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Comportamentos de Risco em Crianças e Jovens e Promoção da Saúde

Código: TAC18    Sigla: CRCJPS
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 24 Aviso n.º 14258/2015 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ2-ST

Teórico-Práticas: 70,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Carla Maria Correia Loureiro   2,50
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho   2,30

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho Responsável
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender o conceito de saúde, promoção da saúde e os seus determinantes;
Identificar comportamentos de risco;
Compreender a importância da promoção de estilos de vida saudáveis;
Reconhecer os maus tratos, a negligência e o abuso sexual de menores como causadores de situações de saúde em risco;
Conhecer a evolução dos indicadores e das metas em saúde;
Conhecer a constituição e o funcionamento integrado dos vários sistemas de órgãos do corpo humano;
Identificar os tipos de acidentes e conhecer formas de prevenção;
Aplicar procedimentos básicos de primeiros socorros;
Conhecer as necessidades de saúde especiais das crianças diferentes.

Conteúdos programáticos

Saúde, promoção da saúde e seus determinantes (perspetiva evolutiva e empowerment).
Os comportamentos de risco e a promoção de estilos de vida saudáveis ao longo do ciclo vital.
As situações de saúde em risco provocadas por maus tratos, negligência e abuso sexual de menores (Sinais de alerta e
rocedimentos).
Indicadores e metas em saúde: sua importância
Homeostasia e equilíbrio dinâmico (Sistemas neuro-hormonal, circulatório, respiratório, digestivo, excretor, reprodutor,
musculo-esquelético e órgãos dos sentidos).
Acidentes (Dimensão, vulnerabilidade, tipologia, prevenção, noções básicas de primeiros socorros).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os conteúdos visam capacitar os estudantes para mobilizarem conhecimentos sobre a importância da promoção da saúde para o bem-estar individual e coletivo e reconhecerem o papel dos agentes educativos e os diversos contextos nessa promoção. Para a sua concretização, irão conhecer a constituição e explicar o funcionamento integrado dos órgãos humanos através de atividades práticas. Essa abordagem será cruzada com a caracterização de diferentes dimensões da saúde. Nesse processo, visa-se que cooperem com os outros em tarefas e projetos comuns, realizando trabalhos de grupo que os capacitem para serem agentes promotores da saúde. Para tal, deverão: i) caracterizar os acidentes infantis e identificar formas de os prevenir; ii) caracterizar comportamentos de risco; e iii) reconhecer situações de maus tratos, negligência e abuso sexual de menores.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As atividades letivas organizam-se em aulas teórico-práticas. Serão realizadas diferentes experiências educativas: análise e discussão de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico; recolha e análise de informação (de diferentes proveniências); Observação de estruturas e fenómenos naturais; realização de trabalhos sobre os diferentes conteúdos; utilização de linguagem científica na interpretação e discussão de fontes de informação, na análise e produção de argumentos e na comunicação oral e escrita. A concretização dos objetivos propostos pressupõe a criação de um ambiente de sala de aula estimulador da comunicação, autonomia, reflexão e ação. Estão previstas 72h contacto, das quais 50h são de aplicação; 78h de trabalho autónomo (para realização de trabalho de pesquisa), totalizando 150h. A avaliação contínua basear-se-á nos seguintes elementos: a) Realização de trabalhos individuais ou em grupo (40%); b) Realização de teste(s) escrito(s) (60%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia visa potenciar a formação teórica e a aprendizagem orientada através de sessões presenciais, permitindo uma maior agilidade quanto à gestão de tempo e à aprendizagem autónoma através do uso da plataforma Moodle onde serão disponibilizados vários recursos e atividades de suporte às aulas. Estas dinâmicas têm como objetivo principal que os estudantes mobilizem saberes sobre a importância da saúde e da sua promoção para o bem-estar individual e coletivo. As primeiras aulas, teóricas e presenciais, visam mostrar aos estudantes a importância da saúde e da sua promoção para esse bem-estar e o papel das escolas enquanto instituições promotoras da saúde, essencialmente através da pesquisa, análise e discussão de diferentes fontes de informação sobre o assunto, como as orientações legislativas e programas da saúde escolar. Seguidamente, as serão abordadas a constituição e o funcionamento integrado dos sistemas de órgãos humanos, com o recurso a aulas teóricas e práticas. Essas aulas serão complementadas com recursos pedagógicos nas plataformas de ensino a distância, maioritariamente destinadas à resolução de atividades sobre a constituição e o funcionamento integrado dos órgãos humanos. Será, ainda, fomentada a discussão de diferentes aspetos relacionados com a saúde e a sua promoção, nomeadamente através da organização de visitas de estudo ou a participação em iniciativas científicas nacionais (Congressos, Seminários, Palestras, Aulas-abertas, etc.) que abordem as seguintes temáticas: i) os principais tipos de acidentes, estratégias para a sua prevenção e procedimentos básicos de primeiros-socorros; ii) os comportamentos de risco, nomeadamente os sexuais, na perspetiva da educação sexual, e o consumo de álcool, tabaco e outras drogas lícitas e ilícitas; iii) os maus-tratos, negligência e abuso sexual de menores; e iv) as necessidades de saúde especiais das crianças. Esses assuntos serão discutidos entre os estudantes e os monitores ou palestrantes, de modo a possam apresentar as suas ideias sobre as situações problemáticas apresentadas e desenvolver capacidades de comunicação usando linguagem científica. As instituições da comunidade envolvente poderão ser chamadas a colaborar no ensino dos primeiros-socorros básicos a crianças.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, A, & Carvalho, G. (2006) Educação para a Saúde: conceitos, práticas e necessidades de formação. Loures: Lusociência.
Drake, R. L., Vogl, A. W., & Mitchell, A. W. M. (2010). Gray¿s Anatomia para Estudantes (2.ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier
Gomes de Castro (Coord.) (2001). Alimentação e Saúde. Coleção Estudos e Documentos. Lisboa: Instituto Piaget.
Gomes, J. P. (2009). As Escolas Promotoras de Saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade
escolar. Porto Alegre, 32(1), 84-91.
Ministério da Saúde (2012). Plano Nacional de Saúde - Orientações estratégicas para 2012-2016. Lisboa: DGS.
Organização Mundial da Saúde (2002). Saúde 21. Saúde para todos no século XXI. Uma introdução. Loures: Lusociência.
Purvies, W., Sadava, D., Orians, G. & Heller, H. (2004). Life: The Science of biology. Sunderland: Sinauer Associates.
Rodrigues, M. ; Pereira, A.; Barros, T. (2005). Educação para a saúde ¿ formação pedagógica de educadores de saúde. Coimbra:
Formasau.
Sardinha, L.B., Matos, M.G.,& Loureiro, I. (1999). Promoção da saúde ¿ modelos e práticas de intervenção nos âmbitos da
actividade física, nutrição e tabagismo. Lisboa: FMH Edições.
Seeley, R.R., Stephens, T.D., & Tate, P. (2012). Anatomia e Fisiologia (8.ª ed.). Porto: Lusodidacta.