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Comportamento e Desenvolvimento Organizacional

Código: MGUS018    Sigla: CDO
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGUSE 22 Despacho n.º 12399/2023, de 04 dezembro 5 30 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MGUS-1-7ED

Teórico-Práticas: 29,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,07

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,07
Neuza Manuel Pereira Ribeiro - ESGTS   2,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de compreender os conceitos para:
OA 1. Caracterizar a liderança nas organizações de saúde;
OA 2. Relacionar a liderança com a cultura organizacional;
OA 3. Identificar fatores para fomentar o trabalho em equipa;
OA 4. Definir estratégias de gestão de conflitos;
AO 5. Definir as estratégias a seguir na gestão da mudança nas organizações de saúde.

Conteúdos programáticos

CP1. Liderança e gestão nas organizações de saúde.
CP2. Perfis de liderança e cultura organizacional.
CP3. Team building.
CP4. Commitment e Motivação.
CP5. Gestão de conflitos e negociação.
CP6. Gestão da Mudança em Organizações de Saúde.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita:
OA1: CP1 do programa
OA2: CP2 do programa
OA3: CP3 e CP4 do programa
OA4: CP5 do programa
OA5: CP6 do programa

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas serão teórico-práticas com exposição dos conceitos e teorias fundamentais dos conteúdos programáticos previstos na UC, bem como a análise e discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos, e trabalhos elaborados pelos estudantes. Recorrer-se-á também a seminários com participação de oradores convidados. Neste processo, nas aulas recorrer-se-á às seguintes metodologias:
M1. método expositivo (para a exposição dos conceitos e teorias fundamentais);
M2. método participativo (envolver os estudantes na discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica);
M3. método ativo (para dinâmicas de desenvolvimento de competências, bem como trabalhos individuais e de grupo).

Avaliação: Prova escrita individual (100%)


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A exposição dos conceitos e teorias fundamentais (M1) dota os alunos dos conhecimentos necessários para identificarem criticamente as abordagens de liderança (OA1, OA2), bem como conhecerem quais os principais conceitos e teorias relacionados com o trabalho em equipa, gestão de conflitos e gestão da mudança (OA3, OA4 e OA5).
A discussão de textos, a resolução de casos e a análise crítica de vídeos e documentários (M2), relacionados com a liderança, motivação, trabalho em equipa, gestão de conflitos e gestão da mudança (OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6), permitirão os estudantes abordar a complexidade do comportamento e desenvolvimento organizacional nas organizações de saúde, atentos às exigências crescentes deste setor.
A pesquisa e realização de um trabalho temático e as dinâmicas de grupo (M3) contribuirão para o desenvolvimento do pensamento crítico e do processo de tomada de decisão, bem como para a aquisição de competências de liderança, gestão da mudança e gestão de conflitos (OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6).
Os diferentes objetivos de aprendizagem serão avaliados através do trabalho a desenvolver e apresentar em sala de aula (A1& A2).
Em síntese:
OA1. M1, M2 e M3 (A1& A2)
OA2. M1, M2 e M3 (A1& A2)
OA3. M1, M2 e M3 (A1& A2)
OA4. M1, M2 e M3 (A1& A2)
OA5. M1, M2 e M3 (A1& A2)
OA6. M1, M2 e M3 (A1& A2).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Borkowski, N. & Meese, K. (2022). Organizational Behavior, Theory, and Design in Health Care. James & bartlett Learning.
Cunha, M.; Rego, A.; Cunha, R. C.; Cardoso, C. C.; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8.ª ed.). Lisboa: RH editora.
Maccoby, M., Norman, C. L., Norman, C. J., Margolies, R. (2013). Transforming Health Care Leadership: A Systems Guide to Improve Patient Care, Decrease Costs, and Improve Population Health. Jossey-Bass.
Parkin, P. (2009). Managing Change in Healthcare: Using Action Research. Sage.
Weiss, D., Tilin, F. & Morgan, M. (2018). The Interprofissional Health Care Team: Leadership and Development (2nd Ed.). Jones & Bartlett Learning.