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Oficina das Atividades Físicas e Desportivas

Código: TAC02    Sigla: OAFD
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 21 Aviso n.º 14258/2015 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ-ST

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Ana Luíza Cândido da Silva Rodrigues Serrão Arrais   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Luíza Cândido da Silva Rodrigues Serrão Arrais Responsável
David Paulo Ramalheira Catela - ESD Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer o padrão de crescimento dos sistemas nervoso, físico e hormonal na infância e compreender seus constrangimentos na seleção e implementação de atividades físico-motoras com crianças e jovens. Saber interpretar os principais indicadores de gestação e indicadores biológicos ao nascimento. Conhecer e saber identificar as habilidades motoras essenciais no desenvolvimento motor típico na infância e seus períodos críticos de estimulação. Saber selecionar e implementar atividades físico-motoras e desportivas propiciadoras do desenvolvimento sociocultural na infância e na juventude. Saber selecionar atividades físico-motoras e desportivas com base em sistemas de classificação. Conhecer e saber aplicar técnicas de organização e gestão de grupos de crianças e jovens em diferentes contextos e tipos de atividades físico-motoras e desportivas. Conhecer e saber identificar as desordens motoras predominantes. Saber avaliar o nível de segurança dos equipamentos em parques infantis e em instalações desportivas.

Conteúdos programáticos

Curvas de distância do crescimento físico e dos sistemas nervoso e hormonal na infância e na juventude. Capacidades coordenativas e capacidades condicionais: definição, períodos críticos e atividades de estimulação na infância e na juventude. Habilidades motoras cruciais na 1.ª infância: períodos críticos e técnicas de estimulação. Habilidades motoras cruciais na 2.ª infância: períodos críticos e técnicas de estimulação.O Jogo na cultura portuguesa, Teorias do jogo,   Regras de organização, de segurança e de gestão de praticantes, em contexto de atividades físico-motoras e desportivas, em função do desenvolvimento da criança e tipo de atividade. Atividades físico-motoras e cooperação, de oposição, e de cooperação-oposição: definição e seleção em função do desenvolvimento da criança. Atividades desportivas não formais: definição e seleção em função do desenvolvimento da criança.   

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A operacionalização dos objectivos tem em consideração o perfil de saída, definido para o curso, bem como a creditação prevista para unidade curricular do curso de Educação Básica. Os conteúdos propiciam a compreensão de modelos teóricos, de conceitos, de sistemas de classificação e de técnicas de análise e de intervenção, nomeadamente através de fichas de aplicação de conhecimentos, as quais requerem que o/a estudante explorem em contexto real os conteúdos transmitidos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição para grande grupo de modelos teóricos, princípios didáticos e sistemas de classificação. Exploração e aplicação contextualizada de conteúdos, por resolução de problemas. Classificação final resulta da soma, arredondada às unidades, da pontuação nas fichas de aplicação de conhecimentos, entregues (Word), até final da penúltima semana do período de aulas. Mesmo tendo realizado avaliação contínua pode realizar exame de época normal. Tem de obter a classificação mínima de 10 valores. Exames por teste escrito individual, com questões de caráter aplicativo e fundamentadas nos modelos lecionados, com pontuação máxima de 10 valores, seguido de oral individual, com uma pontuação máxima de 10 valores. Acesso à oral requer pontuação mínima de 7 valores no teste escrito.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Centrada no/a estudante, com tarefas baseadas na futura prática didática, sob orientação docente, e apresentadas e justificadas oralmente. É valorizada a capacidade de fundamentação dos conteúdos expostos e da sua adequabilidade ao nível de desenvolvimento da população alvo, bem como a indicação da bibliografia consultada. É incentivada a demonstração de possível multidisciplinaridade, com conteúdos lecionados em outras unidades curriculares do plano de estudos do curso.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Adolph, K.E., & Berger, S.E. (2005). Physical and motor development. Developmental Science: An Advanced Textbook, 5, 223-

Barroso, M., Bento, T., & Catela, D. (2014). A orientação em crianças dos 3 aos 5 anos-muito mais que só a idade! Estudos Em Desenvolvimento Motor Da Criança VIII, 279-285.
Broseta, A. & Duteau, B. (1974). L' Éducation Physique et les Jeux d' Équipes- de 6 à 12 ans. Classiques Hachette.
Desporto Escolar (2000). Expressão e Educação Físico-Motora- Programa Ilustrado 1.º ciclo do ensino básico. Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, Editorial do Ministério da Educação. ISBN 972-97667-3-8.
Malina, R.M., Bouchard, C. & Bar-Or, O. (2004). Growth, Maturation, and Physical Activity (2nd Edition). Champaign, Illinois: Human Kinetics Books.
Pereira, P. (2006). Brincar com tradição: Jogos tradicionais para crianças. Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Observações

Em caso de regime não presencial as tarefas  serão realizadas de forma individual

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.