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Seminário em Gestão do Desporto II: Tecnologias e Inovação na Gestão do Desporto

Código: PGGD0014    Sigla: SGD II
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGGD 14 Gestão do Desporto 6 30 150

Horas Efetivamente Lecionadas

PGGD

Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,00
Alan de Carvalho Dias Ferreira - ESD   0,67
Gastão Fernando Silva Sousa   0,67
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Sensibilizar os alunos para as condicionantes da tecnologia e da inovação como fatores de produtividade e competitividade com impacto nas organizações do desporto; 

2. Interpretar a origem e desenvolvimento das tendências de inovação na sociedade, nas estruturas organizacionais, nos serviços e nas tecnologias utilizadas pelos diferentes tipos de consumidores de desporto; 
3. Proporcionar metodologias para diagnosticar, analisar e prescrever ações de melhoria tecnológica nas organizações do desporto; 
4) Explorar oportunidades para comercializar novos serviços, equipamentos, processos ou modelo de negócios; 
5. Capacitar os estudantes para utilizarem metodologias e técnicas que permitam práticas de gestão da inovação (tecnológica ou não tecnológica) nas organizações do desporto.

Conteúdos programáticos

Contexto e tendências
Caraterização tecnológica
Inovação em desporto
Contexto e tendências
Inovação e design organização do desporto
Modelo de negocio
Gestão da inovação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

o estudo do contexto, das tendências, da justificação e princípios da inovação do desporto e tecnologia associadas e do design de serviços das organizações dota os estudantes dos conhecimentos necessários para que compreendam o processo de inovação na Gestão.

O estudo das definições e princípios do modelo de negócio dota os estudantes dos conhecimentos necessários para distinguir os seus elementos constituintes e reconhecer os principais fatores que determinam pontos de rutura e oportunidades de inovação

Complementarmente, o estudo de múltiplos métodos e modelos de negócio .

O estudo de múltiplos métodos de exploração dota os estudantes das competências necessárias para criar representações visuais ou físicas que ponham em evidência hipóteses de inovação e para preparar situações de teste que permitam informar iterações futuras no processo de inovação.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os métodos de ensino utilizados são a exposição de conteúdos, a realização de exercícios e a discussão de tarefas inerentes a um caso de estudo.

Os elementos de avaliação são o teste / Implementação de projeto na instituição (30%) e, projeto (40%) e a apresentação (30%), todos individuais e podendo conter várias instâncias. A classificação final é expressa de 0 a 20 valores e resulta da média ponderada dos elementos de avaliação.

A aprovação requer uma classificação mínima de 9,5 valores em cada elemento de avaliação, caso contrário ser-lhes-ão atribuídos zero valores e a nota nunca será superior a 9 valores.

A avaliação contínua requer, independentemente do estatuto do estudante, a frequência de 2/3 das aulas teórico-práticas e a adoção de uma postura responsável. Optando por este processo, os estudantes podem realizar o caso em equipa, mas estão impedidos de realizar o exame final de época normal.

O exame final exige a entrega da apresentação com dois dias de antecedência.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

objetivos relacionados com conhecimento de base são predominantemente desenvolvidos através da exposição e do estudo autónomo dos alunos e avaliados através de teste escrito ou implementação de estudo caso e de discussão durante as revisões de caso. Os objetivos de integração e aplicação são predominantemente desenvolvidos através dos exercícios e da realização e discussão em sala de aula das tarefas relacionadas com o caso, e avaliados através das revisões de caso e das apresentações.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Desbordes, M. (2002). Empirical analysis of the innovation phenomena in the sports equipment industry. Technology Analysis & Strategic Management, 14, 481¿498.
Mallen, C. (Ed.). (2019). Emerging technologies in Sport: Implications for sport management. London: Routledge.
Ratten, V. (2016). Sport innovation management: Towards a research agenda. Innovation, 18(3), 238-250.
Ratten, V. (2021). Introduction: Innovation and entrepreneurship in sport management. In Innovation and Entrepreneurship in Sport Management. Edward Elgar Publishing.
Smolianov, P., Schoen, C., Norberg, J., Dion, S., Smith, J., & Calpino, K. (2018). Innovative technology for high performance and mass participation sport. The Use of Technology in Sport-Emerging Challenges, 5.
Winand, M., Vos, S., Zintz, T., & Scheerder, J. (2013). Determinants of service innovation: A typology of sports federations. International Journal of Sport Management and Marketing, 13(1/2), 55-73.

Observações