Código: | TAC04 | Sigla: | OED | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TACJ | 21 | Aviso n.º 14258/2015 | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 70,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
a) Valorizar o desenvolvimento da capacidade criativa como condição indispensável para a promoção do crescimento e realização do indivíduo.
b) Desenvolver a expressividade de movimentos e gestos.
c) Desenvolver o domínio da projeção e do volume da voz.
d) Explorar criativamente os recursos da voz.
e) Explorar a deslocação e orientação no espaço.
f) Explorar a manipulação e utilização de objetos diversificados.
g) Encontrar soluções criativas e inovadoras para os exercícios e trabalhos propostos.
h) Utilizar criativamente o espaço, a luz, imagens, objetos, sons, e diferentes meios tecnológicos.
i) Reconhecer as principais componentes da linguagem dramática.
j) Utilizar a linguagem dramática como meio de expressão e comunicação.
l) Planificar atividades de expressão dramática.
m) Desenvolver metodologias de trabalho na área da expressão dramática.
n) Realizar pequenos trabalhos coletivos de criação teatral.
1 - Corpo
- Postura, respiração e relaxação.
- O movimento e as possibilidades expressivas do corpo.
- A intencionalidade do gesto, a imitação e a mímica.
- Ação, relação e interação.
2 - Voz
- As possibilidades expressivas da voz.
- A dicção e a prosódia.
3 - O Espaço
- Deslocação e orientação no espaço a partir de diferentes referências.
- Criação e organização de espaços cénicos.
4 - Objetos
- Utilização e transformação imaginária de objetos diversificados.
- Utilização de objetos em ações definidas e em situações de interação.
- Criação e utilização de máscaras, de fantoches e marionetas.
5 ¿ Conceitos básicos da linguagem teatral
6 - Planificação de atividades de expressão dramática.
7 - Composição e construção plástica de pequenas criações teatrais coletivas.
Ponto 1 permitir desenvolver a expressividade de movimentos e gestos (objetivo b, g); ponto 2 desenvolver o domínio da projeção, volume da voz, recursos da voz (objetivos c, d, g, h); ponto 3 explorar a deslocação e a orientação no espaço de forma criativa (objetivos e, g, h); ponto 4 explorar de forma criativa a manipulação e utilização de objetos (objetivos f, g, h); ponto 5 reconheçer as principais componentes da linguagem dramática e a utilizem (objetivos i, g); ponto 6 planificar atividades de expressão dramática; ponto 7 realizar exercícios práticos de improvisação e construção de cenas teatrais (objetivos e, g, m); ponto 8 construir e apresentar pequena criação teatral (objetivos g, h, j, l, m, n ).
Serão utilizadas diferentes metodologias: expositiva, introdução a teorias, a práticas e a conceitos básicos, interrogativa de modo a fomentar a reflexão por parte do estudante; e em especial ativa solicitando-se a realização de exercícios práticos de experimentação e criação artística e discussão e avaliação das experiências realizadas
Avaliação contínua:
- Participação e empenho na realização dos trabalhos propostos (50%);
- Trabalho de grupo (40%);
- Assiduidade e pontualidade (10%).
Os momentos expositivos são facilitadores da aquisição de conhecimentos sobre conceitos básicos da expressão dramática e do teatro. Tratando-se de uma UC cujos objetivos de aprendizagem se focalizam fundamentalmente na aquisição de conhecimentos e de competências de nível comunicacional e artístico, justifica-se que o trabalho a desenvolver seja essencialmente vivencial e reflexivo.
Beja, Francisco, José Manuel TOPA e Cristina Madureira (1999). "Drama, pois! Jogos e Projectos de Expressão Dramática". Porto Editora;
Johnston, Chris (2010). ¿Drama Games for Those Who Like to Say No¿. Nick Hern Books Limited, London;
Mégrier, Dominique (2005). "Jogos de expressão dramática na pré-escola". Papa-Letras;
Spolin, Viola (2006). "Improvisação para o teatro". Editora Perspectiva;
Swale, Jessica (2009). ¿Drama Games for Classrooms and Workshops¿. Nick Hern Books Limited, London.