• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MTD3009
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Modalidade Desportiva II

Código: MTD3009    Sigla: MD2
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 33 Despacho n.º 8813/2021 10 65 200

Horas Efetivamente Lecionadas

MTD1_HOQUEI

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

MTD1_NATAÇÃO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

MTD1_TRIATLO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

MTD1_ATLETISMO

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

MTD1_VOLEIBOL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

MTD1_FUTSAL

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

MD-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

MTD1_NATAÇÃOART

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

MTD1_SURF

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 1,33
Ensino Prático e Laboratorial: 1,33
Seminários: 0,67
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Mauro da Conceição Miguel - ESD   0,27
Teórico-Práticas Totais 1 1,33
Daniel Almeida Marinho   0,00
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   0,00
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,00
João Pedro Jorge Simões - ESD   0,00
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   0,00
Manuel Firmino Simões de Almeida - ESD   0,00
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD   0,00
Mauro da Conceição Miguel - ESD   0,00
Paulo Jorge Paixão Miguel - ESD   0,00
Paulo Sérgio Quitério Luís - ESD   0,00
Sérgio Figueiredo dos Santos - ESD   0,00
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   0,00
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,60
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,33
Mauro da Conceição Miguel - ESD   0,80
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,53
Seminários Totais 1 0,67
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   0,40
Mauro da Conceição Miguel - ESD   0,33
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Daniel Almeida Marinho   0,33
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,87

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mauro da Conceição Miguel - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Dominar as tendências evolutivas do treino no alto rendimento e os diferentes paradigmas de planeamento e periodização ajustadas à modalidade desportiva; Conhecer a importância das equipas técnicas multidisciplinares no contexto do alto rendimento bem como as diferentes funções e tarefas dos diferentes elementos/gabinete/departamentos; Conhecer os mais atuais instrumentos específicos de avaliação e controlo do processo de treino e competição da modalidade; Experienciar a utilização de softwares de observação e análise do jogo e conseguir transmitir as informações mais relevantes dessas análises aos treinadores e atletas; Saber interpretar os resultados mais significativos das investigações científicas na modalidade desportiva e as suas implicações teóricas e metodológicas.

Conteúdos programáticos

1. Modelos de planeamento e periodização do treino; 

2. A condução do processo de treino; 
3. As estruturas do processo de treino (macrociclo, mesociclo, microciclo e planos de treino). 
4. Modelação e quantificação do treino - Como medir a performance?
5. Métodos específicos de treino; 
6. A direção do treino dos atletas/equipa e gestão de equipa multidisciplinares; 
7. Investigação atual sobre a modalidade.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos estão em conformidade com os objetivos estabelecidos utilizando-se metodologias que promovam um conhecimento técnico profundo, de âmbito teórico e prático da modalidade, onde os estudantes experienciam, simulam a aplicam atividades vivenciadas na prática profissional.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino compreende sessões de informação e exposição teórica de conteúdos; aulas de aplicação prática com o manuseamento de instrumentos de observação e análise e de avaliação e controlo do treino; aulas práticas de aplicação em ambiente real de intervenção profissional; sessões teórico-práticas de análise, reflexão e discussão dos conteúdos abordados.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias utilizadas proporcionam aos alunos o estudo, a observação, o manuseamento de instrumentos, a experienciarão e aplicação prática, a analise e reflexão sobre a performance dos atletas e das equipas em contexto de treino e competição no alto rendimento. 


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

A bibliografia específica de cada modalidade é disponibilizada no respetivo programa de unidade curricular.