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Recursos Educativos Digitais II

Código: MRDE009    Sigla: RED II
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2369
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MRDE 19 Despacho n.º 6237/2018 7 42 189

Horas Efetivamente Lecionadas

RDE1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,80
Inês Teixeira de Sousa Messias   2,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Inês Teixeira de Sousa Messias Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em linha com os O3 e O7 do CE, no final da UC, o mestrando deverá ser capaz de:
OA1 - Explorar autonomamente ferramentas de criação de RED;
OA2 - Conhecer princípios pedagógicos que orientam a concepção, a concretização e a sustentação de RED;
OA3 - Conceber e desenhar recursos educativos digitais de acordo com critérios de qualidade fundamentados;
OA4 -Desenvolver RED com recurso a ferramentas online e offline;
OA5 - Selecionar, avaliar e organizar recursos digitais para atividades de educação e formação;
OA6 - Publicar e partilhar RED em acesso aberto.

Conteúdos programáticos

C1 - Planeamento e Conceção de RED Abertos
a. Tipos de recursos educativos digitais;
b. Níveis de sofisticação na criação de recursos;
c. Modelos de aprendizagem e criação de recursos;

C2 - Desenvolvimento de RED
a. Ferramentas e aplicativos;
b. Tipos de media estáticos e dinâmicos;
b. Design de Interfaces

C3 - Avaliação de RED
a. Conceitos e fundamentos de avaliação;
b. Dimensões de qualidade na avaliação;
c. Instrumentos, escalas e critérios de avaliação;
d. Modelos de avaliação de recursos.

C4 - Publicação de recursos educativos abertos
a. Repositórios e Bases de dados;
b. Questões legais e éticas na produção, distribuição e utilização de REA.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se com esta UC que os mestrandos a) aprofundem os seus conhecimentos no que diz respeito aos processos de criação e avaliação de recursos educativos digitais, com base em sólidos referenciais de qualidade; b) fiquem capacitados para a adoção, de forma sustentada e progressiva, de novas práticas de seleção, análise e avaliação deste tipo de recursos.
Especificando:
O C1 responde aos OA1 - Explorar autonomamente ferramentas de criação de RED; 
OA2 - Conhecer princípios pedagógicos que orientam a concepção, a concretização e a sustentação de RED e OA3 - Conceber e desenhar recursos educativos digitais de acordo com critérios de qualidade fundamentados.
O C2 está em sintonia com o OA4 -Desenvolver RED com recurso a ferramentas online e offline.
O C3 responde ao OA5 - Selecionar, avaliar e organizar recursos digitais para atividades de educação e formação.
E o C4 dá resposta ao OA6 - Publicar e partilhar RED em acesso aberto.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Privilegiam-se estratégias de trabalho dinâmicas e colaborativas, que incluem: a análise crítica de estudos e experiências nacionais e internacionais neste campo e outros materiais pertinentes às temáticas focadas; a exploração de ferramentas de autoria multimédia; a conceção e o desenvolvimento de recursos educativos digitais com recurso a ferramentas de autoria multimédia.
Para efeito de avaliação por frequência, será tida em conta a: 
  • análise e discussão de trabalhos de investigação e de experiências educativas no domínio dos RED (30%); 
  • planificação, conceção, desenvolvimento, avaliação e publicação de RED aberto (70%).
A avaliação por exame terá um componente teórica (50%) e uma componente prática (50%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todas as estratégias de ensino implementadas nesta unidade curricular visam a compreensão e aplicação dos princípios fundamentais da criação de RED (OA3). As atividades propostas que envolvem a exploração direta de diferentes ferramentas online e offline permitem aos estudantes o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao design de RED, e fomentam a reflexão sobre as suas potencialidades para a aprendizagem dos alunos (OA1, OA2, OA3 e OA4). A análise crítica e a discussão acerca de estudos, experiências educativas e outros textos no domínio da conceção, criação e publicação de RED abertos permite o desenvolvimento da capacidade de reflexão dos mestrandos sobre as potencialidades e os constrangimentos associados, designadamente no que se refere à promoção da interdisciplinaridade, e ao desenvolvimento da literacia digital e da criatividade (OA2, OA5, OA6).

Distribuição de tempo médio de trabalho autónomo por tarefa:
  • Exploração de diferentes ferramentas online e offline para desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao design de RED - 15h
  • Reflexão sobre as potencialidades do RED para a aprendizagem - 20h
  • Análise crítica e discussão sobre estudos, experiências educativas e outros textos no domínio da conceção, criação e publicação de RED abertos - 24h
  • Reflexão sobre as potencialidade e os constrangimentos associados à conceção, criação e publicação de RED abertos - 35h
  • Reflexão, desenho, desenvolvimento e implementação de RED - 60h
  • Reflexão sobre a atividade de desenho, desenvolvimento e implementação de RED - 35h

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  1. Castro, C. (2014). A utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender: práticas dos professores e perspetivas dos especialistas. Tese de Doutoramento. Universidade Católica Portuguesa.
  2. Churchill, D. (2017). Digital Resources for Learning. Publisher: Springer Singapore. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-10-3776-4;
  3. Dirksen, J. (2015). Design for How People Learn (Voices That Matter). New Riders.
  4. Green, T.; Brown, A. (2017). The Educator's Guide to Producing New Media and Open Educational Resources. Routledge.
  5. Unesco. (2015). A Basic Guide to Open Educational Resources. http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002158/215804e.pdf
  6. Unesco (2015). Diretrizes para Recursos educacionais abertos (REA) no Ensino Superior. http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002328/232852por.pdf
  7. Bishop, M. J.; Boling, E.; Elen, J.; Svihla, V. (2020). Handbook of Research in Educational Communications and Technology: Learning Design. DOI:https://doi.org/10.1007/978-3-030-36119-8

Observações