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Função e Análise Neuromuscular no Treino

Código: MTD3003    Sigla: FANT
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 32 Despacho n.º 8813/2021 3 20 75

Horas Efetivamente Lecionadas

MD-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 19,50
Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,33
Ensino Prático e Laboratorial: 0,67
Seminários: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,33
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   0,33
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 0,67
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD   0,33
Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves Santana - ESD   0,00
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD   0,33
Seminários Totais 1 0,33
Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves Santana - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa Silveira Conceição - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar e compreende os fatores neuromusculares que influenciam as diferentes capacidades físicas.
Compreender a contribuição da Eletromiografia para o estudo da função neuromuscular.
Dominar os procedimentos de recolha e tratamento de sinais através da Electromiografia.
Com base em dados cinemáticos e de EMG descrever os padrões de coordenação e fadiga muscular.
Conhecer os diferentes métodos e instrumentos de avaliação da função neuromuscular.

Conteúdos programáticos

Características e funções mecânicas do músculo-esquelético; 
Adaptações neuromusculares e neurais ao treino; 

Eletromiografia: Enquadramento, métodos e aplicações;
Coordenação intramuscular e intermuscular; fadiga neuromuscular; 
Análise e interpretação de sinais electromiográficos;
Métodos invasivos e não invasivos de análise do comportamento do músculo-esquelético: Biópsia Muscular, Ultrasonografia, Ressonância Magnética.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando os objetivos da unidade curricular a coerência dos conteúdos acenta proporcionar aos alunos o conhecimento da teoria geral associada às adaptações neuromusculares, e a sua forma de aplicação nas diferentes vertentes do treino desportivo. Pretende-se que nesta disciplina os alunos possam conhecer, compreender e discutir as formas de aplicação dos princípios que regem a aplicação dos exercícios de treino de forma geral e abstrata para que possam utilizar estes conhecimentos na sua intervenção desportiva.
Desta forma, e uma vez que ao longo das últimas décadas, tem sido demonstrado que o sistema neuromuscular humano é altamente adaptável e podem ser modificado em resposta aos diferentes programas de treino. Neste sentido, será privilegiada uma abordagem que proporcione aos alunos a aquisição de competências no sentido de compreender com base na aplicação de o treino, as diferentes adaptações e mudanças estruturais e funcionais.
Assim, tal como a observação, análise e experimentação de situações de treino, será privilegiado o contacto dos alunos com meios tecnológicos, laboratórios que permitam um conhecimento alargado das novas tendências de avaliação, bem como o domínio de instrumentos de avaliação para as funções neuromusculares no treino desportivo, que possam ser utilizados na sua intervenção desportiva.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os alunos são informados na aula anterior sobre os conteúdos a abordar na aula seguinte para que estes sejam lecionados em regime de debate; Seminários (online e/ou presencial) da Unidade Curricular para aprofundamento de temáticas específicas sobre os conteúdos; Criação de tópicos de debate sobre as temáticas abordadas; Apresentação das atividades e tarefas com explicação das características, objetivos e possibilidades de realização noutros contextos; Criação, análise e experimentação de exercícios de treino; Observação e recolha de dados relativos às situações de exercício de treino com recurso a equipamentos de: Electromiografia, Dinamómetros e Banco Isocinético; Visitas de estudo; Análise crítica e discussão de artigos de referência com especial ênfase nos pontos Metodologia e Resultados. Tratamento de dados com recurso aos softwares Python e Rstudio. A avaliação consiste em: 1) Trabalho Escrito 1 (40%); 2) Trabalho Escrito 2 (40%)  3) Apresentação e Defesa de Trabalho (20%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam fundamentalmente em situações reais de prática procurando abordar desta forma todos conteúdos programáticos definidos e que visam alcançar os objetivos da unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Basmajian J., De Luca C. (1985). Muscle alive their functions revealed by electromyography. Williams and Wilkins. Baltimore.
De Luca CJ, Adam A, Wotiz R, Gilmore LD, and Nawab SH. (2006). Decomposition of surface EMG signals. Journal of Neurophysiology 96: 1646-1657.
Enoka, R. (2002). Neuromechanics of Human Movement. Human Kinetics: Champaign. IL.
Hermens, H., Freriks, B., Merletti, R., Stegemen, D., Blok, J., Rau, G., Disselhorst-Klug, C., Hägg, G. (1999) European Recommendations for Surface Electromyography, Roessingh Research and Development. The Netherlands.
Pezarat-Correia, P. (2012). Aparelho Locomotor, Volume II: Coordenação Neuromuscular e Adaptações à Atividade Física. Lisboa: Edições FMH.
Walter, H., Nigg, B.M. (2007). Biomechanics of the muscle skeletal System (3rd edition). Willey.
Villa-Chã, C. (2014). Neuromuscular Adaptations to Endurance and Strength Training. Lambert Academic Publisher.