Código: | MGUS018 | Sigla: | CDO | |
Área Científica: | Gestão |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGUSE | 22 | Despacho n.º 12399/2023, de 04 dezembro | 1º | 5 | 30 | 125 |
Teórico-Práticas: | 29,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de compreender os conceitos para:
OA 1. Caracterizar a liderança nas organizações de saúde;
OA 2. Relacionar a liderança com a cultura organizacional;
OA 3. Identificar fatores para fomentar o trabalho em equipa;
OA 4. Definir estratégias de gestão de conflitos;
AO 5. Definir as estratégias a seguir na gestão da mudança nas organizações de saúde.
CP1. Liderança e gestão nas organizações de saúde.
CP2. Perfis de liderança e cultura organizacional.
CP3. Team building.
CP4. Commitment e Motivação.
CP5. Gestão de conflitos e negociação.
CP6. Gestão da Mudança em Organizações de Saúde.
Esta coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita:
OA1: CP1 do programa
OA2: CP2 do programa
OA3: CP3 e CP4 do programa
OA4: CP5 do programa
OA5: CP6 do programa
As aulas serão teórico-práticas com exposição dos conceitos e teorias fundamentais dos conteúdos programáticos previstos na UC, bem como a análise e discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos, e trabalhos elaborados pelos estudantes. Recorrer-se-á também a seminários com participação de oradores convidados. Neste processo, nas aulas recorrer-se-á às seguintes metodologias:
M1. método expositivo (para a exposição dos conceitos e teorias fundamentais);
M2. método participativo (envolver os estudantes na discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica);
M3. método ativo (para dinâmicas de desenvolvimento de competências, bem como trabalhos individuais e de grupo).
A exposição dos conceitos e teorias fundamentais (M1) dota os alunos dos conhecimentos necessários para identificarem criticamente as abordagens de liderança (OA1, OA2), bem como conhecerem quais os principais conceitos e teorias relacionados com o trabalho em equipa, gestão de conflitos e gestão da mudança (OA3, OA4 e OA5).
A discussão de textos, a resolução de casos e a análise crítica de vídeos e documentários (M2), relacionados com a liderança, motivação, trabalho em equipa, gestão de conflitos e gestão da mudança (OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6), permitirão os estudantes abordar a complexidade do comportamento e desenvolvimento organizacional nas organizações de saúde, atentos às exigências crescentes deste setor.
A pesquisa e realização de um trabalho temático e as dinâmicas de grupo (M3) contribuirão para o desenvolvimento do pensamento crítico e do processo de tomada de decisão, bem como para a aquisição de competências de liderança, gestão da mudança e gestão de conflitos (OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6).
Os diferentes objetivos de aprendizagem serão avaliados através do trabalho a desenvolver e apresentar em sala de aula (A1& A2).
Em síntese:
OA1. M1, M2 e M3 (A1& A2)
OA2. M1, M2 e M3 (A1& A2)
OA3. M1, M2 e M3 (A1& A2)
OA4. M1, M2 e M3 (A1& A2)
OA5. M1, M2 e M3 (A1& A2)
OA6. M1, M2 e M3 (A1& A2).
Borkowski, N. & Meese, K. (2022). Organizational Behavior, Theory, and Design in Health Care. James & bartlett Learning.
Cunha, M.; Rego, A.; Cunha, R. C.; Cardoso, C. C.; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8.ª ed.). Lisboa: RH editora.
Maccoby, M., Norman, C. L., Norman, C. J., Margolies, R. (2013). Transforming Health Care Leadership: A Systems Guide to Improve Patient Care, Decrease Costs, and Improve Population Health. Jossey-Bass.
Parkin, P. (2009). Managing Change in Healthcare: Using Action Research. Sage.
Weiss, D., Tilin, F. & Morgan, M. (2018). The Interprofissional Health Care Team: Leadership and Development (2nd Ed.). Jones & Bartlett Learning.