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Eventos e Projetos de Promoção da Prática de Desporto

Código: PGGD0012    Sigla: EPPPD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGGD 11 Gestão do Desporto 6 30 150

Horas Efetivamente Lecionadas

PGGD

Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,00
Amílcar Sardinha Antunes   0,33
Pedro Miguel Monteiro Rodrigues [IPBragança]   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Amílcar Sardinha Antunes Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Reconhecer os factos essenciais da gestão de projetos e organização de eventos relacionados, incluindo terminologia, conceitos, princípios, temas, modelos de processo, fases e de ciclos de vida, práticas e papéis. B. Compreender os factos essenciais da gestão de projetos e organização de eventos, explicar como estes são aplicados em situações ordenadas e complexas no âmbito de um projeto e a potencial relação com eventos. C. Utilizar, conhecer e aplicar práticas na criação de projetos/eventos desportivos que promovam a prática desportiva.

Conteúdos programáticos

1. Projetos: conceitos, características e modelos num mundo complexo. Noções gerais: Distinção entre programa e projeto. Ciclo de vida de um projeto. Etapas de um projeto. Processo de planeamento. Redação do projeto. Submissão a aprovação final. Principais parâmetros do projeto.
2. Gestão de projetos: estruturas e metodologias, práticas ágeis e preditivas. Descrição das atividades e tarefas a realizar. Recursos necessários. Definição de responsabilidades. Programação das atividades e tarefas. Orçamento. Utilização base de software para gestão de um projeto.
3. Relação entre o projeto e o desenvolvimento de eventos desportivos. As fases e etapas na organização de eventos desportivos.
4. Análises de estudos de caso: estruturas e metodologias centradas nas pessoas, práticas de pesquisa, interpretação e ideação. Elementos e Instrumentos de avaliação de eventos/projetos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Conteúdos 1. - Objetivo A e B. Conteúdos 2. - Objetivo B e A. Conteúdos 3. - Objetivo B e C. Conteúdos 4. - Objetivo B e C.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)


O modelo de avaliação será composto por dois métodos distintos:
Avaliação continua:
O/A aluno/a será aprovado/a quando obtiver uma classificação igual ou superior a 9.5 valores no elemento de avaliação.
O elemento de avaliação terá como base os estudos de caso trabalhados no decorrer das aulas e será composto por um trabaho, que demosntrem os conhecimentos abordados, a criatividade e resolução de problemas, com base em evidência técnica.
Avaliação final por exame:  
O/A aluno/a será avaliado por um trabalho individual onde demonstre os conhecimentos definidos nos conteúdos da UC. O trabalho terá uma ponderação de 70%, sendo os restantes 30% avaliados na apresentação oral e debate do respetivo trabalho.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos relacionados com conhecimento de base (A e B) são desenvolvidos através da exposição de conteúdos e do estudo autónomo dos alunos. Tendencialmente procurar-se-á uma metodologia de aprendizagem experiencial. Os/As Alunos/as serão avaliados com base na envolvência e experimentação de situações, capacidade de observação e reflexão, articulando ainda a associação de conceitos, tendo por base as experiências e observação concreta dos objetos de estudo. Os objetivos de integração e aplicação (B e C) são predominantemente desenvolvidos através dos exercícios e da discussão em sala de aula das tarefas relacionadas com o projeto, e avaliados através das revisões de projeto e das apresentações.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Greenwell, T. C., Danzey-Bussell, L. A., & Shonk, D. (2014). Managing Sport Events. United States of America: Human Kinetics.
Masterman, G. (2004). Strategic sport event management, an international approach. Elsevier.
Solomon, J. (2002). An insider¿s Guide to Managing Sporting Events. Champaign: Human Kinetics Publishers.
Lussier, R. N., & Kimball, D. C. (2014). Applied Sport Management Skills. Champaign, IL: Human Kinetics.
Miguel , A. (2019). Gestão Moderna de Projetos (8º edição ed.). Lisboa : FCA - Editora de informática, Lda. .
Project Management Institue (PMI). (2021). Project Managemente Body of Knowledge Guide (PMBOK). Boulevard: PMI.
Pires, G. (2007). Agôn Gestão do Desporto o jogo de Zeus. Porto: Porto Editora.
Roldão, V. (2010). Gestão de Projectos. Lisboa: Monitor.  
Comissão das Comunidades Europeia. (2007). Livro Branco Sobre o Desporto. Bruxelas: Comissão Europeia .