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Projeto Aplicado

Código: MGUS016    Sigla: PA
Área Científica: Gestão/Saúde

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGUSE 5 Despacho n.º 6503/2017, de 26 de julho 20 31 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MGUS-2-6ED

Teórico-Práticas: 25,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,67

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,67
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT   1,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao concluir esta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
OA1. Formular de um problema de investigação integrado em Gestão de Unidades de Saúde;
OA2. Desenhar uma metodologia adequada à resolução do problema de investigação;
OA3. Produzir um relatório de projeto aplicado em Gestão de Unidades de Saúde;
OA4. Divulgar os resultados da investigação.

Conteúdos programáticos

De um modo geral, os conteúdos programáticos consistem em orientações técnico-científicas indispensáveis à realização do projeto aplicado pelo mestrando, particularmente no seu desenho teórico-metodológico e técnico, na sua organização interna, no cumprimento das necessárias convenções académicas e na manutenção de um padrão elevado de rigor, qualidade e atualidade científica.
No entanto, alguns conteúdos programáticos deverão ser contemplados:
CP1. Observação, análise de contexto, público-alvo e domínios de aplicação;
CP2. Desenvolvimento de um projeto de investigação;
CP3. Metodologia e estratégia de análise, desenho e implementação de soluções no domínio da gestão em unidades de saúde;
CP4. Operacionalização de metodologias e estratégias de investigação e desenvolvimento no domínio gestão de unidades de saúde.
CP5 . Escrita de um relatório de investigação e disseminação de resultados.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos da unidade curricular enquanto orientações técnico-científicas a definir de forma a enquadrar cada orientação e de acordo com o processo de trabalho do estudante numa área temática específica é coerente com o objetivo de garantir e promover o desenvolvimento de um projeto aplicado a um objeto ou domínio específicos.
Desta forma, o CP1 e CP2 contribuem para OA1, CP3 e CP4 para OA2 e CP5 para OA3 e OA4.
Cabe ao orientador garantir que o estudante desenvolve um projeto de qualidade e inovador, estimulando o seu espírito analítico, crítico e reflexivo, assim como a eficaz comunicação dos resultados.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O estudante será orientado por um docente, proposto à Coordenação do Curso pelo estudante, e apresentar a proposta do tema e plano de Projeto Aplicado integrado numa organização com relevância para o sector da saúde.
O acompanhamento das atividades a realizar pelo estudante será efetuado por um profissional de referência da organização onde se desenvolve o Projeto Aplicado.
A avaliação decorre da apresentação e discussão pública do relatório de Projeto Aplicado, perante um júri constituído para o efeito.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A coerência ocorre a partir dos princípios da formação de adultos e da centralidade da aprendizagem no aprendente. Os objetivos de aprendizagem são demonstrados a partir das capacidades de produção e análise de dados e resultados obtidos a partir do processo de investigação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Coghlan, D. (2018). Conducting Action Research for Business and Management Students, London, Sage.
Correia, A. & Mesquita, A. (2014). Mestrados e Doutoramentos - Estratégias para a elaboração de trabalhos científicos: o desafio da excelência. 2.ª Edição. Vida Económica.
Gray, D.E. (2013). Doing research in the real world. London, Sage.
Kerzner, H. (2013). Project Management: A systems approach to planning, scheduling, and controlling, 11th Ed. New Jersey: Wiley
Latham, G. (2018). Becoming the evidence-based manager: Making the science of management work for you. 2nd Ed. Boston: Davis-Black.
Thomas, D. & Hodges, I. (2010). Designing and Managing Your Research Project Core Skills for Social and Health Research. London, Sage.
Thomas, G. (2013). How to Do Your Research Project. 2nd Ed. London, Sage.
A restante bibliografia será definida por cada docente orientador em articulação estreita com o estudante, de acordo com a natureza e especificidades científicas do projeto a desenvolver.