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Intervenção Pedagógica em Treino Desportivo

Código: MTD3002    Sigla: IPTD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 31 Despacho n.º 8813/2021 4 25 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MD-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 0,67
Seminários: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   0,67
Seminários Totais 1 0,33
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos - A profissão de treinador nos diversos contextos de intervenção profissional : a competição; o treino; a direção técnica; a formação e treino de treinadores. O processo de planeamento do treino em alta-competição e as metodologias de aplicação e de controlo do plano. A intervenção pedagógica e profissional do treinador em alta-competição e as estratégias utilizadas nos diversos contextos. O processo de avaliação e controlo do processo de treino e as metodologias utilizadas.

Competências - Analisar o processo de planeamento e utilizar as técnicas e estratégias da execução do plano em ambiente real ou virtual. Analisar e refletir sobre a intervenção profissional, bem como estudar casos de boas práticas de intervenção dos treinadores.

Atitudes - Refletir sobre as perspetivas éticas do desporto, bem como discutir os conceitos e as práticas de ¿fair play¿ no desporto. Promover, interpretar e discutir um código de conduta profissional dos treinadores.

Conteúdos programáticos

Unidade 1 - A condução de grupos de praticantes em contexto desportivo, em alta-competição
Tema 1 - Planeamento 
Decisões de plano dos treinadores 
Definição de objetivos 
Tema 2 - Instrução 
Direção e orientação das atividades
Tema 3 - Competição 
Preleção de preparação da competição
Instrução durante a competição
Tema 4 - Observação e feedback pedagógico 
Avaliar e conhecer os praticantes 
Elogiar e corrigir 
Tema 5 - Clima relacional 
Motivação e satisfação dos atletas 
Utilizar a comunicação verbal e não-verbal 
Tema 6 - Ética e fair play em desporto 
Definição das regras de conduta
Unidade 2 - O processo de desenvolvimento desportivo ¿ a intervenção pedagógica e profissional do treinador expert (grau III)
Tema 7 - Treinador e intervenção social em alta-competição
Desenvolvimento desportivo: uma perspetiva sistémica e multifatorial da prática desportiva
Tema 8 - A profissão de treinador em alta-competição
Os treinadores experts (grau III e IV) como elementos nucleares do desenvolvimento desportivo.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os temas abordados refletem as principais dimensões da intervenção pedagógica do treinador no seu exercício profissional, ao nível da elevada performance e da alta-competição. Assim, cada tema terá um desenvolvimento significativo, com corpo teórico adequado, de modo que o mestrando possa explorar os artigos e investigações realizadas, podendo assim tornar-se referências para a sua prática profissional ou de investigação. As práticas de investigação aplicada aos contextos reais serão uma metodologia a desenvolver nos diversos temas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias:

Sessões de aplicação dos temas e instrumentos abordados (questionários - Google forms; entrevistas - Nvivo);

Utilização de metodologias de ensino à distância (plataformas moodle e zoom);

Elementos de avaliação são construídos durante as aulas  (plataforma B-on; software Zotero);

Fichas de avaliação sectoriais em funções de temas de conteúdo;

Avaliação:

Para o aluno ter avaliação contínua deverá cumprir 80% de presenças. Realiza quatro fichas de avaliação que são implementadas nas aulas e no horário fora das aulas. 

Avaliação Contínua = Média das 4 Fichas de Avaliação

Exame Final = (0,50 * Exame escrito) + (0,50 * Exame oral), acesso à prova oral é necessário obter 9,5 valores na prova escrita.

Os alunos regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.




Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os temas abordados são realizados, presencialmente e à distância, através de exposição teórica e reflexiva, apresentando as diferentes referências e estudos sobre os temas. Esta metodologia possibilita a reflexão sobre os processos pedagógicos e sobre os resultados da investigação, permitindo aos alunos o desenvolvimento das tarefas das metodologias mais interativas e mais centradas sobre a sua performance. Os exercícios de avaliação possibilitam um investimento individual no conhecimento mais adequado aos interesses específicos dos alunos. Deste modo, os alunos desenvolvem a sua autonomia, a pesquisa e o projeto de investigação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Clements, A. & Meyler, J. (2017). The effect of qualification level on soccer match coach behaviour: a mixed methods study. Europ J Phy Edu Sport Science. Vol. 3 (10).
Gerben A. van Kleef, Arik Cheshin, Lukas F. Koning & Svenja A. Wolf (2019). Emotional games: How coaches' emotional expressions shape players' emotions, inferences, and team performance. Psychology of Sport and Exercise. Vol 41 (March 2019).
Rodrigues, J. (2020). Desporto, Inovação e Formação de Treinadores. Edições CIEQV.
Rodrigues, J. & Sequeira, P. (2017). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Ed. Visão e Contextos.

Rosado, A., Mesquita, I., Breia, E. & Januário, N. (2008). Athlete's Retention of Coach's Instruction on Task Presentation and Feedback, International. Journal of Performance Analysis in Sport, 8:1, 19-30.
Teques, P., Duarte, D. & Viana, J. (2019). Coaches' Emotional Intelligence and Reactive Behaviors in Soccer Matches: Mediating Effects of Coach Efficacy Beliefs. Front. Psychol. 10:1629.