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Estágio

Código: MTD3014    Sigla: EST
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - A

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 33 Despacho n.º 8813/2021 60 225 1500

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Estágio: 11,67
Orientação Tutorial: 3,33

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 11,67
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   0,99
Orientação Tutorial Totais 1 3,33
A contratar_ Mestrado   0,66
Eduardo Filipe Magalhães Teixeira - ESD   0,99
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,33
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   0,33
Mauro da Conceição Miguel - ESD   0,33
Nuno Ricardo Gonçalves Coito - ESD   0,66
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,66
Sérgio Figueiredo dos Santos - ESD   0,33
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD   0,66

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vítor Hugo Nunes Padinha - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com a realização do Estágio do Mestrado em Treino Desportivo (MTD) pretende-se que o estudante desenvolva, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos decorrentes da sua formação académica, desenvolva capacidade para resolver problemas concretos e adquira as competências e métodos de trabalho indispensáveis a um exercício competente e responsável inerentes à intervenção com atletas, treinadores, analista, preparador físico e outros significativos (i.e. pais), nomeadamente através de programas de treino, designadamente nas suas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal. Pretende-se também de estudos em contexto de investigação aplicada.

Conteúdos programáticos

1. O funcionamento desta UC remete para o regulamento dos cursos de segundo ciclo do IPSANTARÉM. 2. A preparação do projeto de estágio deve ser preferencialmente desenvolvida durante o 1.º ano, e integrada nas respetivas unidades curriculares. 3. Para a preparação do projeto de estágio e desenvolvimento dos trabalhos respetivos, o Estudante tem direito a de orientação tutorial, de forma presencial ou utilizando os meios de comunicação disponíveis. 4. As normas e linhas orientadoras para a elaboração dos projetos e dos documentos finais são apresentadas em documento próprio. 5. A realização de estágio implica a obtenção prévia de título profissional adequado à área de intervenção.

A UC Estágio-MTD, implica também o estudo de investigação aplicada ao contexto da atividade treino, com uma das populações abordadas no curso. As normas de elaboração do projeto de dissertação e da dissertação final são fornecidas em documento específico.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Em formação pós-graduada pretende-se que o estudante adquira autonomia na conceção e implementação de um projeto de estudo técnico-científico, dominando as ferramentas essenciais para pesquisa bibliográfica, redação de texto científico, conceção metodológica e análise e discussão de resultados; adicionalmente o aprofundamento de métodos de investigação propicia a aquisição de estratégias planeamento e avaliação da intervenção profissional eficientes.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O funcionamento e a avaliação desta UC remete para o regulamento dos cursos de segundo ciclo do IPSANTARÉM. Para a preparação do projeto e desenvolvimento dos trabalhos respetivos, de forma presencial ou utilizando os meios de comunicação disponíveis.
Com base no projeto previamente aprovado e respetiva orientação, o documento final (dissertação ou relatório de estágio) é entregue ao orientador. O orientador apresenta a proposta de júri ao Coordenador de Curso. O Coordenador de Curso submete a proposta ao Conselho Técnico-Científico. O júri avalia o documento e a respetiva defesa. O Júri atribui a classificação final.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Campenhoudt, L. V.; Marquet, J.; Quivy, R. (2019). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. 2ª ed. Coimbra: Almedina
Fortin, M.-F. (2003). O processo de investigação: Da concepção à realização. Loures, Portugal: Lusociência ¿ Edições Técnicas e Científicas, Lda.