cuidados - A oferta e a procura dos cuidados de Saúde - A centralidade do cidadão nos processos de cuidados de saúde.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são propostos em função dos objetivos de aprendizagem, procurando integrar os conhecimentos e competências de forma a favorecer a multiprofissionalidade e a multidisciplinaridade inerente à complexidade em saúde, decorrendo da complexidade das organizações, dos recursos fundamentais à qualidade dos cuidados considerando o cidadão como centro dos processos de cuidados de saúde.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de abordagem aos conteúdos procurará mobilizar os conhecimentos profissionais dos alunos, tendo como base a avaliação diagnóstica, considerada uma das dimensões fundamentais no planeamento da abordagem formativa.
Serão utilizadas sessões expositivas complementadas com pesquisa orientada em fontes documentais, incluindo bases de dados científicas.
A evidência científica sobre os temas em discussão será integrada numa abordagem centrada no aluno, promovendo a reflexão crítica e a aplicação prática dos conhecimentos.
A avaliação formativa incidirá na participação dos alunos ao longo do desenvolvimento dos conteúdos, sendo os indicadores e a metodologia de avaliação discutidos no início do processo.
A avaliação sumativa será realizada com recurso a um instrumento de avaliação a definir, tendo em conta as características do grupo de alunos, nomeadamente a diversidade profissional e disciplinar.
Avaliação
Avaliação formativa - Participação dos aprendentes na abordagem de conteúdo, discutindo os indicadores e metodologia.
Avaliação sumativa - Avaliação definida de acordo com o grupo de aprendentes, diversidade profissional e área temática.
Documento de avaliação de trabalho individual - 60% Apresentação de trabalho em Seminário - 40%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A coerência ocorre a partir dos princípios da formação de adultos e da centralidade da aprendizagem no aprendente.
Os objetivos de aprendizagem são demonstrados a partir das capacidades de análise e reflexão sobre as condições do exercício da atividade profissional, a partilha de conhecimentos, experiências, qualificações e competências a partilhar com o grupo de aprendentes.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Amendoeira, J.; Ferreira, MR. (2022) Modelos Teóricos nas práticas/Gestão de Cuidados, 214-260 pp IN:Parreira, P. et al (2022). Gestão nas Organizações de SAúde. Vol.1. Matriz Organizacional, Política e Assessoria. ESEnfC, 3 volumes; ISBN: 978-989-332321
Amendoeira, J. (Org.) et al(2022) Saúde Individual e Comunitária. A saúde no centro da transdisciplinaridade para a promoção da Qualidade de Vida. Edição: Centro de Investigação em Qualidade de Vida. ISBN: 978-989-54983-5-2
Barroso, F.; Sales, L., & Ramos, S. (2021). Guia Prático para a segurança do doente. Lisboa: LIDEL
Bernardino, M. (2017). Gestão em Saúde. Lisboa: Almedina
Seid, S.; Amendoeira, J.; Ferreira, R. (2023) Self-care and Quality of Life Among Adult Patients with Heart Failure: Scoping Review. Sage Open Nursing, Vol 9; 1-15, DOI: 10.1177/23779608231193719