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Recursos Pedagógicos Digitais

Código: TAC08    Sigla: RPD
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=175
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 21 Aviso n.º 14258/2015 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ-ST

Teórico-Práticas: 32,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Cidália Maria Da Silva Arsénio Marques   2,70
Cristina Maria Junceiro Novo   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Junceiro Novo Responsável
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Promover o desenvolvimento da literacia científica e a sensibilização para problemáticas ambientais em crianças e jovens.
2. Aplicar diferentes formas de divulgação científica em função do contexto de intervenção.
3. Planificar, implementar e avaliar atividades e projetos de animação de crianças e jovens no âmbito da divulgação científica e educação ambiental.
4. Orientar, apoiar e supervisionar uma ou mais crianças e jovens durante a dinamização de atividades de divulgação científica e educação ambiental.
5. Selecionar, utilizar e adaptar recursos pedagógicos sobre temáticas científicas e/ou ambientais de acordo com os interesses e necessidades do público-alvo.
6. Conhecer formas de disseminação do trabalho desenvolvido pelas comunidades escolares, no âmbito das atividades de educação ambiental e divulgação científica.

Conteúdos programáticos

1. Recursos digitais no ensino e na aprendizagem
- interdisciplinaridade, interação, usabilidade, interoperabilidade;
- enquadramento das TIC nos currículos e disciplinas nas escolas portuguesas.
2. Problemáticas educacionais e projetos de intervenção
- recursos digitais mais valias e constrangimentos;
- projetos TIC a partir do projeto educativo.
3. Produção de recursos educativos
- planeamento (levantamento das condições de trabalho, pesquisa, seleção, organização)
- produção (escolha e adequação das ferramentas ao público alvo, às condições de trabalho, aos objetivos)
4. Comunicação em contexto educativo
- a importância da comunicação em contexto (oral, escrita e não verbal)
- ferramentas de comunicação (síncrona e assíncrona) ¿ estudo dos conceitos e ferramentas
5. Práticas de trabalho colaborativo
- enquadramento teórico e pedagógico (mais valias e constrangimentos para a aprendizagem)
- exploração de ferramentas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC e esta foi construída de modo a que os/as estudantes possam explorar os conceitos e as ferramentas de que o profissional de educação pode dispor para apoiar a sua intervenção em contexto educativo, assim como, possibilitar o desenvolvimento de competências para uma educação para a cidadania digital. Deste modo, é proposto nos objetivos e nos conteúdos programáticos que se explorem conceitos e técnicas, se desenvolvam produtos digitais e se avaliem produtos ou ferramentas relevantes para o profissional de educação no contexto atual.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Pretende-se que esta unidade curricular (UC) seja um espaço de desenvolvimento de competências digitais que transporte os/as estudantes num processo de construção de saberes coletivos e individuais.
Tendo em conta a especificidade da UC privilegiar-se-á o trabalho prático no desenvolvimento de técnicas e recursos, assim como, a troca de experiências entre os estudantes.
A avaliação contínua da UC basear-se-á na realização de um trabalho de grupo que mostre a aplicação dos conceitos e técnicas aprendidos. A forma e especificidade do trabalho, será aferida com os estudantes. Deste modo, prevê-se atribuir 50 % à avaliação de frequência que contempla as tarefas e participação em aula e na disciplina Moodle; 50% para o desenvolvimento e apresentação de um projeto de planificação e produção de recursos educativos digitais integráveis em contexto. Todos os trabalhos realizados devem ser disponibilizados no Moodle e apresentados.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de trabalho é essencialmente prática de modo a responder adequadamente aos objetivos e conteúdos da UC. Os estudantes devem fazer um percurso de aprender fazendo, aplicando os conhecimentos e competências desenvolvidos. É feita uma utilização da plataforma Moodle para divulgação de documentos de apoio à unidade curricular; para publicação de trabalhos dos estudantes; para comunicação a distância entre todos os intervenientes na unidade curricular, através da participação em fóruns e videoconferências.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Campos, F. P. (2013). Os professores como autores e editores de recursos educativos digitais: uma investigação-ação na escola. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/8743

Marques, C. e Reis, P. (2011). CRIAÇÃO DE PODCASTS NO JARDIM DE INFÂNCIA E NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO. https://www.researchgate.net/publication/284493446_CRIACAO_DE_PODCASTS_NO_JARDIM_DE_INFANCIA_E_NO_1_CICLO_DO_ENSINO_BASICO
Novo, C. (2008). As TIC em Portugal, uma estratégia inovadora, uma viragem no paradigma. Aprender e ensinar no Jardim de Infância e na Escola Edições COSMOS-ESES3
Ramos, J. (2011). Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática. http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/5051
Teixeira, M; Novo, C.; Neves, E. (2011) Abordagens relevantes para o ensino da escrita ¿ do papel ao digital. Revista Interacções. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/481

Observações

Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.