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Gestão Estratégica e Qualidade em Saúde

Código: MGUS005    Sigla: GEQS
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://siesgt.ipsantarem.pt/esgt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MGUS005&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2020
Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGUSE 24 Despacho n.º 6503/2017, de 26 de julho 5 30 125
Despacho n.º 12399/2023, de 04 dezembro 5 30 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MGUS-1-7ED

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,07

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,07
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira - ESSAUDE / ESGTS   2,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira - ESSAUDE / ESGTS Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 Analisar e refletir gestão de estratégias organizacionais com recursos a metodologias e instrumentos de análise estratégica.
OA2 Criticar teorias e modelos de gestão estratégica por referência à missão, visão e definição dos objetivos estratégicos da organização.
OA3 Desenvolver Capacidade de tomada de decisão, espírito de iniciativa, empreendedorismo, resolução de problemas e promoção de ações de melhoria para uma cultura de qualidade em saúde.

Conteúdos programáticos

CP1 Gestão das Organizações.
1.1 Perspetivas de evolução.
CP2 Gestão e Planeamento estratégico.
2.1 Conceito.
2.2 Importância.
2.3 Implementação.
CP3 - Atitude Estratégica.
3.1 - Princípios da Estratégia.
3.2 - Evolução Concetual e Instrumentos.
CP4 Modelos de Gestão Estratégica.
4.1 - Análise SWOT.
4.2 - Balanced Scorecard.
CP5 Qualidade em Saúde
5.1 - Gestão da Qualidade
5.2 - Ciclo de Deming e Princípios da qualidade
5.3 - Avaliação da qualidade em saúde

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A gestão estratégica enquadrada na gestão das organizações implica a tomada de decisão sobre o que a Organização deverá fazer no sentido de atingir um estado desejável garantindo que todas as ações necessárias serão implementadas com sucesso.
A gestão estratégica envolve a organização no seu todo e específica a missão, visão, objetivos e plano de gestão pelo que o recurso à utilização de metodologias como a análise SWOT e o Balanced scorecard são fundamentais.
Mais do que definir o conceito de estratégia e seus princípios, importa compreender modelos de gestão estratégica que permitam formular a estratégia assegurando o sucesso da organização.
A formulação da estratégia e os modelos e instrumentos de gestão estratégica pressupõem a definição da missão, dos objetivos e valores da Organização, bem como a avaliação dos ¿resultados¿ da organização. Dimensões inerentes à gestão da qualidade e concretamente à qualidade em saúde.
Para o OA1 contribuem CP1, CP2 e CP3.
Para o OA2 contribuem CP2, CP3 e CP4.
Para o OA3 contribuem CP3, CP4 e CP5.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Utiliza-se metodologia expositiva (M1), demonstrativa e participativa (M3), recorrendo a exemplos práticos, leitura e pesquisa orientada em bases de dados científicas.
Nas horas a distância síncronas é realizada a orientação tutorial enquadrada numa metodologia de aprendizagem centrada no estudante contribuindo também para a elaboração do trabalho escrito.
Desenvolve-se um seminário de apresentação e discussão de trabalhos.
(M1) método expositivo - para a componente teórica.
(M2) método demonstrativo - demonstração através de exemplos.
(M3) método participativo e (M5) ativo - envolvendo os formandos na análise de casos práticos, estudos de caso com vista a integração e consolidação de conhecimentos e debates sobre a componente teórica.
(M6) Auto-estudo - relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
Trabalho escrito de grupo (70%) e apresentação oral (30%) 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Considerando o conhecimento em gestão e enquanto colaboradores de uma organização é essencial aprofundar conhecimentos, criticar conceitos, métodos e instrumentos fundamentais ao desenvolvimento de uma ¿prática¿ de gestão estratégica contextualizada através do recurso às várias metodologias referidas.
O trabalho escrito de grupo e sua apresentação em seminário permite aprofundar conhecimentos, tomar decisões, refletir e apresentar proposta de resolução de problemas (numa área de interesse específica) no sentido da melhoria contínua e qualidade das organizações de saúde, com espirito de iniciativa e uma atitude empreendedora.

OA1 - M1, M2, M3 e M5 (A1)
OA2 - M1, M3, M4 e M5 (A1)
OA3 - M3, M4, M5, (A1 e A2)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amendoeira, J. & Ferreira, R. (2022). Modelos teóricos nas práticas/gestão de cuidados. 214-260. In Parreira, P., Castilho, A., Rocha, M., Martins, M., Santos, M. & Sousa, M., L. Gestão nas organizações de saúde. Matriz organizacional, política e assessoria. OE; AACSP; CUDC.
Bernardino, M. (2019). Gestão em saúde. Organização interna dos serviços. Almedina
Ferreira, R. & Amendoeira, J. (2020). Clinical governance, leadership, and health care quality: a scoping review. Book Abstracts 1st ICMTT102.
Frederico, M. & Sousa, F. (2022). Gerir com qualidade em saúde. Lidel
Ralha, J. (2020). Da gestão em saúde. Casos práticos. Para melhorar as competências das equipas de gestão. Edições Sílabo.
Silva, E., Martinho, S. & Ferreira, R. (2021). Sistema integrado de gestão de inscritos para cirurgia aos olhos da gestão estratégica. Revista da UI_IPSantarém. Edição Temática: Ciências da Vida e da Saúde, 9(1), 143-157.