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Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Socioeducativos

Código: TAC13    Sigla: CGAPS
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 24 Aviso n.º 14258/2015 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ2-ST

Teórico-Práticas: 45,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
António Fernando Saldanha Portelada   1,00
Marisol Armas Carmelino   2,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Fernando Saldanha Portelada Responsável
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro Coordenação Científica
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta unidade curricular, de carácter integrador, o/a estudante deve ser capaz de:
- Demonstrar competências técnicas e metodológicas capazes de possibilitar a construção, operacionalização e avaliação de projetos de intervenção socioeducativa;
- Estabelecer contacto com projetos de Intervenção socioeducativa já desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento;
- Conhecer, compreender e discutir as problemáticas dos contextos socioprofissionais;
- Integrar e sistematizar conhecimentos através do desenho de um projeto de intervenção socioeducativa;
- Perspetivar-se, progressivamente, como profissional de educação, nomeadamente ao: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente e com criatividade; equacionar estratégias de resolução de problemas; comunicar informação, ideias, problemas e soluções; trabalhar em equipas multidisciplinares; agir segundo os princípios da ética profissional; valorizar e motivar as crianças no seu processo de desenvolvimento.

Conteúdos programáticos

DIAGNÓSTICO
1. Questões básicas sobre o significado e alcance do diagnóstico
2. Como fazer um diagnóstico socioeducativo

CONCEÇÃO/INTERVENÇÃO
1. Paradigma da intervenção social
1.1 O processo de intervenção
1.2 Modelos e metodologias de intervenção
2. A construção de projetos de intervenção
2.1 Clarificação de conceitos: planeamento e projeto
2.2 A metodologia de projeto
2.3 Objetivos da metodologia de projeto
2.4 A construção de um projeto de intervenção
2.5 Etapas da construção de um projeto
2.6 Objetivos e estratégias de ação
2.7 Métodos e técnicas para desenhar projetos
2.8 Os conteúdos de um projeto
2.9 Elaboração do plano de ação
2.10 Exemplos de projetos de intervenção

AVALIAÇÃO DE PROJECTOS DE INTERVENÇÃO
1. O conceito de avaliação
2. Avaliação, pesquisa e planeamento: diferenças e proximidades
3. Os modelos de avaliação
4. Os critérios de avaliação
5. Um exemplo da avaliação de projetos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes os conhecimentos e competências essenciais necessários para a realização de um trabalho de investigação preparatório para o processo de aprendizagem profissional, em particular no âmbito da unidade curricular de estágio. Deste modo, os conteúdos abordados concentram-se, por um lado, no papel da investigação e reflexão no contexto específico do acompanhamento de crianças e/ou jovens e, por outro lado, nas metodologias e técnicas básicas e principais da investigação em educação, com o intuito de capacitar os estudantes na elaboração de projetos de investigação. Este trabalho é crucial, uma vez que os estudantes serão solicitados a aplicar essas competências tanto no contexto académico quanto no profissional.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Método expositivo com apresentação de informações sistematizadas. Técnicas de dinâmica de grupo (pequeno grupo e/ou individuais), treino na utilização de instrumentos, entre outros, com a orientação do/a docente. O total das 100 horas de trabalho previstas distribuem-se pelas 48h de aulas teórico-práticas e pelas 52 horas de trabalho autónomo (visando a elaboração de um projeto de investigação).

A avaliação contínua basear-se-á na:

a) Participação/envolvimento dos/as estudantes nas atividades de aula (15%): Atenção e participação/envolvimento nas tarefas propostas; cumprimento das regras e valores que facilitam o trabalho colaborativo e o trabalho individual; preparação prévia e adequada das propostas de trabalho sugeridas pelo/a docente;

b) Elaboração de um projeto de intervenção sobre um tema (a selecionar em articulação com os/as docentes), integrando:

i. Planificação do projeto, elaborada em grupo (40%)

ii. Reflexão crítica, elaborada individualmente (20%)

iii. Poster/Comunicação (25%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino demonstram coerência com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. O/A docente introduzirá a maioria dos tópicos a serem abordados, promovendo uma metodologia expositiva. Esta apresentação será enriquecida por meio da análise crítica de textos e dinâmicas de grupo relacionados a esses tópicos, bem como pela investigação conduzida pelos estudantes, permitindo-lhes assimilar os conceitos e métodos inerentes à pesquisa em educação.
Durante essas leituras, será dada preferência à exploração de artigos científicos, dissertações e teses, com o intuito de familiarizar os estudantes com a estrutura e terminologia específicas desses tipos de documentos. Além disso, as discussões sobre os tópicos de investigação escolhidos por cada grupo de trabalho desempenharão um papel fundamental. Essas discussões ajudarão os estudantes a selecionar a metodologia e os instrumentos de pesquisa mais apropriados para os seus projetos de investigação, contribuindo assim para uma abordagem mais especializada e técnica na área da educação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abrignani, B., Gomes, R., & de Vilder, D. (2000). Mochila Pedagógica|T-Kit No 3 - Gestão de Projectos. http://www.dhnet.org.br/educar/mundo/portugal/mochilas/

Ander-Egg, E. (1999). Guia para desenhar projectos sociais e culturais. CPIHTS.

Caffarella, R. S. & Daffron, S. R. (2013). Planning Programs for Adult Learners. A Practical Guide. Jossey-Bass

Menezes, I. (2010). Intervenção comunitária: Uma perspectiva psicológica. Livpsic.

Quivy, R., & Van Campenhoudt, L. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.

Serrano, P.G. (2008). Elaboração de Projectos Sociais: casos práticos. Porto Editora.

Schiefer, Ulrich; Bal-Dobel, Lucinia et al. (2006) Manual de planeamento e avaliação de Projectos. Principia

Vasconcelos, T. (2011). Trabalho de Projeto como ¿Pedagogia de Fronteira. Da Investigação Às Práticas, 1(3), 8¿20. http://hdl.handle.net/10400.21/1683

Vidigal, L. (1996). Os Testemunhos Orais na Escola. História Oral e Projectos Pedagógicos. Ed. Asa.