Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Ao concluir esta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1. Formular de um problema de investigação integrado em Gestão de Unidades de Saúde; OA2. Desenhar uma metodologia adequada à resolução do problema de investigação; OA3. Produzir um relatório de projeto aplicado em Gestão de Unidades de Saúde; OA4. Divulgar os resultados da investigação.
Conteúdos programáticos
De um modo geral, os conteúdos programáticos consistem em orientações técnico-científicas indispensáveis à realização do projeto aplicado pelo mestrando, particularmente no seu desenho teórico-metodológico e técnico, na sua organização interna, no cumprimento das necessárias convenções académicas e na manutenção de um padrão elevado de rigor, qualidade e atualidade científica. No entanto, alguns conteúdos programáticos deverão ser contemplados: CP1. Observação, análise de contexto, público-alvo e domínios de aplicação; CP2. Desenvolvimento de um projeto de investigação; CP3. Metodologia e estratégia de análise, desenho e implementação de soluções no domínio da gestão em unidades de saúde; CP4. Operacionalização de metodologias e estratégias de investigação e desenvolvimento no domínio gestão de unidades de saúde. CP5 . Escrita de um relatório de investigação e disseminação de resultados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos da unidade curricular enquanto orientações técnico-científicas a definir de forma a enquadrar cada orientação e de acordo com o processo de trabalho do estudante numa área temática específica é coerente com o objetivo de garantir e promover o desenvolvimento de um projeto aplicado a um objeto ou domínio específicos. Desta forma, o CP1 e CP2 contribuem para OA1, CP3 e CP4 para OA2 e CP5 para OA3 e OA4. Cabe ao orientador garantir que o estudante desenvolve um projeto de qualidade e inovador, estimulando o seu espírito analítico, crítico e reflexivo, assim como a eficaz comunicação dos resultados.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O estudante será orientado por um docente, proposto à Coordenação do Curso pelo estudante, e apresentar a proposta do tema e plano de Projeto Aplicado integrado numa organização com relevância para o sector da saúde. O acompanhamento das atividades a realizar pelo estudante será efetuado por um profissional de referência da organização onde se desenvolve o Projeto Aplicado. A avaliação decorre da apresentação e discussão pública do relatório de Projeto Aplicado, perante um júri constituído para o efeito.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A coerência ocorre a partir dos princípios da formação de adultos e da centralidade da aprendizagem no aprendente. Os objetivos de aprendizagem são demonstrados a partir das capacidades de produção e análise de dados e resultados obtidos a partir do processo de investigação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Coghlan, D. (2018). Conducting Action Research for Business and Management Students, London, Sage. Correia, A. & Mesquita, A. (2014). Mestrados e Doutoramentos - Estratégias para a elaboração de trabalhos científicos: o desafio da excelência. 2.ª Edição. Vida Económica. Gray, D.E. (2013). Doing research in the real world. London, Sage. Kerzner, H. (2013). Project Management: A systems approach to planning, scheduling, and controlling, 11th Ed. New Jersey: Wiley Latham, G. (2018). Becoming the evidence-based manager: Making the science of management work for you. 2nd Ed. Boston: Davis-Black. Thomas, D. & Hodges, I. (2010). Designing and Managing Your Research Project Core Skills for Social and Health Research. London, Sage. Thomas, G. (2013). How to Do Your Research Project. 2nd Ed. London, Sage. A restante bibliografia será definida por cada docente orientador em articulação estreita com o estudante, de acordo com a natureza e especificidades científicas do projeto a desenvolver.