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Comunicar em Língua Portuguesa

Código: TAC03    Sigla: CLP
Área Científica: Língua e Literatura Materna

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 21 Aviso n.º 14258/2015 3

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ-ST

Teórico-Práticas: 35,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Ana Rita Salgueiro Gorgulho Baptista   1,20
Ana Rita Bruno Guilherme   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Rita Salgueiro Gorgulho Baptista Responsável
Maria Inês Almeida Cardoso Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Analisar, interpretar e sintetizar informação lida/ouvida de géneros orais e escritos das esferas académica, profissional e social;
2. Recorrer criticamente a diversas fontes de informação;
3. Desenvolver os conhecimentos metalinguísticos do Português, consolidando a sua interação com a produção e compreensão oral e escrita;
4. Expressar-se oralmente e por escrito de forma correta e adequada a públicos e objetivos diversificados.

Conteúdos programáticos

1. Oralidade, leitura e escrita em diferentes contextos de interação social
- Oralidade:
Géneros públicos formais (debate, exposição oral, palestra, etc.);
Formas e funções da comunicação não verbal.
- Leitura:
Pré-leitura; processos metacognitivos e leitura crítica;
Microprocessos de compreensão: paráfrase; reconhecimento literal e figurativo;
Macroprocessos de compreensão: assunto; ideias principais; coerência temática; organização da estrutura textual.
- Escrita:
Planificação: pesquisa; seleção de informação; fichas de leitura; produção de esquemas conceptuais;
Produção de géneros escritos (resumo, recensão crítica, artigo de divulgação científica, relatório, etc.).

2. Conhecimentos Metalinguísticos aplicados aos textos orais e escritos
- Princípios reguladores da interação discursiva: princípio da cortesia; máximas conversacionais; formas de tratamento;
- Sequências textuais: narrativa; descritiva; argumentativa; explicativa; dialogal;
- Correção linguística e reflexão sobre a Língua Portuguesa.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com os conteúdos inscritos na secção 2.1 pretende-se que os alunos adquiram e conheçam aspetos teóricos e práticos que contribuam para uma compreensão e interpretação da informação lida e ouvida, reconhecendo diferentes géneros orais e escritos de diferentes esferas de atividade, em coerência com os objetivos 1.1 e 1.2. Esses conteúdos visam, ainda, que os alunos desenvolvam as habilidades linguísticas e textuais em produções de textos orais e escritos, nomeadamente aqueles que circulam na esfera académica, de acordo com os objetivos identificados em 1.3 e 1.4.
Já os conteúdos descritos em 2.2 procuram consolidar e aprofundar conhecimentos no âmbito da gramática do Português e, sobretudo, reforçar as competências textuais e metatextuais dos alunos, tendo em atenção o contexto de produção, os actantes e as contingências sociais e culturais que condicionam a produção textual. Estes conteúdos estão especialmente em sintonia com os objetivos apontados em 1.3 e 1.4.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia utilizada para esta unidade curricular compreende: sistematização de informação teórica e prática por docentes e estudantes; leitura e análise de textos escritos e audição e análise de textos orais de diversos tipos discursivos, nomeadamente das esferas académica e social, com diferentes objetivos de leitura e de aprofundamento metalinguístico e metatextual; trabalhos de pesquisa, individual e em grupo, e respetivas apresentação e discussão oral e escrita pelos estudantes; processos reflexivos de produção, pelos estudantes, de diferentes tipos de discursos orais e escritos.

Avaliação contínua:

DescriçãoValor
Participação (oral/escrita) nas aulas*10%
Teste escrito individual40%
Trabalho de grupo (componente escrita)40%
Apresentação oral do trabalho de grupo10%

* Obrigatoriedade de presença em 75% das sessões de contacto.

Avaliação final:
A realização de exame final ocorre sob a forma escrita, após o terminus do período letivo, e vale 100%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tendo em mente fragilidades no conhecimento linguístico dos alunos apontadas por estudos à saída do ensino secundário e detetadas à entrada do 1.º ciclo do ensino superior, urge proporcionar processos de compreensão e de produção de textos orais e escritos de géneros diversos (objetivos 1.1, 1.2 e 1.4) que mobilizem explicitamente e contribuam para consolidar conhecimentos da gramática da frase e dos textos (objetivo 1.3). A participação dos/as estudantes em todas as atividades teórico-práticas, incluindo a sistematização paulatina de processos e conhecimentos, é crucial para o desenvolvimento de uma postura reflexiva sobre a língua, mediada pelos docentes, reflexividade essa que será o motor para realizações textuais mais bem-sucedidas. A alternância de trabalhos individuais e de grupo é coerente com a complexidade dos conteúdos e processos envolvidos e está ao serviço de uma melhor gestão das aprendizagens.
Nesta UC, a carga média de trabalho autónomo (39h) é distribuída da seguinte forma: estudo de bibliografia da especialidade (5h); realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula (5h); interação online pela plataforma Moodle (2h); realização de trabalho de grupo (10h); preparação da apresentação oral individual (7h); estudo para prova de avaliação teórica (10h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, J. A. B. (2013). A transição para o Ensino Superior - novos contextos, novas práticas de literacia. In L. Á. Pereira & I. Cardoso (Eds.), Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. Universidade de Aveiro.
Costa, M. A. (2008). Aprender gramática, compreender e produzir melhor. In C. Reis (Ed.), Actas. Conferência internacional sobre o ensino do Português (pp. 167-182). Ministério da Educação. DGIDC.
Grice, H. P. (1967). Lógica e conversação. Trad. de Matheus Silva.
Marcuschi, L. A. (2008). Produção textual, análise de gêneros e compreensão (3.ª ed.). Parábola Editorial.
Mateus, M. H. M., Brito, A. M., Duarte, I., & Faria, I. H. (1999). Gramática da Língua Portuguesa. Caminho.
Motta-Roth, D., & Hendges, G. R. (2010). Produção textual na Universidade. Parábola Editorial.
Pinto, M. da G. L. C. (2018). Os meandros da escrita académica. Alguns recados aos estudantes universitários. Linha D¿Água, 31(1), 9-27.

Observações

Seguem-se as recomendações da DGE/MEC e das direções do IPS e ESES.