• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MTD3000
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Análise de Dados em Desporto

Código: MTD3000    Sigla: ADD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 36 Despacho n.º 8813/2021 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MD-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 12,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 1,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Félix Luís de Lima e Cunha Hopffer Romero - ESD   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 1,33
Félix Luís de Lima e Cunha Hopffer Romero - ESD   0,33
Marco António Colaço Branco - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Félix Luís de Lima e Cunha Hopffer Romero - ESD Responsável

Software

Zoom

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta Unidade Curricular pretende dotar os alunos das competências necessárias para um diagnóstico da situação desportiva através da análise de dados de natureza quantitativa.
São por isso objetivos da UC que o aluno:
1 - Se encontre familiarizado com o software SPSS sabendo organizar e analisar uma base de dados;
2 - Domine técnicas estatísticas que permitam agrupar casos semelhantes entre si e diferentes uns dos outros;
3 - Domine técnicas estatísticas que permitam comparar grupos, relativamente as características consideradas relevantes;
4 - Domine técnicas estatísticas que permitam identificar tendências num conjunto de dados.

Conteúdos programáticos

1- O Software SPSS
2 -A construção de uma base de dados
3- Técnicas de Comparação Paramétrica 
4- Técnicas de Comparação não paramétricas
5- Análise de Clusters - Métodos Hierarquicos Aglomerativos
Medidas de distância 
Medidas de Qui quadrado
Distância Euclidiana
Construção da matriz de distâncias
Métodos de Aglomeração
Método do Vizinho mais Afastado
Método de Ward
Coeficientes de Fusão
Dendograma 
Representação Gráfica de Coeficientes de Fusão
6- Regressão Linear Múltipla
Natureza das variáveis dependente e independentes
Variáveis Dummy
Coeficientes de regressão parciais -  standardizados e não standardizados
Métodos de regressão - Standard, Stepwise
Medidas de Qualidade do modelo
Teste F à adequabilidade do modelo
Teste T à nulidade dos Parâmetros
Pressupostos do Modelo de Regressão Múltipla

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para atingir o objetivo 1 estão considerados os conteúdos abordados no ponto 1,2,3,4,5,6.
Para atingir o objetivo 2 estão considerados os conteúdos abordados no ponto 5.
Para atingir o objetivo 3 estão considerados os conteúdos abordados no ponto 3 e 4.
Para atingir o objetivo 4 estão considerados os conteúdos abordados no ponto  6.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Centrada no estudante, com acompanhamento dos docentes. Resolução de problemas, através de debate alargado (T) e de exploração de ferramentas (TP). Algumas aulas serão lecionadas à distância. Nessas aulas, para além da lecionação expositiva de conteúdos são desenvolvidas  análises e resolvidos exercícios relativos a situações reais do mundo do Desporto.
Avaliação contínua: Elaboração (E) Apresentação (A) e Defesa (D) de trabalho individual com utilização de uma das técnicas abordadas nas aulas   Avaliação Oral (AO). Ponderação: Nota Final ((E+A+D)/3) x 0,7 +(AOx 0, 30))
Avaliação Final:  Elaboração (E) Apresentação (A) e Defesa (D) de trabalho individual com utilização de uma das técnicas abordadas nas aulas +  Avaliação Oral (AO). Ponderação: Nota Final ((E+A+D)/3) x 0,7 +(AOx 0, 30))
Alunos em situação especial: cumpre com o estipulado no regulamento da ESDRM.




Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Debate alargado - Objetivos 1,2,3,4.
Exploração de Ferramentas - Objetivos 2,3,4.
Avaliação Oral (AO) - Objetivos 1,2,3,4.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Field, A.; (2013) Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, London, Sage Publications, 4thEdition.
Laureano, R. (2013) Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, 2ª ed., Edições Sílabo. 
Malek, M. H., Coburn, J. W., & Marelich, W. D. (2018). Advanced statistics for kinesiology and exercise science: A practical guide to ANOVA and regression analyses. Milton Park, Abingdon¿: New York, NY: Routledge.
Maroco, J. (2021) Análise Estatística com o SPSS Statistics 27 (8ª Edição), Pero Pinheiro. 
Maroco, J. e Bispo, R. (2003) Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, Climepsi Editores. 
Morrow, J.; Jackson, A.; Disch, J.; Mood, D. (2016) Measurement and Evaluation in Human
Performance with web study Guide -5th Edition; Human Kinetics, Champaign Illinois