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Família, Diversidade Cultural e Contextos para a Infância e Juventude

Código: TAC01    Sigla: FDCCCI
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 21 Aviso n.º 14258/2015 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ-ST

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
David Alexandre Assunção da Paz Beirante   1,60
Fernanda Maria Monteiro Pinheiro   1,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
David Alexandre Assunção da Paz Beirante Responsável
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Os futuros profissionais ACJ deverão perspetivar a sua prática por via da análise das dinâmicas sociais e culturais amplas que afetam os potenciais contextos de exercício. Assim, nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
Conhecer as ferramentas teóricas e conceptuais básicas na área da família, infância e juventude;
Compreender as principais dinâmicas de transformação da sociedade portuguesa no que diz respeito à família; infância e
juventude, dados demográficos e de observatórios de áreas;
Identificar sumariamente os desafios, dificuldades e oportunidades enfrentados pelos contextos educativos e formativos de
crianças e jovens a nivel local, regional, nacional e internacional no acompanhamento deste público especifico;
Explorar as várias dimensões da diversidade (social, cultural, étnica e de género) enfrentadas pelos contextos
educativos e formativos de crianças e jovens a partir de diversas abordagens teóricas e empíricas produzidas pelas ciências
sociais.

Conteúdos programáticos

1. Perspetivas e conceitos: a família, a juventude e a infância enquanto objetos de investigação e conhecimento
2. Familia (s)
2.1 Factos e dinâmicas no Portugal Contemporâneo
2.2 Parentalidade(s): estilos educativos e vida familiar
2.3 Família e Escola: aliança ou oposição?
3. Infância(s)
3.1 Números e factos sobre a condição infantil em Portugal
3.2 Crianças em risco: os perigos da infância e os maus tratos infantis
3.3 Os trabalhos e os espaços das crianças e os contextos para a infância e juventude
4. Juventude(s)
4.1 Números e factos sobre a condição juvenil em Portugal
4.2 Adolescência e a construção de si: crescer e amadurecer
4.3 Culturas de pares: tribos, ondas e cenas juvenis

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Consideram-se as novas configurações das sociedades contemporâneas em relação à abordagem dos conceitos com especial foco na Família (s), Infância (s) e Juventude (s) remetidas pela literatura e pelos contextos de intervenção profissionalizante. Importa ainda nesta UC explorar pedagogicamente as várias dimensões da diversidade enfrentadas pelos contextos educativos e formativos da infância (s) e juventude (s) tanto numa perspetiva regional e nacional como com dados mais alargados fruto da interculturalidade e de outros construtos psicossociológicos. A condição infantil e juvenil em Portugal também merece a nossa atenção numa perspetiva de proteção ao risco e de ligação família-comunidade-cultura.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

São privilegiadas as metodologias participativas, incentivando ativamente o trabalho autónomo, colaborativo e de implicação de cada discente na construção do próprio conhecimento.
Assim, as sessões serão organizadas na base de exposições pela docente e apresentações pelos alunos, seguidas de debate; serão desenvolvidos trabalhos individuais e em pequeno grupo (máximo 4 elementos) de análise e discussão de documentos/textos, realização de consultas, autónomas e orientadas pela docente, de fontes de informação teórica e de casos práticos (50%). Será, ainda, realizada uma prova individual de conhecimentos (50%) Minimo 9 valores (escrita, individual, - teste para se efectuar ponderação na avaliação com trabalhos de grupo realizados durante o semestre). Exame 100%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas teórico-práticas privilegiam a reflexão crítica das temáticas e visam dotar o estudante da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar conhecimentos significativos, de acordo com os diferentes objetivos de aprendizagem que pressupõem consolidação de conhecimentos, contacto com perspetivas teóricas e aplicação prática da capacidade de problematização e análise; razão pela qual as sessões letivas contemplam períodos de exposição teórica e períodos de análise e discussão apoiando-se na leitura de textos selecionados da bibliografia de trabalho. Articula-se o enquadramento do tema por parte do docente, com a dinamização de exercícios teórico-práticos, e com a orientação e acompanhamento do trabalho autónomo dos estudantes ¿ nomeadamente implicando os alunos na construção do seu próprio conhecimento e, simultaneamente, treinando competências de pesquisa e análise bibliográfica e de outros recursos (áudio, vídeo, websites). 48h de contacto/ sessões aula com docente; das quais 34h de aplicação e 52h outros trabalhos realizados pelos estudantes. 100h de trabalho UC totais.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, A. (2005). O que as famílias fazem à escola ... pistas para um debate. Análise Social. 176, pp. 579-593
Almeida, A. (2009). Para uma Sociologia da Infância. ICS
Correia, R. (2020). Políticas de família em Portugal 2018. ICS.
Ferreira, V. (2009). Ondas, cenas e microculturas juvenis. Plural, Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP(5)
Pais, J. M. (1993). Culturas Juvenis. ICS
Pais, J. M. (2001). Ganchos, tachos e biscates. Imprensa Nacional
Pappámikail, L. (2013). Adolescência e Autonomia. Negociações Familiares e Construção de si. ICS
Vieira, M. M. (2011). Entre a casa e a escola: a lenta afirmação da escolaridade em Portugal, in Ana Nunes de Almeida (coord). História da Vida Privada em Portugal. Círculo dos Leitores, pp.174-207
Vieira, M. M.; Pappámikail, L. e Nunes, C. (2012). Escolhas Escolares e Modalidades de Sucesso no Ensino Secundário. Percursos e temporalidades. Sociologia. Problemas e Práticas. n.º70, pp. 45-69