Código: | MGUS015 | Sigla: | DNC | |
Área Científica: | Gestão/Saúde |
Página Web: | https://siesgt.ipsantarem.pt/esgt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MGUS005&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2020 |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGUSE | 41 | Despacho n.º 6503/2017, de 26 de julho | 2º | 20 | 31 | 125 |
Teórico-Práticas: | 25,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Formulação de um problema de investigação científica com suporte num quadro de referência em gestão e saúde;
Desenho de uma metodologia adequada para a implementação empírica;
Produção de um relatório de investigação científica em Gestão de Unidades de Saúde
Divulgação dos resultados da investigação.
Mobilização integrada dos conteúdos das unidades curriculares Metodologia e Projeto de Investigação previstos neste CE, com ênfase na problemática, no desenho do estudo, na utilização de instrumentos de colheita de dados, análise de dados e discussão dos resultados.
A gestão de unidades de saúde mobiliza na atualidade uma perspetiva complexa na qual a multifatoriedade e multidimensionalidade dos fatores a considerar assume especial relevância, implicando o desenvolvimento de competências dos mestrandos na identificação dos fenómenos a investigar, conscientes da capacidade de produção de resultados que permitam adequar as decisões a concretizar à resolução dos problemas identificados.
A Investigação desenvolvida constituir-se-á como produtora de resultados que serão discutidos em prova publica e comunicados de acordo com os requisitos da divulgação de achados científicos.
Com esta Unidade curricular pretende-se desenvolver competências de investigação, promovendo a aprendizagem pelos mestrandos, da realização de estudo(s) com especial foco nas diferentes áreas de interesse identificadas e desenvolvidas individualmente.
Considerando o tópico de interesse será desenvolvida uma metodologia adequada à mesma, sob orientação do professor que reunir melhor perfil para o acompanhamento e orientação em todo o processo investigativo.
Os mestrandos devem demonstrar a capacidade para desenvolver todas as etapas do processo de investigação, incluindo a divulgação dos resultados.
A metodologia privilegia o trabalho do estudante mediado pela orientação tutorial e supervisão científica do professor ou professores, mobilizando para o processo a revisão da literatura, a revisão sistemática de literatura e a recolha de dados primários, com recurso a instrumentos de colheita de dados, no âmbito do problema em estudo.
É elaborado um relatório que se constitui como objeto de apreciação e discussão pública, constituindo momento privilegiado de prova de capacidade científica do mestrando, evidenciando um conhecimento especializado no tema e na área de especialização.
Seminários presenciais ou com recurso a plataformas digitais para apresentação e/ou discussão de trabalhos.
A avaliação será formativa e de processo no domínio da participação dos aprendentes ao longo do processo de investigação, discutindo os indicadores e metodologia no início do mesmo (60%).
A avaliação sumativa será concretizada através da discussão pública do referido relatório (40%).
A coerência ocorre a partir dos princípios da formação de adultos e da centralidade da aprendizagem no aprendente. Os objetivos de aprendizagem são demonstrados a partir das capacidades de produção e análise de dados e resultados obtidos a partir do processo de investigação que se desenvolve em torno de um tópico de interesse para o aprendente, bem como para o contexto/organização/sociedade onde o mesmo se insere.
Amendoeira, J., Silva, M., Ferreira, R., & Dias, H. (2021). Tutorial revisão sistemática de literatura: a scoping review. Instituto Politécnico de Santarém ESSaúde.
978-989-33-2553-. http://hdl.handle.net/10400.15/3784
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Bryman, A. (2021). Bryman's Social Research Methods. (Sixth edition). Oxford University Press
Christensen, L. & Turner, L. (2021). Research Methods, Design, and Analysis (13th ed.). Pearson.
Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th ed.). SAGE Publications InC.
Jonker, J., Pennink, B. & Morgado, P. (2019). Metodologia de Investigação em Ciências Económicas - Um guia conciso para estudantes de mestrado e doutoramento em ciência de gestão. Actual Editora
Vilelas, J. (2020). Investigação: O Processo de Construção do Conhecimento (3ª). Edições Sílabo.