• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MTA2151
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Projecto Industrial

Código: MTA2151    Sigla: PI
Área Científica: Ciência e Tecnologia Alimentar

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTA 9 Despacho n.º 13844/2011 de 14/10 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MTA_1

Teórico-Práticas: 50,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
António José Faria Raimundo - ESA   3,40
Helena Maria Cordeiro de Sousa Mira - ESA   0,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António José Faria Raimundo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Domínio da cadeia de produção e tecnologia do produto (conceção ao consumo); peças dum projeto; trabalho em equipa: estudo prévio; acompanhamento e execução de tarefas; produção, controlo e gestão; resolução de problemas, argumentação; estudo de casos; definição de requisitos; capacidade de recolha, seleção e pesquisa e interpretação de informação; capacidade de comunicação; apresentação escrita e oral.

Conteúdos programáticos

Introdução e objectivos. Produto ou produtos: definição, caraterização. Objetivos do negócio/projeto. Memória escrita. Grupo de trabalho/intervenientes no projecto. Concepção/desenvolvimento dos produtos e da sua produção. Organização e planeamento da produção e seu controlo: layout; organização e otimização das linhas de fabrico. Controlo prático da qualidade e da segurança do produto. Legislação, normas, documentação e licenciamento. Cálculo dos custos. Instalações, materiais e equipamentos. Elaboração prática de projecto de linha ou cadeia de produção. Estudo prévio. Anteprojecto. Projeto. Fases de execução de um estudo prévio: Distribuição do trabalho; Infra-estruturas disponíveis (água, eletricidade, esgotos, acessos viários, etc.); Elementos relativos à produção; escolha dos equipamentos e cadências de utilização. Fases do projeto; levantamento da situação (necessidades de instalações e equipamentos aconselhados); execução da peça escrita e desenhada. Outros aspetos relevantes.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos permitirão integrar diferentes aspetos que contribuem para que um projeto possa ser executado e sejam alcançados e controlados os seus objetivos/execução a todos os níveis. Estudantes adquirirão capacidade na abordagem e interpretação dos objetivos de linhas de produção e das tecnologias e etapas envolvidas, bem como do estabelecimento de uma equipa e das componentes dum projeto e etapas na sua elaboração. Concomitantemente terão a oportunidade de controlar os resultados tecnológicos e económico-financeiros da execução do projeto, bem como as condicionantes legais e normativas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões teórico-práticas síncronas. Tutoriais, em que: estudantes preparam sessões para cumprimento do trabalho de desenvolvimento do projeto; que poderão incluir contacto com instalações oficinais, laboratoriais ou visitas, para contato com os ambientes empresariais e testagem de opções; pesquisarão, de forma orientada, informação que julguem relevante para levar a cabo as suas tarefas. 

Todos os estudantes inscritos estão admitidos a exame. 

Avaliação consiste na elaboração dum projeto industrial individual, com entrega e apresentação de 4 fichas de trabalho (cada uma valendo 5 valores). Dispensa corresponde à obtenção de uma média de 10 ou mais valores, não podendo nenhum dos elementos de avaliação ter nota inferior a 8 valores.


Exame: prova escrita de exame corresponde a parte teórica e a parte prática (30% + 70%), quem entregou as fichas de trabalho e obteve nota positiva só faz a a parte teórica de exame (caso prefira subir a nota poderá fazer também a parte prática).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Estudantes adquirirão, em 2 sessões teórico-práticas, capacidade na abordagem e interpretação dos objetivos de linhas de produção e das tecnologias e etapas envolvidas, bem como do estabelecimento de uma equipa e das componentes dum projeto. A integração de conhecimentos far-se-á, através de tutoriais, com grande autonomia e responsabilização dos estudantes pela sua própria formação, através atribuição de trabalhos de grupo em que os estudantes elaborarão, de forma acompanhada, em trabalho individual, um projeto. E analisarão e comentarão de forma colaborativa os projetos da turma, compreenderão e aplicarão as metodologias, etapas e informação necessárias para elaborar um projeto e/ou acompanhar e controlar a execução do mesmo. A consulta dirigida de legislação, normas e outra documentação permitir-lhes-á explorar e constituir um repositório de informação que dará apoio às competências que virão a adquirir. As questões que não possam ser resolvidas ao nível da comunidade docentes-estudantes serão esclarecidas em visitas, utilização de oficinas escolares ou por convite ou consulta de profissionais especializados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Fernandes, A. C. G. (2014) Projeto industrial de uma unidade de desidratação de frutos.Trabalho de pesquisa da Unidade Curricular Projeto Industrial. Mestrado em Tecnologia Alimentar. Santarém. ESAS, 52 p.

Gomes, A. et al. (2011). Projecto Street Food. Trabalho de pesquisa da Unidade Curricular Sistemas de Segurança Alimentar. Mestrado em Tecnologia Alimentar, ESAS, 267 p.

Rodrigues, E. S. C. T. (2012). Projeto de construção de uma indústria de enchidos e produtos cárneos fumados. Caso prático de um projeto a implementar em Cabo Verde. Dissertação de Mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar. Instituto Politécnico de Leiria. Peniche: Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, 141 p.

Tamietti, R. P. (2009) Engenharia de projetos industriais. Versão R1.0.0 (07/2009) - Draft curso EPI Unileste. Disciplina: Projetos industriais. Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). Em https://www.scribd.com/doc/47600130/APOSTILA-PROJETOS-INDUSTRIAIS, a 03/03/2014