Maria Margarida da Costa Ferreira Correia de Oliveira - ESA
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aplicar o conhecimento e as competências adquiridas para propor as melhores técnicas disponíveis a processos produtivos. Executar medidas de gestão ambiental com vista à utilização responsável dos recursos naturais, como forma de assegurar a sustentabilidade ambiental dos processos e a minimização dos impactes no âmbito de actividades agro-industrias. Integrar e adequar as melhores técnicas com vista ao licenciamento ambiental.
Conteúdos programáticos
1. Aspectos e impactes ambientais resultantes de actividades do sector agro-industrial. 2. Implementação de um sistema de gestão ambiental e respectiva certificação (ISO 14000 e EMAS III). 3. Licenciamento ambiental e a aplicação de Melhores Técnicas Disponíveis. 4. Dimensionamento de sistemas de tratamento de águas residuais adaptados a sistemas agro-alimentares. 5. Estudos de caso, no contexto do sector agro-industrial.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC tem como objectivo a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades que permitam aos estudantes executar medidas de gestão ambiental como forma de assegurar a sustentabilidade ambiental dos processos produtivos e minimização dos impactes ambientais. Através da leccionação dos conteúdos programáticos pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos, de competências e de capacidades sobre: - O licenciamento ambiental e o enquadramento legal na área ambiental das empresas agro-industriais, nomeadamente algumas das que constam no Regime do Exercício de Actividades Industriais (REAI), e abrangidas pela legislação Prevenção e Controlo Integrado da Poluição (PCIP). - A identificação e monitorização dos principais aspectos e impactes ambientais resultantes de actividades do sector agro-industrial, e a aplicação de Melhores Técnicas Disponíveis (MTD¿s). - A implementação de um sistema de gestão ambiental e respectiva certificação ambiental (ISO 14000 e EMAS III). - O dimensionamento de sistemas de tratamento de águas residuais adaptados a sistemas agro-alimentares.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas serão lecionadas através de sessões presenciais teórico-práticas. A aprendizagem é complementada com aulas práticas presenciais para a realização de técnicas analíticas aplicadas a águas e águas residuais de agroindústrias. Nas aulas tutoriais desenvolve-se o processo de ensino-aprendizagem baseado em projetos. Nas sessões de ensino a distância privilegia-se a plataforma Moodle; as sessões síncronas, serão realizadas por videoconferências, com o suporte da plataforma MIRO, favorecendo um ambiente de trabalho colaborativo. Os estudantes estão admitidos a exame final. A avaliação contínua consta da realização de um projeto em grupo (Prova tipo A) e de uma prova escrita individual (Prova tipo B) com a ponderação de, respetivamente, 50%, 50%. Para dispensa nenhum dos elementos de avaliação pode ter uma classificação < 8 valores e a classificação final será no mínimo de 10 (dez) valores, no conjunto das provas de avaliação indicadas. O exame final consta de uma prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através das aulas, do debate resultante de questões colocadas durante o ensino presencial e tutorial, e do(s) trabalho/projecto a realizar numa empresa agro-alimentar, os estudantes terão de desenvolver cada um dos itens programáticos assinalados anteriormente, concretamente sobre: - O enquadramento legal na área ambiental da empresa agro-industrial, nomeadamente se consta no Regime Exercício de Actividades Industriais (REAI) e se está abrangida pela legislação Prevenção e Controlo Integrado da Poluição (PCIP). - A identificação e monitorização dos principais aspectos e impactes ambientais resultantes da actividade da empresa agro-industrial, e a aplicação de Melhores Técnicas Disponíveis (MTD's) a essa actividade. - O dimensionamento do sistemas de tratamento de águas residuais adaptado a esse(s) sistemas agro-alimentares. - E a implementação de um sistema de gestão ambiental e respectiva certificação (ISO 14000 e EMAS III). A realização do projecto permitirá, por um lado, assegurar a sustentabilidade ambiental dos processos e, por outro, contribuir para a motivação dos estudantes, estimulada através do contacto directo com as empresas e a identificação in-situ dos problemas ambientais associados à actividade económica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alzate, C. & Castro W. (2014). Green Supply Chains: applications in agroindustries. Universidad Nacional de Colombia Eds, 131 pp. Broniewicz E. (2011). Environmental Management in Practice. InTech Publisher, 458 pp. Duarte E., Pinho M.N. & Minhalma, M. (2007). The Role of Emergent Tech Towards an Integrated Sustainable Environment. In A Portrait of State-of-the-Art Research at the Technical University of Lisbon. Ed. Springer, Manuel Seabra Pereira - IST, Lisbon. Ferrão, P.C. (1998). Introdução à gestão ambiental. A avaliação o ciclo de vida de produtos. Editora IST. Lisboa. Hammer, Hammer (2007). Water and Wastewater Technology. 6th Edition, McGraw-Hill. Oliveira M., Duarte E. (2015). Winery Wastewater Treatment. Toward a sustainable wine industry: Green Enology Research. Luann Preston-Wilsey Editor, Apple Academic Press, CRC Press, 302 pp. Santos Oliveira F. (2005). Gestão Ambiental. Lidel - Edições Técnicas, Lda. Lisboa ISO Série14000 (2006). Sistemas de Gestão Ambiental.