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Projeto de Investigação e Desenvolvimento

Código: MTD3006    Sigla: PID
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 35 Despacho n.º 8813/2021 3 20 75

Horas Efetivamente Lecionadas

MD-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00
Seminários: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   1,00
Seminários Totais 1 0,33
Pedro Miguel Ramos Reis - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular pretende desenvolver competências que concorram para a formação especializada e para o conhecimento tecnico e/ou científico no contexto profissional do Desporto, Treino Desportivo.

Desta forma, através da realização do projeto de estágio ou da elaboração da dissertação, os objetivos são os seguintes: a) Aprofundar conhecimentos previamente adquiridos específicos ao contexto do alto rendimento; b) Desenvolver competências de investigação através do estudo, desenvolvimento e aplicação de metodologias e instrumentos de produção de conhecimento adaptados ao contexto do Desporto; c) Desenvolver a capacidade para integração em equipas de investigação; d) Desenvolver a capacidade de ligação à comunidade, ao contexto socioprofissional, às instituições ou a centros de investigação

Conteúdos programáticos

Os conteúdos da unidade curricular relacionam-se com as fases de elaboração de um trabalho de investigação:
1. Definição do âmbito e pertinência do tema, o seu enquadramento teórico e sequente aplicação prática;
2. Questões descritivas, relacionais e/ou causais.
3. Análise crítica de trabalhos de investigação;
4. A método sistemático como método crítico e de resumo do conhecimento científico disponível;
5. Organização da estrutura e conteúdo de um Projeto de Investigação;
6. Considerações éticas
7. Processo comunicacional: Elaboração de resumos, posters e outros elementos de divulgação do conhecimento científico

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando os objetivos da unidade curricular de fornecer autonomia ao aluno na realização das tarefas relacionadas com a elaboração de um projeto de investigação, foram definidos os conteúdos essenciais da UC que se baseiam na estrutura e nos procedimentos fundamentais para a realização do mesmo.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Foram definidas metodologias que alternam entre situações expositivas, com outras de aplicação e cariz prático, buscando sempre a autonomia do aluno, proporcionando trajetórias de aprendizagem flexíveis e métodos individualizados baseados na escolha e na iniciativa. O ensino baseado no diálogo, e o trabalho colaborativo em pequenos grupos. Pretende-se que, desta forma, os alunos assimilem os conteúdos programáticos definidos e alcancem os objetivos da unidade curricular Avaliação Contínua: Elementos de avaliação desenvolvidos nas horas de contacto (25%); projeto realizado durante as horas de não contacto (50%), apresentação (a definir: apresentação ou poster) e defesa oral (25%, presencial). É obrigatório obter uma classificação igual ou superior a 10 valores em todos os elementos.

Avaliação Final: Prova escrita individual (25%, obrigatório obter uma classificação igual ou superior a 8 val); projeto de investigação (50%, não presencial), apresentação e defesa oral (25%, presencial).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam fundamentalmente em situações reais de aplicação dos conhecimentos visando alcançar os objetivos da unidade curricular. Por esta razão, o aluno deverá, até ao decorrer da 4.ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar. Caso não informe na forma escrita a sua escolha, ou se cumprir a primeira tarefa de avaliação, considera-se que o aluno se encontra em Regime de Avaliação Contínua. Só têm acesso a Exame Final os alunos que não tenham integrado a avaliação contínua ou que tenham optado por este processo de avaliação. Em Exame Final, todos os elementos de avaliação são realizados individualmente. Em Época de Exame, os estudantes poderão realizar elementos de avaliação, caso esta situação esteja previamente definida pelo Regente e indicados os alunos nessas condições. Avaliação Contínua: Elementos de avaliação desenvolvidos nas horas de contacto (25%); trabalho de projeto de investigação realizado durante as horas de não contacto (50%), e a sua apresentação (a definir: apresentação ou poster) e defesa oral (25%, presencial). É obrigatório obter uma classificação igual ou superior a 10 valores nos elementos de avaliação de trabalho de projeto e defesa oral, para se considerar aprovado na unidade curricular. Avaliação Final: Prova escrita individual (25%, obrigatório obter uma classificação igual ou superior a 8 valores); projeto de investigação (50%, não presencial) e a sua apresentação e defesa oral (25%, presencial).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bento, T. (2014) ¿Revisões sistemáticas em desporto e saúde: Orientações para o planeamento, elaboração, redação e avaliação¿. Motricidade, vol. 10, n. 2, pp. 107-123 DOI: 10.6063/motricidade.10(2).3699
Brinberg, D. (1988) - Validity and The Research Process, SAGE Publications, Inc. Newbury Park
Frada, J.J. (2006 ) ¿ Guia Prático para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos. Ed. Cosmos Hill, M. M. & Hill, A. (2000) ¿ Investigação por Questionário. Edições Sílabo, Lisboa.
Knudson, D.V. & Morrison, G. S. (1997) ¿ Qualitative Analysis of Human Movement. Human Kinetics, Champaign, IL.
Leedy, P. D. (1997) ¿ Pratical Research, Planning and Design. Prentice-Hall, Inc., New Jersey.
Thomas, J. R. & Nelson, J. K. (1996) ¿ Research Methods in Physical Activity. Human Kinetics, Champaign, IL. Tuckman, B.W.

 (2000) ¿ Condução da Investigação em Educação. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Trochim W.M.K.. https://socialresearchmethods.net/kb/ethics.php