Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecer o enquadramento histórico e institucional da modalidade; Dominar as técnicas e estratégias avançadas da modalidade; Aplicar os principais instrumentos específicos de condução e avaliação do processo de treino da modalidade; Conhecer conceitos essenciais e específicos da Modalidade; Experienciar diferentes sistemas de observação que objetivem a análise e a interpretação do treino desportivo; Analisar e refletir sobre os resultados mais significativos da investigação na modalidade desportiva, nas suas implicações teóricas e metodológicas; Observar, analisar e refletir sobre as performances dos atletas e das equipas de alto rendimento em situações de treino e competição; Manipular instrumentos de observação que objetivem a análise e a interpretação de dados da modalidade.
Conteúdos programáticos
1. Planeamento, intervenção (treino/competição) e avaliação/reflexão técnica e tática da modalidade no alto rendimento;
2. Técnica Individual;
3. Tática individual (se aplicável na modalidade desportiva);
4. Tática coletiva (se aplicável na modalidade desportiva);
5. Estratégia (se aplicável na modalidade desportiva);
6. Tecnologia e inovação aplicada à modalidade desportiva;
7. Avaliação e controlo do Treino (com a utilização de metodologias e instrumentos adaptados à modalidade desportiva);
8. Desenvolvimento das Qualidades Físicas;
9. Investigação aplicada à modalidade;
10. Desporto adaptado.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos estão em conformidade com os objetivos estabelecidos utilizando-se metodologias que promovam um conhecimento técnico profundo, de âmbito teórico e prático da modalidade, onde os estudantes experienciam, simulam a aplicam atividades vivenciadas na prática profissional.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
A metodologia de ensino compreende sessões de informação e exposição teórica de conteúdos; aulas de aplicação prática com o manuseamento de instrumentos de observação e análise e de avaliação e controlo do treino; aulas práticas de aplicação em ambiente real de intervenção profissional; sessões teórico-práticas de análise, reflexão e discussão dos conteúdos abordados. Para o ensino à distância (EaD) os conteúdos serão expositivos, reflexivos e/ou de utilização prática de diversos softwares.
O processo avaliativo compreende a avaliação contínua (época normal) e/ou a avaliação final (época de recurso). A especificidade de cada avaliação é definida no PUC de cada modalidade desportiva.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias utilizadas proporcionam aos alunos o estudo, a observação, o manuseamento de instrumentos, a experienciarão e aplicação prática, a analise e reflexão sobre a performance dos atletas e das equipas em contexto de treino e competição no alto rendimento.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
A bibliografia específica de cada modalidade é disponibilizada no respetivo programa de unidade curricular.