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Dissertação de Natureza Científica

Código: MGUS015    Sigla: DNC
Área Científica: Gestão/Saúde

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://siesgt.ipsantarem.pt/esgt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MGUS005&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2020
Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGUSE 40 Despacho n.º 6503/2017, de 26 de julho 20 31 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MGUS-2-6ED

Teórico-Práticas: 25,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Formulação de um problema de investigação científica com suporte num quadro de referência em gestão e saúde;
Desenho de uma metodologia adequada para a implementação empírica;
Produção de um relatório de investigação científica em Gestão de Unidades de Saúde
Divulgação dos resultados da investigação.

Conteúdos programáticos

Mobilização integrada dos conteúdos das unidades curriculares Metodologia e Projeto de Investigação previstos neste CE, com ênfase na problemática, no desenho do estudo, na utilização de instrumentos de colheita de dados, análise de dados e discussão dos resultados.
A gestão de unidades de saúde mobiliza na atualidade uma perspetiva complexa na qual a multifatoriedade e multidimensionalidade dos fatores a considerar assume especial relevância, implicando o desenvolvimento de competências dos mestrandos na identificação dos fenómenos a investigar, conscientes da capacidade de produção de resultados que permitam adequar as decisões a concretizar à resolução dos problemas identificados.
A Investigação desenvolvida constituir-se-á como produtora de resultados que serão discutidos em prova publica e comunicados de acordo com os requisitos da divulgação de achados científicos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta Unidade curricular pretende-se desenvolver competências de investigação, promovendo a aprendizagem pelos mestrandos, da realização de estudo(s) com especial foco nas diferentes áreas de interesse identificadas e desenvolvidas individualmente.
Considerando o tópico de interesse será desenvolvida uma metodologia adequada à mesma, sob orientação do professor que reunir melhor perfil para o acompanhamento e orientação em todo o processo investigativo.
Os mestrandos devem demonstrar a capacidade para desenvolver todas as etapas do processo de investigação, incluindo a divulgação dos resultados.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia privilegia o trabalho do estudante mediado pela orientação tutorial e supervisão científica do professor ou professores, mobilizando para o processo a revisão da literatura, a revisão sistemática de literatura e a recolha de dados primários, com recurso a instrumentos de colheita de dados, no âmbito do problema em estudo.
É elaborado um relatório que se constitui como objeto de apreciação e discussão pública, constituindo momento privilegiado de prova de capacidade científica do mestrando, evidenciando um conhecimento especializado no tema e na área de especialização.
Seminários presenciais ou com recurso a plataformas digitais para apresentação e/ou discussão de trabalhos.
A avaliação será formativa e de processo no domínio da participação dos aprendentes ao longo do processo de investigação, discutindo os indicadores e metodologia no início do mesmo (60%).
A avaliação sumativa será concretizada através da discussão pública do referido relatório (40%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A coerência ocorre a partir dos princípios da formação de adultos e da centralidade da aprendizagem no aprendente. Os objetivos de aprendizagem são demonstrados a partir das capacidades de produção e análise de dados e resultados obtidos a partir do processo de investigação que se desenvolve em torno de um tópico de interesse para o aprendente, bem como para o contexto/organização/sociedade onde o mesmo se insere. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amendoeira, J., Silva, M., Ferreira, R., & Dias, H. (2021). Tutorial revisão sistemática de literatura: a scoping review. Instituto Politécnico de Santarém ESSaúde.
978-989-33-2553-. http://hdl.handle.net/10400.15/3784
American Psychological Association (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th Ed.). American Psychological Association.
Bryman, A. (2021). Bryman's Social Research Methods. (Sixth edition). Oxford University Press
Christensen, L. & Turner, L. (2021). Research Methods, Design, and Analysis (13th ed.). Pearson.
Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th ed.). SAGE Publications InC.
Jonker, J., Pennink, B. & Morgado, P. (2019). Metodologia de Investigação em Ciências Económicas - Um guia conciso para estudantes de mestrado e doutoramento em ciência de gestão. Actual Editora
Vilelas, J. (2020). Investigação: O Processo de Construção do Conhecimento (3ª). Edições Sílabo.