• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TAC20
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Comunicar em Matemática

Código: TAC20    Sigla: CM
Área Científica: Matemática

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 14 Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) 3
Aviso n.º 14258/2015 3

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,15

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,15
Nelson José Mestrinho Lopes   0,65
Neusa Cristina Vicente Branco   0,75
Raquel Filipa Marques dos Santos   0,75

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nelson José Mestrinho Lopes Responsável
Neusa Cristina Vicente Branco Responsável
Raquel Filipa Marques dos Santos Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Comunicar matematicamente de modo integrado nos vários temas matemáticos;
Promover a comunicação matemática das crianças e jovens;
Aprofundar o conhecimento matemático no domínio dos números, da organização e tratamento de dados da álgebra e da
geometria;
Demonstrar uma atitude positiva face à ciência da Matemática encarando-a também como uma forma de comunicação com
uma linguagem própria;
Promover uma atitude positiva face à Matemática nas crianças e jovens com ou sem necessidades específicas de formação;
Proporcionar e consolidar o pensamento matemático através da comunicação, resolução de problemas e raciocínio
matemático utilizando e dando a conhecer um conjunto variado de recursos didáticos disponíveis para esse efeito e que
possam ser trabalhados com crianças e jovens.

Conteúdos programáticos

1. Literacia matemática: competências-chave para a vida em sociedade
2. Temas Matemáticos:
- Números e operações, em particular os conceitos de número natural, inteiro, racional e real, o que significam e como se
representam; As operações com números nomeadamente racionais e extensão aos reais;
- Geometria e medida, dando especial destaque ao estabelecimento de relações com outro temas da matemática como os
números e operações e a álgebra;
- Álgebra e funções, em particular a utilização da modelação matemática para traduzir fenómenos diversos do mundo real;
- Organização e tratamento de dados com ênfase na capacidade de compreender e de produzir informação estatística e utilizar
essa informação a para resolver problemas e tomar decisões informadas e argumentadas.
3. As diferentes componentes da linguagem matemática (pictórica, oral e escrita) na resolução de problemas e como forma de comunicação.
4. Os materiais manipuláveis (estruturados e não estruturados) e as tecnologias de informação e comunicação como recursos
potenciadores, quer das aprendizagens a realizar por crianças e jovens, quer do desenvolvimento de uma atitude mais positiva
das e crianças e jovens face à Matemática.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Esta UC será desenvolvida com base na seguinte metodologia:
«Na apresentação e discussão dos principais conteúdos do programa;
«No aprofundamento, por parte dos alunos, de tópicos sugeridos pelos docentes, recorrendo a sugestões de leitura;
«Na realização de propostas de trabalho, individualmente ou em grupo, envolvendo exercícios e problemas na sala de aula ou a enviar através da plataforma Moodle;
«Na realização de trabalhos em pequenos grupos (3 ou 4 elementos) a serem apresentados oralmente na aula e por escrito.

Avaliação por frequência:
- Participação no trabalho em aula e na plataforma Moodle - 20%;
- Trabalho em grupo - 40%;
- Teste individual escrito com classificação mínima de 8,0 valores - 40%.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: ME/DGIDC.-
Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Gradiva.
Conway, J., & GUY, R. (1999). O Livro dos números. Lisboa: Gradiva.
Graça Martins, M. E, , Loura, L. C.; & Mendes, M. F. (2007). Análise de dados. Ministério da Educação.
Palhares, P. (2004) (ed). Elementos de Matemática para professores do ensino básico Lisboa: LIDEL.
Serrazina, M. L.(1990).Os materiais e o ensino da Matemática. Educação e Matemática,13,1
Serrazina, L. e Matos, J. M. (1996). O geoplano na sala de aula. Lisboa:APM
Serrazina, L. e R. Ribeiro (1992). Ideias, actividades, desafios e outras coisas mais. Lisboa: APM- Reis, R., & Fonseca, M. J. (2000).
Números e Operações. Lisboa: Universidade Aberta.
Veloso, E. (1998). Geometria: Temas actuais. Lisboa: IIE.