Código: | MGUS006 | Sigla: | CDO | |
Área Científica: | Gestão e Administração |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MGUSE | 32 | Despacho n.º 6503/2017, de 26 de julho | 1º | 5 | 30 | 125 |
Teórico-Práticas: | 31,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
1. Conhecer o objeto de estudo do comportamento organizacional
2. Compreender os fundamentos das atitudes e comportamentos em contexto organizacional
3. Compreender o que influencia a motivação das pessoas no trabalho e como ativar esta competência (Competência Instrumental)
4. Desenvolver competências de liderança individual e de equipas (Competência Interpessoal)
5. Promover o desenvolvimento organizacional através de uma eficaz gestão da mudança (Competência Interpessoal)
6. Adquirir competências de gestão ética em instituições de saúde (Competência Interpessoal)
1. Introdução ao Comportamento e Desenvolvimento Organizacional
2. Atitudes e Comportamentos
3. Motivação
4. Liderança
5. Gestão da mudança
6. Ética em instituições de saúde
Os objetivos 1 e 2 são concretizados através dos conteúdos programáticos 1 e 2. À competência instrumental (obj. #3) corresponde o conteúdo programático n.º 3. Às competências interpessoais (obj. # 4, 5 e 6) correspondem os conteúdos programáticos n.º 4, 5 e 6.
METODOLOGIA DE ENSINO: Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas, sempre que possível, com casos práticos. Os estudantes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a simulação de situações, análise e discussão de casos. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Os alunos são convidados a escolher entre a realização de um teste escrito OU um trabalho de análise e reflexão crítica sobre um dos tópicos do programa (Trabalho escrito e Apresentação oral).
Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem das competências instrumentais e interpessoais. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de estudos de caso e da análise de situações aproximadas da realidade.
- Cunha, M. P.; Rego, A.; Cunha, R. C; Cabral-Cardoso, C.; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento
Organizacional e Gestão (8ª ed.). Lisboa: Editora RH.
- Ashcroft, R.; Dawson, A.; Draper, H. & McMillan, J. R. (Ed.). (2007). Principles of Health Care Ethics (2nd Ed.).
Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
- Bancaleiro, J. (2006). Scorecard de Capital Humano - Como medir o activo mais importante da sua empresa. Lisboa:
Editora RH.
- Blanchard, K. (2015). Um Nível Superior de Liderança (3ª ed). Lisboa: Actual Editora.
- Ferreira, A. I. & Martinez, L. F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: Editora RH.
- Northouse, P. (2010). Leadership: Theory and Practice (5th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
- Rego, A. & Cunha, M.P. (2004). A Essência da Liderança: Mudança x Resultados x Integridade (2ª Edição). Lisboa:
Editora RH.