• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MGUS017
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão da Inovação e Empreendedorismo em Saúde

Código: MGUS017    Sigla: GIES
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=TeSPS-008&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2022
Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGUSE 27 Despacho n.º 12399/2023, de 04 dezembro 5 30 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MGUS-1-7ED

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Regina Sardinheiro do Céu Furtado Ferreira Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Analisar criticamente a criação de valor no processo de inovação para a organização;
Refletir capacidades de inovação na gestão de ciclo do Projeto;
Desenvolver Design Thinking como um processo de resolução de problemas e/ou melhoria e tomada de decisão;
Compreender modelos de negócio que incrementam o desenvolvimento de produtos/serviços

Conteúdos programáticos

1  Gestão da inovação  Processo de inovação
1.1. Criação de valor para a organização
2  Capacidades de inovação
3  Empreendedorismo
3.1. Design Thinking
3.2. Gestão do Ciclo do projeto
4  Modelo de negócio

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A necessidade de potenciar o desenvolvimento da organização faz com que a gestão da inovação seja uma área importante para assegurar o sucesso de qualquer organização. No caso das Organizações de Saúde a inovação focaliza-se, nomeadamente pela oferta de serviços cujas características são muito valorizadas pelos clientes, através de processos de inovação no sentido de melhorar a eficiência e a eficácia do serviço prestado. O empreendedorismo surge como inovação, resolução de problemas e tomada de decisão, capacidades que devem ser desenvolvidas e aplicadas com recurso ao design Thinking com apresentação de proposta de modelo de negócios.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As sessões serão centradas no processo individual de aprendizagem dos estudantes, apoiadas no learning by doing e partilha de experiências relevantes.
Nas horas de contacto recorrer-se-á principalmente às metodologias expositiva (M1), demonstrativa (M2) participativa (M3) e ativa (M5).
As horas a distância síncronas, são utilizadas essencialmente na orientação tutorial da utilização das ferramentas de Design Thinking e plano de negócio.
M1 . participativas Conceitos
M2. ativas Apresentação de casos e exemplificação de utilização de ferramentas de design Thinking
M3. Participativas - Discussão de casos e exemplos, com vista a integração e consolidação de conhecimentos.
M5. Ativas Aplicar as ferramentas do Design Thinking e Modelos de negócios.
M4. Autoestudo análise das ferramentas de Design Thinking e elaboração de plano de negócios.




Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Visa-se o desenvolvimento de competências que permitam cumprir os objetivos de aprendizagem com a seguinte distribuição:
OA1 M1, M2 e M3.
OA2 M1, M3 e M5 (A1)
OA3 M3, M4, M5, M6 (A1)
OA4 M1, M3, M4 e M5 (A2)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Blank, S. & Dorf, B. (2020). The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company. John Wiley & Sons, Eds.
Bessant, J. & Tidd, J. (2019). Inovação e empreendedorismo. 3ª. Ed. Bookman
Collins J. & Lazier B. (2020). Beyond Entrepreneurship 2.0. Penguin Random House.
Carvalho, L.C. & Costa, T. (2022). Empreendedorismo. Uma visão global e integradora. 2ª Ed. Edições Sílabo
Meneses, J. W. (2016). Gestão de organizações e criação de valor partilhado. Universidade Católica Editora.
Oliveira, S., Leal, S., Vivas, C., Nascimento, J., Barradas, L., São João, R., Ferreira, R., Passarinho, A., Rodrigues, A., Santos, C., & Amaral, M. (2021). Volto já ¿ Sénior Exchange Program: From Idea to Implementation. Santarém: Instituto Politécnico de Santarém. http://icomtt2020.ipsantarem.pt/ebook; http://hdl.handle.net/10400.15/3396