• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > PGEPSUE03
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Relação e Comunicação em Situação de Crise em Saúde

Código: PGEPSUE03    Sigla: RCSCS
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGEPSU 19 Despacho n.º 8701/2023, 28 de agosto 3 25 75

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºEPSUE

Ensino Teórico: 8,33
Teórico-Práticas: 7,50
Trabalho de Campo: 0,00
Seminários: 1,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 0,67
Trabalho de Campo: 0,20
Seminários: 0,13

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Isilda Maria Duarte Ferreira   0,13
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,20
Marco José Barbas Pinto   0,20
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE   0,13
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Isilda Maria Duarte Ferreira   0,13
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,20
Marco José Barbas Pinto   0,20
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE   0,13
Trabalho de Campo Totais 1 0,20
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,20
Seminários Totais 1 0,13
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofunda conhecimentos essenciais sobre técnicas de comunicação e de negociação, em situações de crise e emergência em saúde.
Desenvolve habilidades interpessoais visando a assertividade e o relacionamento interpessoal, em situações de crise e emergência em saúde.
Consolide estratégias de comunicação efetiva em situações de urgência/emergência.

Conteúdos programáticos

Comunicação humana e relacionamento interpessoal
Mobilização de cenários apresentados aos estudantes, atribuindo estatutos diferenciados (negociação/decisão) aos intervenientes (Briefing).
Cenário protótipo com guião pré-definido.
Iniciação à simulação como estratégia de ensino ¿ aprendizagem.
Perspetiva teórica da comunicação em situações de crise em saúde
Construção e treino de Cenários (Briefing; Cenário e Debriefing).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular vai permitir que os estudantes desenvolvam os conhecimentos e competências definidas nos objetivos, assegurando a coerência entre os objetivos e os conteúdos. O programa inclui as principais componentes do processo de comunicação em situação de crise e emergência em saúde, aplicadas à dimensão da comunicação interpessoal, grupal e organizacional/comunitária. Serão mobilizadas organizações no âmbito da coordenação e de intervenção em situações de emergência e crise em saúde (Proteção civil, Bombeiros e INEM) Os estudantes desenvolvem e partilham conhecimentos e experiências pela mobilização dos conhecimentos teóricos adquiridos e mobilizando um processo reflexivo e analítico, confrontado com o conhecimento prático.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia assenta nas premissas da Educação de Adultos, adotando os seis princípios do Modelo Pedagógico para o EaD no IPSantarem, promovendo ¿aprendizagens flexíveis, acessíveis, envolventes e sem restrições espaço-temporais¿. Valorizamos o modelo híbrido, síncrono vs assíncrono, centrado na aprendizagem individual vs colaborativa, valorizando a experiência dos aprendentes.
O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a auto aprendizagem, correspondendo à diferença entre as horas de contacto (HC-25) e as horas totais (HT-75) previstas na UC, distribuídas numa percentagem presencial (8%) e online (92%), com 78% Síncrono e 22% assíncrono.
Avaliação: trabalho de grupo - cenários de simulação (40%), apresentação do trabalho de grupo/seminário com demonstração dos princípios de simulação (30%), com avaliação das competências através de escala de observação (30%) em ambiente de cenário virtual.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A abordagem expositiva permite aprofundar conhecimentos essenciais sobre técnicas de comunicação e de negociação, visando aassertividade e o relacionamento interpessoal. A revisão da literatua para a evidência mais atual, a aprendizagem práticadesenvolvida através do envolvimento dos mestrandos na elaboração da análise e da síntese da ciência, às fontes identificadas, e amobilização dos mesmos em cenários construídos na área da comunicação em emergências e situações de crise em saúde,promove a organização de habilidades interpessoais que facilitam o processo de comunicação individual e grupal. A elaboração deum trabalho sobre a comunicação na respetiva área do conhecimento especializado, orientado pelos docentes da unidadecurricular, permitirá a construção de estratégias no desenvolvimento da prática profissional, promovendo a adoção de métodosconstrutivos para a resolução de problemas/conflitos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Jiang, Y., & Yuan, Y. (2019). Emergency Logistics in a Large-Scale Disaster Context: Achievements and Challenges. International journal of environmental research and public health, 16(5), 779. https://doi.org/10.3390/ijerph16050779
-Karlgren, K., Dahlström, A., Birkestam, A. et al. The TEAM instrument for measuring emergency team performance: validation of the Swedish version at two emergency departments. Scand J Trauma Resusc Emerg Med 29, 139 (2021). https://doi.org/10.1186/s13049-021-00952-9
-Mitcham D, Taylor M, Harris C. Utilizing Social Media for Information Dispersal during Local Disasters: The Communication Hub Framework for Local Emergency Management. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2021; 18(20):10784. https://doi.org/10.3390/ijerph182010784
-Hu G, Chen Z, Wang J and Huang S (2023) Editorial: Risk communication and community engagement during public health emergencies. Front. Public Health 11:1164973. doi: 10.3389/fpubh.2023.1164973