• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > PGGD0008
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Marketing do Desporto, Comunicação e Vendas

Código: PGGD0008    Sigla: MDCV
Área Científica: Ciências empresariais

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências Empresariais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGGD 13 Gestão do Desporto 6 30 150

Horas Efetivamente Lecionadas

PGGD

Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,00
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   0,13
Pedro Nuno Vieira dos Santos Sequeira Ribeiro   0,27
Vera Marisa Dias Pedragosa   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender os conceitos e aplicações do marketing, da comunicação e das vendas às diferentes organizações e contextos desportivos;

2. Recolher, selecionar e tratar dados e suscetíveis de caracterizar mercados, consumidores e serviços de organizações desportivas;

3. Realizar um plano de marketing adequado à natureza da organização desportiva;

4. Identificar e definir os elementos do processo de comunicação, as funções e os objetivos de comunicação;

5. Conceber estratégias, planos e ações de comunicação de marketing;

6. Planear as comunicações integradas de marketing pelos seus diferentes meios;

7. Desenvolver processos de atração e vendas utilizando instrumentos de marketing digital;

8. Identificar e propor fundamentadamente patrocinadores para o desporto em diferentes contextos.

Conteúdos programáticos

1. Funções do marketing no desporto.
Oferta de Produto: Desporto como entretenimento / fans.
Oferta de Produto: Desporto como participação desportiva.
Oferta de Produto: Artigos desportivos.
2. Análise do mercado.
Segmentação, targeting e posicionamento.
Valor da marca no desporto.
3. Análise SWOT.
Estratégias de marketing, objetivos e indicadores chave de performance (KPI).
4. Marketing mix no desporto.
5. Comunicação de marketing no desporto e marketing digital.
6. Vendas, objetivos e estratégias b2c e b2b.
7. Implementação e controlo.
8. O conteúdo do plano de marketing
9. Patrocínio ao desporto.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Conteúdos programáticos 1 apresentam coerência com objetivo 1;
Conteúdos programáticos 2 apresentam coerência com objetivo 2;
Conteúdos programáticos 3, 4, 7 e 8 apresentam coerência com objetivo 3;
Conteúdos programáticos 4 e 5 apresentam coerência com objetivo 4;
Conteúdos programáticos 5 e 6 apresentam coerência com objetivos 5, 6 e 7;
Conteúdos programáticos 9 apresentam coerência com objetivo 8.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aprendizagem Experiencial (AE), em contexto de sala de aula os estudantes realizam atividades como role playing, design thinking, aprendizagem baseada em grupo, tutoria de pares, em think-pair-shaire, leitura, análise e discussão de suportes textuais sob a forma de artigos e relatórios, resolução de problemas organizacionais, simulações, apresentações fundamentadas e grupos de discussão.
Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua:
A - Trabalho individual 1 (20%)
B - Relatório individual (20%)
C - Trabalho individual 3 centrado em problema adequado à natureza da organização (60%)
Exame:
A - Trabalho individual (20%)
B - Trabalho individual centrado em problema adequado à natureza da organização (50%) e prova oral (30%)
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino role playing, design thinking, aprendizagem baseada em grupo, tutoria de pares, em think-pair-shaire, são adequadas para realizar o trabalho individual aplicado associado à gestão de marketing e apresentação, o qual permite avaliar os objetivos de aprendizagem de compreender os conceitos e aplicações do marketing, da comunicação e das vendas, recolher, selecionar e tratar dados e suscetíveis de caracterizar mercados, conceber estratégias, planos e ações de comunicação de marketing, desenvolver processos de atração e vendas utilizando instrumentos de marketing digital e identificar e propor fundamentadamente patrocinadores.
As metodologias de ensino aprendizagem baseada em grupo, leitura, análise e discussão de suportes, textuais sob a forma de artigos e relatórios, simulações, grupos de discussão e resolução de problemas organizacionais são adequadas para realizar o plano de marketing em grupo adequado à natureza da organização e apresentação, o qual permite avaliar os objetivos de aprendizagem de recolher, selecionar e tratar dados e suscetíveis de caracterizar mercados, consumidores e serviços de organizações desportivas, realizar um plano de marketing adequado à natureza da organização desportiva e conceber estratégias, planos e ações de comunicação de marketing.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Butterworth, M. (Ed.). (2021). Communication and Sport. Walter de Gruyter GmbH & Co KG.
Chaffey, D., & Smith, P. R. (2017). Digital Marketing excellence: Planning and optimizing your digital marketing. Routledge.
Cornwell, T. B., & Kwon, Y. (2020). Sponsorship-linked marketing: Research surpluses and shortages. Journal of the Academy of Marketing Science, 48, 607¿629.
Karg, A., & Funk, D. (2020). Strategic sport marketing. Routledge.
Kunkel, T., & Biscaia, R. (2020). Sport brands: Brand relationships and consumer behavior. Sport Marketing Quarterly, 29(1), 3-17.
Schwarz, E. C., & Hunter, J. D. (2017). Sales management in sport. In Schwarz, E. C., & Hunter, J. D. (Eds.), Advanced Theory and Practice in Sport Marketing. Routledge.
Silva, A. (2020). Fans identification: the bright side of football sponsorship effectiveness. Journal of Sport & Tourism, 24(4), 251-267.
Wood, M. B. (2011). The Marketing Plan Handbook. Pearson Education Inc.