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Comportamento e Desenvolvimento Organizacional

Código: MGUS006    Sigla: CDO
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGUSE 32 Despacho n.º 6503/2017, de 26 de julho 5 30 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MGUS-1-6ED

Teórico-Práticas: 31,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,07

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,07
Nuno Francisco Mendes Santos Jorge   2,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer o objeto de estudo do comportamento organizacional
2. Compreender os fundamentos das atitudes e comportamentos em contexto organizacional
3. Compreender o que influencia a motivação das pessoas no trabalho e como ativar esta competência (Competência Instrumental)
4. Desenvolver competências de liderança individual e de equipas (Competência Interpessoal)
5. Promover o desenvolvimento organizacional através de uma eficaz gestão da mudança (Competência Interpessoal)
6. Adquirir competências de gestão ética em instituições de saúde (Competência Interpessoal) 

Conteúdos programáticos

1. Introdução ao Comportamento e Desenvolvimento Organizacional
2. Atitudes e Comportamentos
3. Motivação
4. Liderança
5. Gestão da mudança
6. Ética em instituições de saúde 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos 1 e 2 são concretizados através dos conteúdos programáticos 1 e 2. À competência instrumental (obj. #3) corresponde o conteúdo programático n.º 3. Às competências interpessoais (obj. # 4, 5 e 6) correspondem os conteúdos programáticos n.º 4, 5 e 6. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

METODOLOGIA DE ENSINO: Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão expostos através de aulas ilustradas, sempre que possível, com casos práticos. Os estudantes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a simulação de situações, análise e discussão de casos. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Os alunos são convidados a escolher entre a realização de um teste escrito OU um trabalho de análise e reflexão crítica sobre um dos tópicos do programa (Trabalho escrito e Apresentação oral). 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem das competências instrumentais e interpessoais. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de estudos de caso e da análise de situações aproximadas da realidade. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Cunha, M. P.; Rego, A.; Cunha, R. C; Cabral-Cardoso, C.; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento
Organizacional e Gestão (8ª ed.). Lisboa: Editora RH.
- Ashcroft, R.; Dawson, A.; Draper, H. & McMillan, J. R. (Ed.). (2007). Principles of Health Care Ethics (2nd Ed.).
Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
- Bancaleiro, J. (2006). Scorecard de Capital Humano - Como medir o activo mais importante da sua empresa. Lisboa:
Editora RH.
- Blanchard, K. (2015). Um Nível Superior de Liderança (3ª ed). Lisboa: Actual Editora.
- Ferreira, A. I. & Martinez, L. F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: Editora RH.
- Northouse, P. (2010). Leadership: Theory and Practice (5th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications.
- Rego, A. & Cunha, M.P. (2004). A Essência da Liderança: Mudança x Resultados x Integridade (2ª Edição). Lisboa:
Editora RH.